Cearense emociona web ao homenagear mãe diarista em fotos de formatura

Cearense posa com pá e vassoura em fotos de formatura para homenagear mãe diarista: ‘Ela é minha referência’

Jamille Bezerra, de 28 anos, vai se formar em janeiro em Gastronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) do Campus Baturité. As fotos de formatura, feitas no dia 7 de dezembro, emocionaram a web.

A estudante de gastronomia Jamille Bezerra, de 28 anos, se forma em janeiro de 2025, mas suas fotos de formatura – feitas em 7 de dezembro – já emocionaram a web. Isso porque a jovem levou uma pá e uma vassoura para a sessão de fotos, com o objetivo de homenagear sua mãe, de 54 anos, que é diarista.

“Eu estou estudando, tendo o privilégio de apenas estudar, por conta do trabalho dela. A gente que veio de baixo, de escola pública, tem o privilégio de apenas estudar, sabe que por trás tem alguém. E minha mãe é fundamental, não só na minha vida acadêmica, mas fundamental como um todo”, contou Jamille ao DE.

O vídeo que mostra o momento em que as fotos foram tiradas já tem mais de cem mil visualizações nas redes sociais (veja acima). Nele, a mãe de Jamille, Maria da Conceição, chora emocionada com a surpresa. Além de Jamille, a diarista tem mais quatro filhos. Todos foram criados com seu trabalho doméstico, que é motivo de muito orgulho para a família.

> “Cresci com uma mãe solo, então ela é minha referência. Minha escolha de curso veio por conta dela, porque além de ser diarista, ela também é cozinheira. Cresci vendo ela cozinhar, então o amor pela cozinha veio através dela”, disse Jamille.

Maria da Conceição, de 54 anos, trabalha como diarista para sustentar os cinco filhos, no CE. — Foto: L2 Formatura/Divulgação

A ideia surgiu de uma referência parecida que a estudante viu nas redes sociais. Ela irá se formar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) do Campus Baturité. Jamille é a primeira pessoa da família a estudar em um órgão federal e conta ter visto sua mãe sofrer muito preconceito pela profissão e por ser mãe solo.

> “(A homenagem) foi para dizer que tenho orgulho dela. Tenho muito orgulho das minhas origens, da profissão que ela exerce. Eu sei que é uma profissão muito pesada (…) muito desvalorizada. Tem um preconceito quando você fala que é diarista. Queria deixar claro para minha mãe que eu sempre tive orgulho dela”, emocionou-se a jovem.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem quase 6 milhões de trabalhadores domésticos. A lei que garante os direitos trabalhistas a empregados domésticos completou 11 anos em abril de 2024.

Apesar dos avanços, ainda existem muitos desafios. Jamille, ao fazer a homenagem para a mãe, também quis passar uma mensagem para outras trabalhadoras:

“Eu cresci com a minha mãe sendo empregada doméstica. Em 2018 ela virou diarista. Sempre tive orgulho, porque sei que é um trabalho digno, apesar de pesado. Eu sempre olhei com admiração você sair de sua casa para cuidar da casa dos outros. (…) A gente precisa ter um olhar mais humano, com mais respeito”.

O plano, para depois que entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e se formar, é trabalhar e mergulhar no mundo acadêmico. Jamille sonha em ser professora universitária.

> “Sou uma mulher, filha de mãe solo, oriunda de escola pública: o cenário diz que eu tenho que me contentar com pouco, mas minha mãe me ensinou que o pouco nunca me coube. Passei por dificuldade, ainda estou passando por dificuldade, mas ão me apeguei a isso. O impossível só existe se você quiser”, concluiu a jovem.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é morto e três baleados na Barra do Ceará, em Fortaleza: polícia em busca de suspeitos

Homem é morto e três pessoas são baleadas na Barra do Ceará, em Fortaleza

Vítimas foram socorridas e levadas para unidades hospitalares da região.

1 de 1 Vítima de homicídio na Barra do Ceará seria jovem de 27 anos, dono de uma
vidraçaria. — Foto: Redes sociais/Reprodução

Vítima de homicídio na Barra do Ceará seria jovem de 27 anos, dono de uma vidraçaria. — Foto: Redes sociais/Reprodução

Um homem foi assassinado e outras três pessoas foram baleadas, nesta quarta-feira (25), no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza. O homem morreu no local, e as outras vítimas foram socorridas e levadas para unidades hospitalares da região.

✅ Siga o canal do DE Ceará no WhatsApp

A Secretaria da Segurança Pública disse que equipes da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foram acionadas para a ocorrência de homicídio.

LEIA TAMBÉM:

– VÍDEO: criminosos se vestem como policiais e fazem família refém no Ceará
– Policial foi morto a tiros durante discussão após esposa descobrir traição em Fortaleza; mulher está presa

Helicóptero do Ciopaer em busca de suspeitos do crime na Barra do Ceará, em Fortaleza.

Uma fonte ouvida pelo DE relatou que o homem morto é Tiago Barbosa, de 27 anos. Duas das outras vítimas são a esposa dele e uma filha do casal. Não há informações de quem seja a quarta vítima.

Tiago era dono de uma vidraçaria e a esposa trabalhava com ele. “Todo o bairro amava esse cara. Ele era trabalhador, pai de quatro filhos, casado. Não fazia mal a ninguém”, declarou a fonte, que vai ter a identidade preservada.

Ninguém foi preso até a publicação desta reportagem. Equipes da Perícia Forense (Pefoce) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também foram acionadas para o local para colher os indícios que subsidiarão os trabalhos policiais. O caso ficará a cargo da 8ª Delegacia do DHPP.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp