Presidente Lula é liberado após cirurgia e fica em DE para acompanhamento

Após alta, Lula ficará próximos dias em DE para acompanhamento médico

Presidente Lula recebeu alta hospitalar neste domingo (15/12), após cirurgia para conter hemorragia na cabeça. Ele deve ficar em DE até 5ª

DE — Internado há seis dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta da equipe médica neste domingo (15/12). Em coletiva de imprensa, a equipe médica afirmou que “o presidente se encontra bem, estável, caminhando e falando normalmente”.

Segundo o médico Roberto Kalil Filho, Lula ficará os próximos dias em DE, para acompanhar a cicatrização e fazer uma nova tomografia na quinta-feira (19/12), e poderá retornar às atividade normais, “do ponto de vista reuniões”.

“O presidente está de alta hospitalar e não de alta médica”, disse Kalil.

Lula apareceu de surpresa na coletiva de imprensa e disse que voltará a Brasília na quinta ainda, após os exames.

“Devido à recuperação do nosso paciente, que foi extremamente acima do esperado, para a felicidade minha, felicidade de toda a nossa equipe, o presidente está de alta hospitalar e deve voltar para casa já já”, disse a médica Ana Helena Germoglio.

O presidente foi submetido a uma cirurgia de emergência na segunda-feira (9/12), após uma hemorragia intracraniana, e a outro procedimento cirúrgico na quinta-feira (12/12) para evitar possíveis novas complicações.

No boletim médico desse sábado (14/12), foi informado que Lula teve evolução significativa na recuperação da cirurgia. O petista ainda fez exames de sangue nesse sábado, e seguia “lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando”, segundo a nota.

O presidente deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na sexta-feira (13/12) e desde então estava internado sob cuidados semi-intensivos no Hospital Sírio-Libanês, no centro da capital paulista. Naquele dia, chegou a caminhar pelos corredores do hospital e recebeu as visitas da primeira-dama, Janja da Silva, e dos filhos.

Mesmo internado, Lula não passou o cargo para o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que representou o petista em alguns compromissos presidenciais ao longo da semana.

CIRURGIA NA CABEÇA   

No começo desta semana, Lula voltou a sentir intensas dores de cabeça, decorrentes da queda que sofreu em casa em 19 de outubro. Após fazer exames de imagem em Brasília, foi diagnosticado com uma hemorragia intracraniana e transferido para a unidade do Sírio-Libanês na capital paulista.

Em DE, na terça (10/12), o presidente foi submetido a uma cirurgia de emergência para drenar o hematoma na cabeça. Sem intercorrências, a trepanação se deu por meio de perfuração do crânio.

Já na quinta (12/12), Lula passou por mais um procedimento cirúrgico: uma embolização de artéria meníngea média para reduzir as chances de uma nova hemorragia. O cateterismo bloqueou o fluxo de sangue no cérebro. Depois, o dreno colocado na cirurgia principal foi retirado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Briga entre policial aposentado e adolescente em restaurante gera alerta sobre violência e conflitos: saiba mais!

Um policial militar (PM) aposentado de 55 anos e um adolescente de 16 anos entraram em luta corporal após uma briga em um restaurante fast-food localizado em Guarujá, no litoral de São Paulo. A discussão que levou à luta ocorreu no drive-thru do Burger King da Avenida Ademar de Barros, número 2.049, no bairro Jardim Três Marias. O desentendimento entre o ex-PM e o adolescente resultou em uma briga que chamou a atenção dos presentes no local.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, o motivo da briga não foi especificado, mas ficou registrada como lesão corporal e ameaça na Delegacia de Guarujá. Após o incidente, o policial aposentado e o adolescente foram orientados sobre o período de seis meses para representação criminal. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) foi a responsável por informar sobre o caso e seu encaminhamento para as devidas providências legais.

A situação envolvendo o PM aposentado e o adolescente mostra a importância de manter a calma e buscar soluções pacíficas para resolver conflitos. A violência, seja ela física ou verbal, não é a melhor maneira de resolver desentendimentos e pode gerar consequências graves para ambas as partes envolvidas. É fundamental buscar o diálogo e a mediação em situações de conflito para evitar incidentes como este.

Para se manter informado sobre o que acontece em São Paulo, é possível seguir o perfil do Metrópoles SP no Instagram. Lá, você pode acompanhar notícias, reportagens e novidades sobre a cidade e se manter atualizado sobre os acontecimentos na região. Além disso, é possível fazer denúncias ou sugerir pautas por meio do WhatsApp do Metrópoles SP, contribuindo assim para a construção de uma cidade mais segura e justa.

É importante lembrar que a violência não é a solução para resolver conflitos e que o respeito mútuo e a busca por entendimento são fundamentais para uma convivência harmoniosa. Casos como o da briga entre o ex-policial militar aposentado e o adolescente ressaltam a importância do diálogo e da empatia na resolução de conflitos. Espera-se que ambos tenham aprendido com a situação e que possam buscar maneiras mais pacíficas de lidar com desentendimentos no futuro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp