Participe do São João 2025 em Caruaru: Inscrições abertas para diversidade cultural!

A Prefeitura de Caruaru, DE, Agreste de Pernambuco lançou os editais do São João 2025 na última sexta-feira (13). A edição 2025 do Maior e Melhor São João do Mundo terá dois editais: o de música e o demais linguagens, que seguirão o mesmo calendário. Poderão se inscrever tanto pessoas físicas como também jurídicas.

O período de inscrição começa neste sábado 14 de dezembro e vai até às 16h59 do dia 17 de janeiro de 2025. Os interessados deverão realizar suas inscrições, de forma exclusiva, por meio da plataforma Mapa Cultural. Haverá cotas para pessoas pretas, pardas, povos indígenas e tradicionais, e pessoas com deficiência.

No caso das demais linguagens, serão aceitas as seguintes: cultura popular, artes integradas, artes urbanas, artes cênicas, circo, literatura, artesanato, audiovisual, artes visuais, design e moda, fotografia, patrimônio cultural, povos tradicionais, dança e gastronomia.

O cronograma completo para participar do São João 2025 em Caruaru está disponível para consulta logo abaixo:

– Publicação dos Editais: 13 de dezembro de 2024
– Inscrições/Propostas: de 14 de dezembro de 2024 a 17 de janeiro de 2025
– Análise documental e de heteroidentificação: de 20 a 31 de janeiro de 2025
– Divulgação/resultado da análise documental e de heteroidentificação (habilitados): 3 de fevereiro de 2025
– Período de recursos ao resultado da análise documental e de heteroidentificação: de 4 a 7 de fevereiro de 2025
– Divulgação do resultado dos recursos: 10 de fevereiro de 2025
– Análise da comissão de seleção de propostas: de 11 a 27 de fevereiro de 2025
– Divulgação das notas das propostas: 28 de fevereiro de 2025
– Solicitação da súmula: de 10 a 13 de março

Este é um excelente momento para todos os interessados em participar do São João em Caruaru em 2025. Com a diversidade de linguagens aceitas e a possibilidade de inclusão de diferentes públicos, a festa promete ser ainda mais rica e culturalmente representativa. Não perca a oportunidade de fazer parte deste evento histórico e tradicional da cidade. Garanta sua inscrição e prepare-se para vivenciar momentos inesquecíveis no Maior e Melhor São João do Mundo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Metrô do Recife: Linha Centro enfrenta 7º dia com apenas um ramal em operação, sem previsão de normalização

Metrô do Recife: Linha Centro chega ao 7º dia funcionando com apenas um dos ramos, sem previsão de normalização

Incêndio na rede de energia no ramal Camaragibe, na quinta (12), e o rompimento de um cabo da rede aérea que afetou o ramal Jaboatão na segunda (16) causaram operação parcial.

Metrô do Recife: Linha Centro chega ao 7º dia funcionando com apenas um dos ramos

Metrô do Recife: Linha Centro chega ao 7º dia funcionando com apenas um dos ramos

A Linha Centro do Metrô do Recife alcançou, nesta quinta-feira (19), o sétimo dia de funcionamento parcial da linha, causando transtornos para cerca de 120 mil passageiros transportados diariamente (veja vídeo acima). Apenas um dos dois ramos funciona desde 13 de dezembro, e não há previsão para normalizar o serviço, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Dois problemas causaram essa situação nos ramos Camaragibe e Jaboatão. Primeiro, em 12 de dezembro, um incêndio atingiu a rede de energia perto da Estação Rodoviária, em Camaragibe, no Grande Recife. Na segunda-feira (16), houve o rompimento de cabos da rede aérea perto do pátio de manutenção em Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.

Desde o segundo problema, estão fechadas as quatro estações do ramal Jaboatão: Floriano, Engenho Velho, Cavaleiro e Jaboatão. O ramal Camaragibe funciona normalmente, assim como a Linha Sul do Metrô do Recife.

Passageiros enfrentam longas filas e ônibus superlotados durante funcionamento parcial da Linha Centro do Metrô do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Sem o funcionamento pleno do metrô, os passageiros que saem de Jaboatão têm contado apenas com linhas especiais de ônibus, que fazem a ligação entre a região e pontos estratégicos como Joana Bezerra, no Centro do Recife, e o Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste da capital. Apesar do reforço, os passageiros relatam atrasos, superlotação e longas filas para embarque.

“É difícil. Com o metrô, a gente gasta uns 40 minutos e, com ônibus, é uma hora, uma hora e 20 minutos, e gastando mais passagens, mas a empresa está nem aí”, disse um passageiro que preferiu não se identificar durante entrevista ao Bom Dia Pernambuco, da TV Globo.

FUNCIONAMENTO PARCIAL

Os dois ramos da Linha Centro do Metrô do Recife atendem passageiros das cidades de Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, conectando-os à Estação Central do Recife, situada no bairro de São José, na área central da capital pernambucana. Eles estão com funcionamento parcial por causa dos seguintes problemas:

Quinta-feira (12): A Linha Centro parou de funcionar durante a tarde por causa da pane na rede aérea do sistema;
Sexta-feira (13): O ramal Jaboatão voltou à atividade enquanto o ramal Camaragibe permaneceu em reparo;
Segunda-feira (16): O ramal Camaragibe voltou a funcionar, mas o ramal Jaboatão foi fechado novamente por conta do rompimento dos cabos da rede área em outro ponto do sistema.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp