Vídeo mostra motorista de ônibus buzinando antes de engavetamento com dez veículos em Curitiba
Segundo bombeiros, motorista do ônibus relatou redução na capacidade de freios e tentou alertar com buzina outros veículos para que saíssem da frente.
Vídeo mostra ônibus buzinando antes de engavetamento com dez veículos em Curitiba [https://s04.video.glbimg.com/x240/13183439.jpg]
Câmeras de segurança registraram o motorista do ônibus buzinando segundos antes do engavetamento com dez veículos que deixou uma pessoa morta e outras feridas neste sexta-feira (13) em Curitiba. Assista ao vídeo acima.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista do ônibus relatou uma redução na capacidade de freios e tentou alertar, por meio da buzina, os outros veículos, para que eles saíssem da frente.
No vídeo também é possível ouvir o barulho da batida. Outra câmera de segurança registrou o momento em que o ônibus do transporte coletivo bate contra os veículos que estavam parados no semáforo.
Apesar da tentativa de aviso, não houve tempo para reação dos outros motoristas, conforme relatou Gabriel Vitor Teixeira, um dos sobreviventes.
ÔNIBUS ESTAVA SEM PASSAGEIROS
Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), responsável pelo transporte coletivo na capital paranaense, não haviam passageiros dentro do ônibus porque ele estava sendo recolhido para a garagem.
A Urbs informou que, no início da manhã, o ônibus apresentou uma falha mecânica e interrompeu o itinerário por volta das 8h, na Praça Rui Barbosa, ponto de início e final do itinerário.
Seguindo o protocolo previsto no contrato de concessão, a equipe de manutenção da empresa operadora da linha foi chamada pelo motorista e realizou uma avaliação no local.
A equipe concluiu que o veículo deveria ficar fora de operação e seguir para a garagem, sem a necessidade de caminhão guincho.
“A Urbs instaurou uma comissão de investigação do acidente e notificou a empresa operadora da linha. A manutenção dos veículos é atribuição das operadoras do sistema. A comissão será responsável por apurar mais informações sobre as causas do acidente junto à empresa e acompanhar a perícia técnica. Se comprovada negligência, a operadora será responsabilizada”, afirma a nota da Urbs.
Conforme a Urbs, o veículo passou por uma inspeção no início de novembro, quando foi atestado pleno funcionamento. O selo de validade do ônibus, segundo a empresa, é válido até o início de abril de 2025.
A empresa responsável pela operação da linha disse, em nota, que designou um perito que está colaborando com as autoridades na apuração das causas do acidente e que está prestando apoio às vítimas.
“A empresa reafirma seu compromisso com a segurança e a transparência em todos os seus serviços. Neste momento, a prioridade da Expresso Azul é garantir o atendimento às vítimas e prestar a elas o apoio necessário”, afirma a nota.
VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS DO DE PARANÁ
Leia mais notícias no de Paraná.