Fuvest 2025: Candidatos enfrentam redação e português na segunda fase

A segunda etapa da Fuvest tem início neste domingo, com os candidatos enfrentando a redação e respondendo a 10 questões de português. Os portões fecharão às 13h, e a prova terá duração máxima de quatro horas.

Mais de 30 mil candidatos foram convocados para a segunda fase da Fuvest 2025, que ocorrerá em 23 municípios de São Paulo. No primeiro dia de exame, eles terão que elaborar uma redação e responder a 10 questões dissertativas de português, que incluem interpretação de texto, gramática e literatura.

No dia seguinte, os candidatos enfrentarão 12 questões discursivas de duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida. Em ambas as datas, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com a duração da prova estabelecida em quatro horas e o tempo mínimo de permanência em duas horas.

Para evitar contratempos, a Fuvest recomenda que os candidatos verifiquem seus locais de prova no site da fundação, uma vez que estes podem ter mudado desde a primeira fase. Além disso, é importante lembrar dos itens obrigatórios para a realização do exame, como documento de identidade original, caneta transparente de tinta azul, entre outros.

Por outro lado, existem alguns itens que são proibidos durante a realização da Fuvest, como boné, relógio e aparelhos eletrônicos. Os candidatos devem desligar o celular e colocá-lo em um envelope fornecido antes do início da prova para não infringir as regras.

Para os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música, os candidatos terão que realizar uma prova de competências específicas, com datas específicas para cada área. Aproveitando a oportunidade, a Fuvest registrou a menor taxa de abstenção de candidatos em toda sua história na primeira fase da edição de 2025, resultando em 30,8 mil estudantes aptos a concorrer às mais de 8 mil vagas ofertadas pela USP. A primeira lista de chamada para matrícula está prevista para 24 de janeiro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp