Segunda fase da Fuvest 2025: candidatos enfrentam as disciplinas específicas
nesta segunda-feira
No domingo (15), candidatos tiveram que fazer redação e responder a 10 questões
de português. Portões fecham às 13h, e prova tem duração máxima de quatro horas.
A Fuvest aplica nesta segunda-feira (16) o segundo dia de provas da segunda fase de seu vestibular, que seleciona alunos para os cursos de graduação na Universidade de São Paulo (USP). Desta vez, os candidatos responderão a 12 questões dissertativas, com disciplinas que podem variar de acordo com a carreira escolhida.
A prova da primeira fase foi no dia 17 de novembro, com 90 questões de múltipla escolha de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. A segunda fase, em que a prova é dissertativa, é realizada nos dias 15 e 16 de dezembro.
No domingo (15), a primeira prova trouxe 10 questões de português e uma redação. Já esta segunda prova tem 12 questões, que podem ser sobre duas, três ou quatro disciplinas, a depender da carreira escolhida.
Em ambas as datas, os portões são abertos às 12h e fechados às 13h. As provas têm duração de quatro horas, mas o tempo mínimo de permanência é de duas horas.
A Fuvest aconselha que os candidatos verifiquem seus locais de prova no site da fundação, já que eles podem não ser os mesmos da primeira fase. Carreiras de música, artes visuais e artes cênicas têm provas de competências específicas, com calendário diferente. A primeira lista de chamada para matrícula será publicada em 24 de janeiro.
O tema da redação da Fuvest 2025 foi “as relações sociais por meio da solidariedade”, segundo a organização. O tema tinha seis textos de apoio para os inscritos, entre eles um fragmento de Quincas Borba, de Machado de Assis, e um trecho da declaração do G20, encontro entre líderes mundiais que ocorreu no Rio de Janeiro em novembro.
Havia também trecho de versos do cantor Cazuza, texto do filósofo Edgar Morin e excertos de Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, e Água Funda, de Ruth Guimarães. Além da redação, a prova teve 10 questões dissertativas de português, incluindo interpretação de texto, gramática e literatura.
Mais de 30 mil candidatos foram convocados para a segunda fase em 23 municípios paulistas. A abstenção foi de 6,22% neste primeiro dia da segunda fase. Guarulhos foi a cidade com menor taxa de ausentes, com 3,54%. Franca foi a maior, com 11,57% de faltantes. São Paulo teve 6,40%. Na primeira fase, a Fuvest registrou a menor taxa de abstenção de candidatos nessa etapa de toda sua história: 7,8%.
Dos 99,3 mil estudantes que fizeram a prova da primeira etapa, apenas 30,8 mil atingiram a pontuação necessária para seguir na disputa por uma das 8.147 vagas ofertadas pela USP para o ano letivo de 2025 — sendo 4.888 voltadas para ampla concorrência, 2.053 para egressos de escola pública e 1.206 para cotas raciais.