Iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz de Florianópolis é inaugurada após 10 anos: um marco histórico e turístico!

DE é um dos principais cartões-postais de Florianópolis, voltou a ter iluminação cênica na noite de domingo (15), após 10 anos contando apenas com luzes de sinalização de trânsito. O investimento da nova estrutura custou mais de R$ 9 milhões, segundo o governo estadual. A partir de agora, a iluminação cênica será acionada todas as noites. As cores serão definidas mensalmente. No domingo, a estrutura brilhou com cores verde, azul, vermelho e rosa. A empresa responsável pela obra levou cerca de um ano para concluir o trabalho, que contou com especialistas em iluminação treinados para a prática de alpinismo. Inicialmente, o estado previa que a obra fosse concluída em 2023.

A ponte foi idealizada pelo então governador do estado Hercílio Pedro da Luz e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. Desde então, ela passou a ligar a Ilha de Santa Catarina com a região continental. A estrutura ficou interditada por 28 anos e reabriu em dezembro de 2019. O projeto de iluminação contempla mais de 7.000 projetores, sendo 124 projetores LED RGB distribuídos em quatro modelos diferentes, concentrados principalmente nas duas torres; além de 5.500 pontos LED RGB distribuídos nos pendurais da ponte, localizados no vão central entre as duas torres, tanto na lateral norte quanto na lateral sul.

No entanto, a nova iluminação não apenas realça a beleza arquitetônica da ponte, mas também simboliza a valorização desse importante patrimônio histórico e turístico da região. Com o trabalho minucioso de profissionais qualificados, a Ponte Hercílio Luz agora brilha todas as noites, em diferentes tons e nuances, trazendo ainda mais encanto e beleza para a paisagem de Florianópolis. O esforço conjunto entre o governo estadual, a empresa responsável pela obra e os especialistas em iluminação resultou em uma transformação impactante para a Ponte Hercílio Luz.

A reabertura da Ponte Hercílio Luz, assim como a sua nova iluminação cênica, representa um marco na história de Florianópolis e de Santa Catarina como um todo. O investimento realizado para devolver a grandiosidade e a funcionalidade a esse monumento icônico demonstra o comprometimento das autoridades com a preservação do patrimônio cultural e arquitetônico da região. Com cada passo dado rumo à revitalização e valorização desse importante símbolo, a Ponte Hercílio Luz se consolida não apenas como uma estrutura de ligação entre terras, mas como um monumento de memória e beleza que encanta nativos e visitantes.

Por fim, a iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz é um convite para que os moradores e turistas de Florianópolis contemplem e se deleitem com a majestade dessa construção centenária, agora ainda mais imponente e deslumbrante sob os holofotes da luz. A cada noite, a ponte se torna não apenas um elo de ligação entre duas margens, mas um símbolo vivo da história, da cultura e da beleza desta cidade encantadora. A nova era de iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz marca um novo capítulo na sua trajetória de grandiosidade e significado para o povo catarinense.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Subir para Urubici”: Paródia do hit “Descer para BC” viraliza com mais de 5 milhões de views

Resposta a ‘Descer para BC’, paródia ‘Subir para Urubici’ surfa no hit e supera 5 milhões de views

Vídeo diverte internautas colocando cidade da serra como ‘alternativa’ para temporada de verão em Balneário Camboriú.

Lançado em novembro, o hit “Descer pra DE”, um dos mais tocados do verão e que alcançou o Top 1 da playlist “Top Brasil” do Spotify, ganhou uma paródia à altura – literalmente. “Subir para Urubici”, em referência uma das cidades mais altas do Brasil, na Serra Catarinense, tem divertido internautas e já somou mais de 5 milhões de visualizações somando Instagram e TikTok.

A paródia, que usa a mesma melodia e antagoniza com o “sonho” de descer para Balneário Camboriú, é interpretada por Gustavo Henrique Metzner, do canal Indavírus e Lauro Antigo.

A letra traz uma história com bem menos ostentação que o hit de Brenno & Matheus e usa o trânsito congestionado na BR-101 e os preços altos da temporada para convencer os turistas a buscarem outro destino mais calmo: Urubici. O refrão troca o “Nós vai descer, descer lá pra DE”, por “Nós vai subir, subir para Urubici”.

Longe do mar e no alto da serra, a Urubici está entre as cidades com as temperaturas mais baixas do Brasil no inverno. Já Balneário Camboriú, no Litoral Norte, espera receber entre 2 e 3 milhões de turistas na temporada 2024/2025.

A música que exalta Balneário Camboriú, viralizou nas redes sociais e engajou até artistas e influenciadores na web. Até esta quinta-feira (26), o clipe oficial do hit superou 26 milhões de visualizações.

‘O hit foi encomendada pelos artistas ao compositor João Dalzoto, que a escreveu em parceria com o DJ Ari SL, e enfatiza o desejo de passar o verão nas praias da cidade. Segundo os cantores, a ideia de citar ‘DE’ na música veio de uma admiração que eles têm pela cidade, que fica no litoral norte de Santa Catarina e é conhecida como ‘Dubai Brasileira’ pelas construções luxuosas, arranha-céus e vida noturna agitada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp