Onças-pintadas são flagradas passeando com filhotes no Parque Nacional do Iguaçu

Momento em família: vídeo flagra onça-pintada e filhotes passeando pelo Parque Nacional do Iguaçu

Imagens foram divulgadas neste sábado (14) pelo projeto Onças do Iguaçu. Filhotes têm cerca de oito meses de idade. Na área brasileira da reserva, pesquisadores avaliam que existem 25 onças-pintadas.

Duas novas onças-pintadas são flagradas no Parque Nacional do Iguaçu [https://s04.video.glbimg.com/x240/13184407.jpg]

Um vídeo flagrou uma onça-pintada com seus dois filhotes passeando pelo Parque Nacional do Iguaçu, que fica no extremo Oeste paranaense a 30 minutos de Foz do Iguaçu [https://DE.DE.DE.pr/oeste-sudoeste/cidade/foz-do-iguacu/].

A imagem foi divulgada neste sábado (14) pelo projeto Onças do Iguaçu. Veja a seguir algumas curiosidades sobre as onças-pintadas.

Os filhotes têm cerca de oito meses de idade, segundo os pesquisadores. A mãe, nomeada Cacira, já é conhecida pelo projeto há algum tempo e foi registrada outras vezes.

Na área brasileira da reserva, eles avaliam que vivem em torno de 25 onças-pintadas.

O programa Onças do Iguaçu trabalha com o monitoramento e pesquisa das espécies felinas do parque. Nas redes sociais, a equipe divulga curiosidades, imagens e detalhes do trabalho diário feito pelos profissionais.

Leia também:

Dinheiro falso: Homens tentam pagar conta de balada com dinheiro cenográfico no Paraná
‘Nossa ficha não caiu ainda’, diz irmã de empresário morto em engavetamento entre ônibus e 10 veículos em Curitiba
Tragédia: Corpos de avós e neto desaparecidos são encontrados dentro de carro que afundou em rio no Paraná

CURIOSIDADES QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA SOBRE AS ONÇAS-PINTADAS

De acordo com o projeto Onças do Iguaçu, elas têm:

Íris oculares que se abrem para que ela enxergue melhor em ambientes de total escuridão
Orelhas pequenas e redondas com alta precisão auditiva
Focinho extremamente sensível
Manchas únicas no corpo (como as impressões digitais humanas)
Cerca de 12 a 15 anos de vida (em ambiente livre)
Gestação de 90 a 115 dias (três a quatro meses)
De um a quatro filhotes (mais comum são dois)
Filhotes que nascem totalmente cegos e dependentes das mães

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS DE PR

Leia mais notícias da região em DE Oeste e Sudoeste.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Desafio Farroupilha emociona CTG em noite de homenagens e performances marcantes

Em noite de homenagens, gravação do Desafio Farroupilha lota CTG em Cachoerinha

Coreografias apresentadas pelos times Rancho da Saudade, anfitrião do evento, e Tiarayu, de Porto Alegre, encantaram público e emocionaram homenageados César Oliveira e João Luiz Corrêa. O grande evento reuniu um grande público no galpão do CTG Rancho da Saudade, em Cachoeirinha. O local foi palco da gravação da grande final do Desafio Farroupilha, conhecido como ‘Batalha de Gigantes’. O vencedor desta 10ª temporada do reality de danças tradicionais gaúchas da RBS TV será anunciado na sexta-feira (20), no Jornal do Almoço.

O anfitrião, Rancho da Saudade, apresentou uma dança em homenagem a César Oliveira & Rogério Melo. No entanto, devido a problemas de saúde, Melo não pôde comparecer ao evento e cantou através de uma imagem projetada em um telão. Enquanto isso, o desafiante da noite, CTG Tiarayu, de Porto Alegre, retratou em sua coreografia a trajetória de João Luiz Corrêa.

Durante os ensaios, o filho de João Luiz, Marcus Vinícius, representou o papel do pai quando jovem e impressionou a todos pela semelhança com o homenageado. Já a esposa de César Oliveira, Roberta Jacinto, interpretou a mãe do artista, que faleceu quando César tinha apenas 19 anos. Em um momento emocionante, Roberta foi içada para o alto no final da apresentação, simbolizando a mãe do cantor subindo ao céu, arrancando lágrimas de César Oliveira e João Luiz Corrêa.

Os jurados do evento, Ignácio Luz, Kelly Mattos, Paulinho Mixaria, Cristiano Quevedo e Isabella Nunes, ficaram impressionados com as apresentações e se reuniram para dar o veredito final, levando em conta também uma votação popular e as torcidas presentes nas Cavalgadas do Bem.

Além da gravação do desafio, o Repórter Farroupilha e O Mundo do CTG premiaram artistas e pessoas comuns que se destacaram em ações inspiradoras no campo da cultura gaúcha em 2024. Dentre os reconhecidos estavam o produtor rural Fernando Fagundes, de Montenegro, e a estudante Juliana Simões dos Santos, de Canguçu. A noite ainda contou com apresentações de Capitão Faustino, Cristina Sorrentino, Cristiano Quevedo, Paulinho Mixaria, Guilherme Jaques, Mauro Silva, Crioulinho dos Pampas, Claiton Borges, Thomas Machado, Tibúrcio da Estância e César Oliveira e sua banda.

Em resumo, a gravação do Desafio Farroupilha foi uma noite repleta de emoções, homenagens e performances marcantes que celebraram a cultura gaúcha e seus artistas. A edição desta temporada promete revelar quem será o grande vencedor deste tradicional evento de danças do Rio Grande do Sul.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp