Encontro Literário na Biblioteca Benedito Leite: participe deste evento cultural!

A Biblioteca Benedito Leite realizará um encontro literário neste sábado (14). O evento é aberto ao público e contará com a participação de vários autores maranhenses, intelectuais da literatura, além de jovens aspirantes a adentrar no mundo literário.

Escritores, estudiosos e estudantes terão a oportunidade de participar do grande encontro literário que acontecerá na Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), a partir das 17h. Na programação estão previstos momentos de poesia, música, trovas, cordel, exposição de livros de autores maranhenses, a abertura da exposição interativa “Morada da Poesia” e o tradicional Troca-troca Literário.

A realização do evento é da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), do Coletivo de Escritores Maranhenses (CEM), Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA), Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM), Academia Maranhense de Trovas (AMT), Canto do Cordel, Academia Maranhense de Letras Infanto-juvenil.

O evento será a oportunidade dos amantes da literatura conhecerem de perto os autores maranhenses e dos escritores trocarem experiências entre si. Não perca a chance de participar deste encontro enriquecedor que promete fortalecer o cenário literário do estado. Venha prestigiar a diversidade cultural e a riqueza da produção literária local na Biblioteca Benedito Leite.

A Biblioteca Benedito Leite é um espaço importante para a disseminação da cultura e para promover o incentivo à leitura entre a população. Participe deste evento que valoriza a literatura maranhense e estimula a criatividade e a imaginação através das palavras dos escritores locais.

Se você é apaixonado por literatura, não deixe de comparecer a este encontro que reúne grandes nomes da escrita e novos talentos em ascensão. A troca de ideias e experiências enriquecerá seu conhecimento e ampliará seu repertório literário. Prestigie a Biblioteca Benedito Leite e faça parte deste evento único na cidade de São Luís.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Justiça concede guarda permanente a mulher trans de criança autista no Maranhão

Uma mulher trans recebeu da Justiça do Maranhão a concessão da guarda e responsabilidade permanentes de uma criança com Transtorno do Espectro Autista. O processo de transferência de guarda foi iniciado em 2022 pela mulher, que é madrinha do menino. A mulher, que é modelo, foi a primeira mulher transgênero a receber esse direito na Justiça. De acordo com a decisão, divulgada nessa quinta-feira (19), ela cuida do menino desde que ele tinha 1 ano e 11 meses de idade. A mãe biológica da criança que mora no Rio de Janeiro, afirmou não ter condições financeiras de cuidar do menino, além do pai nunca ter registrado e nem demonstrado interesse em assumir a paternidade.

Nas audiências, a agora tutora da criança, garantiu que possui condições financeiras, psicológicas e de saúde de assumir a responsabilidade, não havendo impedimento legal que a impossibilite de exercer a guarda, o que já faz de fato. Segundo a juíza Maricélia Gonçalves, titular da 4ª Vara de Família, ficou clara a concordância das partes envolvidas com a guarda unilateral, por parte da madrinha da criança. O Ministério Público (MP) informou no processo que o menino já mora com a mulher autora do pedido, havendo entre eles afeto e cuidado por parte da guardiã e propôs a aprovação judicial da guarda.

Na análise do caso, a juíza decidiu favoravelmente ao pedido de guarda pela madrinha da criança. Segundo DE Justiça, a decisão esclarece que o Código Civil estabelece a competência dos pais para exercer o poder familiar, mas, em casos especiais e excepcionais, como esse, o poder de guarda pode ser transferido do pai ou da mãe para outra pessoa. A mulher, que é modelo, foi a primeira mulher transgênero a receber esse direito na Justiça. De acordo com DE decisão, divulgada DEssa quinta-feira (19), a mulher cuida do menino desde que ele tinha 1 ano e 11 meses de idade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp