Novos secretários confirmados por Evandro Leitão em Fortaleza 2025

Confira os secretários municipais de Fortaleza já confirmados por Evandro Leitão

Júlio Brizzi, Anderson Pinheiro e André Daher foram os mais recentes nomes anunciados pelo próximo prefeito de Fortaleza.

Evandro Leitão critica transição de governo na Prefeitura de Fortaleza.

Júlio Brizzi, Anderson Pinheiro e André Daher vão compor a equipe de secretário do próximo prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, que assume em 1º de janeiro de 2025. Em postagem em rede social, Leitão informou que eles assumirão as seguintes pastas:

Secretaria Municipal da Juventude: Júlio Brizzi

Secretaria Municipal do Esporte e Lazer: Anderson Pinheiro

Secretaria Municipal da Infraestrutura: André Daher

Confira todos os secretários já confirmados por Evandro Leitão:

Chefe de Gabinete: Eudes Bringel

Secretário de Governo: Júnior Castro

Secretário da Educação: Idilvan Alencar

Secretária da Saúde: Socorro Martins

Secretária do Turismo: Denise Carrá

Secretário da Segurança Cidadã: Coronel Márcio Oliveira

Secretária da Controladoria e Ouvidoria: Silvia Correia

Procurador-Geral do Município: Hélio Leitão

Secretaria a Juventude: Júlio Brizzi

Secretaria do Esporte e Lazer: Anderson Pinheiro

Secretaria da Infraestrutura: André Daher

Perfil dos secretários:

Anunciado para a Chefia de Gabinete, Eudes Bringel é filiado ao PSD e foi eleito vereador pela segunda vez em Fortaleza. Eudes já coordenou projetos na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS), vinculada ao governo estadual, e é vice-presidente da Federação Cearense de Futebol.

Júnior Castro, atual prefeito de Chorozinho e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), já havia sido anunciado como secretário de Governo. Ele é formado em Direito e também ocupou o cargo de vice-prefeito de Chorozinho entre 2013 e 2016.

Idilvan Alencar foi anunciado no sábado (14) como novo secretário da Educação de Fortaleza. Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Idilvan está no segundo mandato como deputado federal. Ele já foi secretário estadual da Educação entre 2016 e 2018 e presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre 2015 e 2016.

Outro nome já anunciado era o da futura secretária da Saúde, Socorro Martins. Socorro é professora do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem uma longa trajetória de atuação na área, tendo dirigido unidades como o Hospital de Messejana e o Hospital de Maracanaú. Ela também já foi secretária da Saúde na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio, entre 2013 e 2016.

Denise Carrá, confirmada para a pasta do Turismo, é advogada e atual secretária de Eventos, Comunicação e Publicidade da Casa Civil do Ceará. Dentre outros cargos já ocupados por Denise estão o de secretária Executiva do Turismo e de Procuradora Jurídica da Cagece.

Uma das pastas estratégicas, que coordena as ações da Guarda Municipal de Fortaleza, é a de Segurança Cidadã, que ficará com o coronel Márcio Oliveira. O futuro secretário é formado em Direito e em Segurança Pública, tendo comandado a Polícia Militar do Ceará entre 2020 e 2023. O coronel também é fundador do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Para a Controladoria e Ouvidoria do Município, Evandro anunciou Silvia Correia, graduada em Ciências Econômicas. Ela foi secretária adjunta da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará e é atual controladora da Assembleia Legislativa do Ceará.

A Procuradoria Geral do Município ficará sob a gestão do advogado Hélio Leitão. Ele foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará e integra atualmente o Conselho Federal do órgão. Hélio já foi secretário estadual da Justiça e Cidadania e assessor para Assuntos Internacionais.

Júlio Brizzi Neto é outro nome que volta a gerir a mesma pasta. Ele será o secretário da Juventude, cargo que já ocupou entre 2015 e 2020 durante a administração do ex-prefeito Roberto Cláudio. Atualmente, é vereador eleito pelo segundo mandato. Júlio Brizzi foi também secretário-executivo do Esporte do Ceará e secretário-adjunto da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Para a secretaria do Esporte e Lazer, foi anunciado o nome de Anderson Pinheiro. Graduado em Gestão Pública, Anderson foi articulador e coordenador político, assessor especial em mandatos de políticos e atuação nas áreas de juventude e comunicação social.

A secretaria de Infraestrutura ficará sob gestão do engenheiro civil André Daher. Ele é o atual secretário de Infraestrutura de Caucaia, tendo também coordenado áreas na Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza, como Drenurb e Gerenciamento de Programas e Projetos.

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema de desmonte de celulares no CE: caso de furto solucionado

Polícia desarticula esquema de desmonte de celulares para retirada de peças, no CE

A investigação teve início após o furto de um celular no Bairro Meireles, em Fortaleza.

A Polícia Civil desmantelou na manhã desta sexta-feira (20) um esquema de desmonte de celulares para retirada de peças no Centro de Quixadá, interior cearense.

A investigação começou após o furto de um IPhone 13 no bairro Meireles, em Fortaleza. A vítima entrou em contato com policiais civis e informou que o rastreamento do seu celular indicava que estava em Quixadá.

Neste dia, a equipe notou movimentação no aparelho e iniciou as investigações. O celular foi encontrado em uma loja de assistência técnica. Conforme informações da polícia, o dono da loja alegou que estava apenas guardando o celular e que o aparelho não era de sua propriedade.

A polícia conseguiu localizar a pessoa que deixou o celular na loja. Durante o interrogatório, ele alegou ter comprado o celular em Fortaleza e levado para Quixadá. Na ocasião da compra, o celular estava com o anúncio “iPhone para desbloqueio ou retirada de peça”.

O indivíduo pagou R$ 470,00 pelo iPhone 13. O responsável pela assistência técnica foi preso em flagrante por receptação qualificada. Já o indivíduo que levou o celular para Quixadá também foi autuado por receptação dolosa.

O caso foi encerrado e encaminhado ao Poder Judiciário. A vítima já foi informada sobre a recuperação do celular e irá até Quixadá para receber seu aparelho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp