Geminídeas: uma das maiores chuvas de meteoros do ano vista no Sertão de Pernambuco

As Geminídeas, que são consideradas uma das maiores chuvas de meteoros do ano, foram vistas na noite da última sexta-feira (13) e na madrugada deste sábado (14) pelos membros da Associação Astronômica de Arcoverde, localizada no Sertão de Pernambuco. O fenômeno começou a se manifestar no dia 4 do mês corrente e terá uma visibilidade mais baixa do que o normal devido à presença da Lua cheia nos próximos dias.

Segundo Marlon Tenório, representante da Associação Astronômica, a Geminídeas se destaca das demais chuvas de meteoros por serem formadas pelos resíduos do asteroide “Faetonte”, que possui o comportamento semelhante ao de um cometa. Enquanto a maioria das chuvas de meteoros têm sua origem nos detritos deixados por cometas, no caso da Geminídeas, a história é diferente.

A Geminídeas é a penúltima chuva de meteoros esperada para o ano, seguida pela Ursidas, que está prevista para ocorrer na segunda quinzena de dezembro, com o pico previsto para o dia 23 do mesmo mês. Ao todo, o Observatório Real de Greenwich havia estimado 12 chuvas de meteoros significativas para o ano de 2024, sendo que a maioria já ocorreu, como as Quadrantidas, Liridas, Eta Aquaridas, entre outras.

Entre as chuvas de meteoros, destaca-se a Geminídeas, que possui um pico de meteoros por hora estimado em 150. Esse fenômeno deve ser observado com atenção devido à sua magnitude e beleza. As chuvas de meteoros são sempre um espetáculo fascinante e único proporcionado pela natureza, despertando a curiosidade e o encantamento das pessoas que têm a oportunidade de presenciá-las no céu noturno.

No Sertão de Pernambuco, a Associação Astronômica de Arcoverde registrou a Geminídeas na madrugada deste sábado (14), demonstrando o interesse e a dedicação dos astrônomos amadores em estudar e observar os fenômenos celestes. Essas oportunidades são valiosas para a comunidade científica e também para o público em geral, que pode apreciar a beleza e a grandiosidade do universo através desses eventos impressionantes.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Operação da PF desmantela quadrilha que roubava mercadorias dos Correios em PE e BA, com policial foragido

A Polícia Federal DE deflagrou, nesta quarta-feira (18), uma operação contra um grupo suspeito de roubar mercadorias que estavam sendo transportadas pelos Correios. Um dos alvos é um policial civil de Pernambuco. Segundo a PF, ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça e está foragido.

Os crimes foram registrados em Pernambuco e na Bahia, onde o inquérito da Operação Ímprobo 2 começou. Em PE, foram cumpridos, segundo a PF, cinco mandados de busca e apreensão no Recife e nas cidades de Carpina, na Zona da Mata Norte, e Salgueiro, no Sertão, além do mandado de prisão preventiva.

As ordens foram decretadas pela 17ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia. De acordo com a PF, a suspeita é que a quadrilha desviava aparelhos eletrônicos para o comércio clandestino. A maioria dos itens roubados, segundo a investigação, são celulares.

O nome do policial envolvido no caso não foi divulgado. A PF disse, ainda, que ele está na ativa, mas que não vai divulgar informações sobre a função do servidor na corporação. Outro alvo do inquérito é uma loja de smartphones localizada em Salgueiro.

Os suspeitos são investigados pelos crimes de associação criminosa e receptação qualificada, que, juntos, podem resultar em mais de 11 anos de prisão. Procurada, a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) disse que acompanhou as equipes da Polícia Federal no cumprimento do mandado de prisão contra o policial, que não foi localizado durante a ação. A instituição informou, ainda, que abriu um procedimento administrativo para apurar a conduta do servidor.

Até a última atualização desta reportagem, o policial civil permanecia foragido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp