Ceará registra aumento significativo de turistas estrangeiros em 2024

Número de turistas estrangeiros no Ceará este ano é maior que total do ano passado

Europeus lideram o volume de visitantes internacionais, com destaque para portugueses e franceses.

O número de turistas estrangeiros que passaram pelo Ceará ao longo de 2024 foi maior que todo o ano passado, conforme divulgados pela Embratur e consolidados pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur-CE).

A marca do Estado foi alcançada em outubro de 2024, quando o número de visitantes já era 1% superior ao do ano anterior.

Só em novembro, foram 13.549 estrangeiros que desembarcaram no destino, fazendo com que esse crescimento anual saltasse para 20%. Comparando com outubro de 2023, houve um aumento de 60% no número de desembarques internacionais.

Os europeus lideram o volume de visitantes internacionais, com destaque para portugueses e franceses. Entre os países emissores, os Estados Unidos ocupam a terceira posição, seguidos por Itália e Argentina.

“O Ceará vive um período de crescimento do turismo internacional, com expansão da sua malha aérea e, principalmente, a chegada de mais estrangeiros para conhecer e aproveitar o nosso destino. Isso é resultado de ações assertivas que o estado tem realizado, tanto na promoção turística quanto na atração de novos voos, o que facilita a chegada desses viajantes”, destacou a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.

O mais recente incremento aéreo do estado foi o voo para o Chile, que estreou com 80% de ocupação. Até o final do ano, o Ceará contará com mais uma frequência adicional para Buenos Aires, a partir de 27 de dezembro, o que ampliará a oferta de assentos para a alta temporada de 2024/2025.

Em outubro, a Air France aumentou as frequências ligando Paris à capital cearense, totalizando cinco voos semanais.

Vale ressaltar também que as conexões para Miami, operados pela Gol e pela Latam, também foram incrementados neste ano, contando com cinco desde junho. No mesmo mês, a Gol também estreou o voo para Orlando.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Esposa mata policial a tiros após descobrir traição em Fortaleza; suspeita presa em flagrante

Policial foi morto a tiros durante discussão após esposa descobrir traição em Fortaleza; mulher está presa

O militar teria sido morto pela própria esposa durante uma discussão. Ela foi presa em flagrante nesta segunda, mesmo dia do crime.

O policial Wagner Sandys Pinheiro de Lima foi morto a tiros, nesta segunda-feira (23), durante uma discussão com a esposa, Renata Iris de Souza Araújo Pinheiro. Ela está presa e é apontada como a principal suspeita do crime. O agente foi morto durante uma briga motivada por ciúmes, após a mulher descobrir uma traição, conforme relato dela aos policiais que atenderam a ocorrência.

As informações constam em um documento da Justiça do Ceará, que converteu a prisão de Renata em preventiva — ela havia sido presa em flagrante. O crime aconteceu no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, onde o policial morava.

Renata, que tem 30 anos, disse aos policiais que atenderam a ocorrência que havia brigado com Wagner, 37, por ciúmes, já que tinha descoberto uma traição na noite anterior.

O documento da Justiça diz ainda que, conforme Renata, ela foi ameaçada de morte pelo marido, que sacou uma arma de fogo e apontou para ela. No entanto, ele deixou a arma na perna dele e, quando se distraiu, ela conseguiu pegar a arma. Logo após, teria feito os disparos de legítima defesa.

Os policiais relataram que não foram identificados no local do crime sinais de luta corporal entre o casal, e também Renata não apresentava lesões no corpo.

A Secretaria da Segurança Pública do Ceará informou que a suspeita foi conduzida para uma unidade da Polícia Civil, onde foi autuada por homicídio e está à disposição do Poder Judiciário. O 32º Distrito Policial é a unidade responsável pelas investigações do caso.

A Associação dos Profissionais de Segurança lamentou a morte por meio de nota. “A APS expressa seu pesar e solidariedade aos familiares, amigos e colegas de farda que conviveram com cabo, um policial dedicado que prestou inestimáveis serviços à sociedade cearense. Sua partida representa uma perda irreparável para todos que tiveram o privilégio de conhecer sua trajetória”, disse a entidade. “Que Deus conforte o coração de todos familiares neste momento de imensa dor. Sabemos que, neste fim de ano, os corações estarão pesados de dor, mas mantenham a fé de que, um dia, estarão novamente com o Cabo Sandys. Recebam nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e respeito”, complementou.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp