Treinadores campeões da Libertadores: Braga, Portugal, revela segredos; entenda

Braga “revelou” três dos últimos cinco técnicos campeões da Libertadores; entenda

Carlos Carvalhal é o atual treinador do Braga, de Portugal. A pergunta pode parecer estranha, mas ele pode ser candidato a conquistar algum título importante no Brasil, se seguir a trajetória de outros que ocuparam o mesmo cargo. De 2019 para cá, DE Jorge Jesus, Abel Ferreira e Artur Jorge conquistaram o Brasileirão e a Libertadores após trabalharem no clube português.

Se DE Jorge Jesus e Artur Jorge conquistaram os dois troféus na mesma temporada, Abel Ferreira foi bicampeão das duas competições. Em comum, eles tiveram as histórias entrelaçadas com o Sporting Clube de Braga, equipe considerada a quarta força do futebol português.

O Braga tem uma particularidade. Tem capacidade de investimento e vem competindo com os melhores, ao mesmo tempo que tem uma base de apoio mais pequena e assim maior liberdade para errar.” — Luís Cristóvão, comentarista português

Isso tem permitido fazer apostas em vários treinadores em ascensão, o que lhe permite ser ponto de passagem para muitos treinadores que acabam tendo sucesso noutros lugares. É caso de Jorge Jesus. Para Abel e Artur Jorge, são ex-jogadores da casa, com outro tipo de ligação – explica o comentarista português Luís Cristóvão.

Atual 5º colocado do Campeonato Português, o Braga de Carvalhal segue vivo nas taças nacionais e busca a classificação na Liga Europa. O atual técnico do clube já esteve no radar de algumas equipes brasileiras como o Flamengo, Atlético-MG, Athletico-PR e Bragantino.

Após passagens em clubes de menor expressão em Portugal, DE Jorge Jesus ficou apenas uma temporada no Braga. Em 2008, ele conquistou a extinta Copa Intertoto da Uefa – uma versão parecida com a atual Conference League. Foi o suficiente para chamar atenção do Benfica, onde se consolidou no cenário português ao ser tricampeão nacional e levar o clube a duas finais de Liga Europa.

Se DE Jorge Jesus chegou a um dos três grandes de Portugal depois de uma passagem no Braga, Abel Ferreira deu os primeiros passos como treinador principal por lá, depois de ter atuado pela equipe. Artur Jorge seguiu passos semelhantes, formado no Braga, ele jogou 12 temporadas como atleta. Entre 2010 e 2013, teve a sua primeira passagem nas categorias de base até decidir treinar a equipe profissional do Tirsense, nas divisões inferiores do país.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Real Madrid relaciona Mbappé para final da Copa Intercontinental, mesmo após lesão: veja lista de relacionados

Real Madrid relaciona Mbappé para final da Copa Intercontinental

Jogador deixou o duelo contra a Atalanta, na terça-feira, ainda no primeiro tempo; clube anunciou lesão na coxa esquerda do atacante, que pode jogar a decisão contra o Pachuca

Kylian Mbappé está entre os relacionados para a decisão da Copa Intercontinental, às 14h desta quarta-feira. O atacante saiu lesionado do duelo com a Atalanta pela Champions League, na terça-feira, e não estava cotado para jogar a final contra o Pachuca, do México. O Real Madrid havia confirmado uma lesão na coxa esquerda do francês, que não voltaria a tempo do jogo, no Catar. Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp

Mbappé foi substituído aos 34 minutos, pouco depois de ter marcado o primeiro gol do Real na partida. O atacante francês estava sendo destaque no jogo e teve boas chances de finalização até sentar no gramado e pedir para sair. Rodrygo entrou em campo no lugar do camisa 9. O time espanhol venceu a Atalanta por 3 a 2.

A imprensa espanhola afirmou que Mbappé ficaria afastado por no mínimo dez dias, o que tiraria o craque da final da Copa Intercontinental, realizada seis dias depois do jogo da Champions League. O Real Madrid anunciou uma lesão na coxa esquerda do jogador, mas não deu prazo para retorno. Nesta segunda-feira, porém, o Real divulgou a lista de relacionados para a final e incluiu o nome de Mbappé. A equipe espanhola enfrenta o Pachuca às 14h desta quarta-feira.

A preocupação aumenta para Carlo Ancelotti, que perdeu vários jogadores por lesão nesse início de temporada. No momento, além de Mbappé, Éder Militão, Alaba, Mendy, Carvajal e Camavinga estão no departamento médico. Em contrapartida, Vini Jr voltou ao time, foi titular e fez gol. O brasileiro deve ser titular na decisão do Intercontinental. Veja a lista de relacionados

Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, havia dito que Mbappé viajaria ao Catar para o Intercontinental mesmo depois da lesão. O italiano acredita que o atacante se recuperará a tempo de jogar, e que o problema “não é sério”.

O Pachuca garantiu a vaga para a decisão da Copa Intercontinental pela primeira vez na história, ao vencer o Al Ahly nos pênaltis, neste sábado. Antes, a equipe mexicana havia eliminado o Botafogo no Derby das Américas. O treinador responsável pelo feito é Guillermo Almada, que tem pela frente o desafio de enfrentar o Real Madrid na quarta-feira, a grande final da competição. O técnico analisou o duelo com o clube africano e reforçou que a equipe não vai recuar diante do octacampeão campeão mundial. A final da Copa Intercontinental está marcada para quarta-feira, às 14h (horário de Brasília), no estádio Lusail. O Pachuca vai em busca do primeiro troféu, enquanto o Real Madrid quer a nona taça, considerando todos os formatos desde 1960. Você acompanha a decisão ao vivo no Tempo Real do de.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp