Cearense posa com pá e vassoura em fotos de formatura para homenagear mãe diarista: ‘Ela é minha referência’
Jamille Bezerra, de 28 anos, vai se formar em janeiro em Gastronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) do Campus Baturité. As fotos de formatura, feitas no dia 7 de dezembro, emocionaram a web.
A estudante de gastronomia Jamille Bezerra, de 28 anos, se forma em janeiro de 2025, mas suas fotos de formatura – feitas em 7 de dezembro – já emocionaram a web. Isso porque a jovem levou uma pá e uma vassoura para a sessão de fotos, com o objetivo de homenagear sua mãe, de 54 anos, que é diarista.
“Eu estou estudando, tendo o privilégio de apenas estudar, por conta do trabalho dela. A gente que veio de baixo, de escola pública, tem o privilégio de apenas estudar, sabe que por trás tem alguém. E minha mãe é fundamental, não só na minha vida acadêmica, mas fundamental como um todo”, contou Jamille ao DE.
O vídeo que mostra o momento em que as fotos foram tiradas já tem mais de cem mil visualizações nas redes sociais (veja acima). Nele, a mãe de Jamille, Maria da Conceição, chora emocionada com a surpresa. Além de Jamille, a diarista tem mais quatro filhos. Todos foram criados com seu trabalho doméstico, que é motivo de muito orgulho para a família.
Maria da Conceição, de 54 anos, trabalha como diarista para sustentar os cinco filhos, no CE. — Foto: L2 Formatura/Divulgação
A ideia surgiu de uma referência parecida que a estudante viu nas redes sociais. Ela irá se formar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) do Campus Baturité. Jamille é a primeira pessoa da família a estudar em um órgão federal e conta ter visto sua mãe sofrer muito preconceito pela profissão e por ser mãe solo.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem quase 6 milhões de trabalhadores domésticos. A lei que garante os direitos trabalhistas a empregados domésticos completou 11 anos em abril de 2024.
Apesar dos avanços, ainda existem muitos desafios. Jamille, ao fazer a homenagem para a mãe, também quis passar uma mensagem para outras trabalhadoras:
O plano, para depois que entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e se formar, é trabalhar e mergulhar no mundo acadêmico. Jamille sonha em ser professora universitária.