Campanha de conscientização contra o câncer de pele em Santos, SP: confira orientações e triagem neste sábado (14) no Parque Roberto Mário Santini.

Campanha de conscientização sobre o câncer de pele é realizada em Santos, SP;
confira

Iniciativa oferece orientações de prevenção e triagem de pintas na pele neste
sábado (14), no Parque Roberto Mário Santini, no bairro José Menino.

A Prefeitura de Santos (SP), no litoral de São Paulo, em parceria com o A.C. Camargo Cancer Center, realiza a
2ª edição da campanha de conscientização sobre o câncer de pele. O evento é
gratuito e acontece neste sábado (14), no Parque Roberto Mário Santini, no
bairro José Menino. A iniciativa oferece orientações de prevenção e triagem de
pintas com o uso de inteligência artificial.

Segundo a administração municipal, a ação faz parte da Campanha Dezembro
Laranja, que tem como objetivo prevenir este tipo de câncer. Qualquer pessoa
pode participar das atividades e, dependendo do resultado da avaliação, os
participantes são orientados a buscar um especialista.

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santos que precisam de consultas
com um médico dermatologista sairão do parque com o agendamento no Ambulatório
de Especialidades da Zona Noroeste, localizado na Avenida Aprovada, 927 , no
bairro Castelo, ou o Nelson Teixeira, na Avenida Manoel Tourinho, n 395, no
bairro Macuco.

Ainda de acordo com a prefeitura, a iniciativa acontece uma semana antes do
início do verão (21) para servir de alerta à população.

“Fazer uma ação dessas na praia é tentar impactar as pessoas para obter
informação na hora de se expor ao sol”, explicou Sara de Araújo, da equipe de
Impacto Social do A.C. Camargo, em nota divulgada pelo município.

VÍDEOS: DE EM 1 MINUTO SANTOS

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Governador de SP defende isenção de IPVA para carros híbridos em coletiva

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao comentar o projeto de isenção de IPVA para veículos híbridos, em coletiva sobre o balanço da gestão nesta quarta-feira (18), afirmou que para além da questão ambiental, a legislação deve se preocupar com os interesses econômicos do estado. “A gente tem que pensar na vocação do Estado de São Paulo. Para onde eu quero direcionar a indústria automobilística no Estado de São Paulo, o que é mais aderente à nossa vocação?”, indagou. De acordo com o governador, um dos fatores da prioridade para veículos híbridos é o interesse das marcas estrangeiras em produzir os automóveis no estado.

O governador citou, ainda, o histórico de SP com os biocombustíveis, como o etanol, como motivação para o benefício proposto no projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na última terça-feira (10). “Nós temos o ciclo da cana, que é o ciclo onde tudo se aproveita, onde a gente tira o etanol de primeira geração, etanol de segunda geração, o biometano, o hidrogênio que vem a partir da reforma do etanol, o combustível sustentável de aviação, e é óbvio que o estado de São Paulo tem que se voltar para os biocombustíveis”, afirmou. Segundo o PL, apenas os veículos leves movidos a hidrogênio e híbridos não vão pagar o imposto de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026. A partir de 2027, segundo o texto, a taxa volta a ser cobrada gradualmente, até chegar em 4% – valor atual – em 2030. Além dessas especificações, o automóvel também não pode custar mais de R$ 250 mil.

Sobre a possibilidade de alguém que utiliza gasolina como combustível de um carro híbrido flex utilizar o benefício, o secretário afirmou que as pessoas já preferem o etanol à gasolina e que não havia um desejo de forçar o consumidor. “Seria um pouco perigoso, do ponto de vista estratégico, que a gente forçasse de alguma maneira a não possibilidade da utilização da gasolina porque os biocombustíveis podem ter algum problema de safra e aí a gente desprotegeria, estrategicamente, o nosso estado e o nosso país”, justificou. Kinoshita explicou, também, que o limite de preço para o veículo vai incentivar as montadoras a produzirem carros mais baratos.

Em outubro de 2023, o governador Tarcísio vetou um projeto de lei parecido, mas que incluía veículos elétricos. Em junho deste ano, quando estava prevista a votação do projeto aprovado agora, o deputado estadual Antônio Donato (PT) autor do PL vetado questionou o motivo da retirada dos carros elétricos da proposta. “A gente está batalhando para que ela faça parte junto com todas as possibilidades da descarbonização, mas entendemos que a mais eficiente é o carro 100% elétrico”, afirmou. De acordo com Marcelo Barbieri, Presidente da Associação Paulista de Municípios, a medida de isenção do IPVA para veículos híbridos não significa que a medida não seja necessária.

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