Curso gratuito de Letramento Racial no IFNMG-Campus Janaúba: Inscrições Abertas até Sexta-feira (20)

IFNMG-Campus Janaúba oferece curso gratuito sobre letramento racial com inscrições abertas até sexta-feira (20)

Em busca de capacitar a comunidade no enfrentamento ao racismo, o IFNMG-Campus Janaúba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Formação Inicial e Continuada (FIC) intitulado “Letramento étnico-racial: construindo práticas antirracistas para a transformação social”. O curso, que será realizado de forma presencial, conta com 40 vagas disponíveis e a seleção será feita por ordem de inscrição.

As inscrições para o curso podem ser realizadas até sexta-feira (20) através de um formulário online. Podem participar pessoas que tenham concluído, no mínimo, o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).

Com o objetivo de promover a conscientização acerca do racismo estrutural e cotidiano, o curso visa capacitar educadores, estudantes e demais interessados a implementar ações antirracistas em suas esferas sociais.

A formação acontecerá às terças e quintas-feiras, no período noturno, no campus de Janaúba, localizado na Avenida Brasil, nº 334, no Centro da cidade. A carga horária total do curso é de 40 horas, com início previsto para o dia 7 de janeiro de 2025.

Os candidatos serão selecionados conforme a ordem de inscrição, com a lista de classificados sendo divulgada no dia 24 de dezembro. A matrícula para a primeira chamada está programada para ocorrer entre os dias 25 e 31 de dezembro, sendo realizada também através de formulário online. No momento da matrícula, é necessário a apresentação de documentos como RG, CPF, histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino fundamental I.

Não perca a oportunidade de garantir sua vaga nesse curso que busca contribuir ativamente para o combate ao racismo e disseminar práticas antirracistas na sociedade. Inscreva-se e faça parte desse importante processo de formação e conscientização.

A ampla carga horária e a qualidade do conteúdo programático oferecido tornam esse curso uma excelente oportunidade para aqueles que desejam se aprofundar no tema do letramento racial e contribuir significativamente na luta contra o racismo em nossa sociedade. Garanta sua participação e auxilie na construção de um ambiente mais inclusivo e justo para todos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Prisão de suspeito por feminicídio em Venda Nova, BH: Justiça decreta detenção de homem que matou mulher a tiros

Justiça de Minas decreta prisão de homem suspeito de matar mulher a tiros em Venda Nova

Feminicídio aconteceu no dia 12 de dezembro no bairro Jardim Leblon, em Belo Horizonte. Vítima levou dois tiros e morreu no local.

1 de 2 Feminicídio: Adriana Geralda Farias, de 45 anos, foi assassinada a tiros — Foto: Reprodução/Redes sociais

Feminicídio: Adriana Geralda Farias, de 45 anos, foi assassinada a tiros — Foto: Reprodução/Redes sociais

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) decretou nesta sexta-feira (27) a prisão preventiva de Aldair José Lins, suspeito de matar a tiros a esposa Adriana Geralda Farias, de 45 anos.

O crime ocorreu no último dia 12 de dezembro, no bairro Jardim Leblon, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte.

A decretação da prisão preventiva foi assinada pela juíza de plantão, Lívia Lúcia Oliveira Borba.

Em sua decisão, a juíza argumenta que, em liberdade, “há fortes indícios de que o representado continuará a delinquir, o que deve ser coibido, por causar intranquilidade ao meio social, com rompimento da tão almejada paz pública”.

A prisão preventiva foi solicitada pela Polícia Civil, com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

VÍTIMA DE FEMINICÍDIO

O crime ocorreu no dia 12 de dezembro no bairro Jardim Leblon, Região de Venda Nova, em Belo Horizonte. A vítima foi morta a tiros e o marido é o principal suspeito do crime.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), Adriana Geralda Farias, de 45 anos, estava dentro de casa, que fica na comunidade Vila Apolônia, quando o suspeito, Aldair José Lins, de 50, chegou em uma motocicleta de cor vermelha e atirou duas vezes contra a vítima.

Mulher é assassinada a tiros dentro de casa; marido é o suspeito do crime

Ele fugiu no sentido Anel Rodoviário.

A perícia e o rabecão da Polícia Civil foram acionados e removeram o corpo.

2 de 2 A perícia e o rabecão da Polícia Civil foram acionados e removeram o corpo. — Foto: Arquivo/TV Globo

A perícia e o rabecão da Polícia Civil foram acionados e removeram o corpo. — Foto: Arquivo/TV Globo

VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS DO DIÁRIO DO ESTADO:

50 vídeos

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp