Detran adota medidas para elevar índice de aprovação de candidatos à obtenção da CNH

Dos 609 Centros de Formação de Condutores (CFCs) que aplicaram exames práticos de direção em Goiás neste ano (até 12 de dezembro), só 406 alcançaram pelo menos 60% de aprovação dos candidatos à habilitação, índice mínimo exigido pela legislação.

No período foram realizados 263.165 provas práticas com aprovação de, em média, 63% dos candidatos. Já nos exames teóricos, a aprovação é de 67%.

Com o intuito de melhorar esses índices, o Departamento Estadual de Trânsito ( Detran-GO) divulga o ranking dos CFCs com melhores resultados e passa a monitorar e aplicar a lei aos que não atingirem o resultado desejado, ou seja, que tiverem menos de 60% dos alunos aprovados.

A relação dos CFCs com o desempenho obtido está disponível no site do Detran-GO.

Na página é possível realizar a consulta por município e, clicando duas vezes sobre o índice, por exemplo, o sistema faz o ranking.

“Isso vai facilitar a vida do cidadão que está procurando uma autoescola. Ele poderá escolher uma que lhe ofereça o melhor custo/benefício”, explica o presidente do Detran-GO, Waldir Soares.

“Também possibilita ao Detran o monitoramento daquelas que apresentam um baixo desempenho, propondo soluções que visem a melhoria dos indicadores e até, quando for o caso, descredenciando daquelas que não cumprirem os objetivos propostos”, destaca.

De acordo com a Resolução 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito, para renovar o credenciamento os CFCs devem ter índice de aprovação de pelo menos 60% dos candidatos à obtenção, mudança ou adição de categoria.

Esse índice deve ser apurado nos doze meses anteriores ao mês da renovação do credenciamento. Para isso, o Detran-GO irá estabelecer ações de acompanhamento, controle e avaliação das atividades e dos resultados de cada CFC.

Os CFCs que não atingirem o mínimo de aprovação por um período de três meses serão notificados e convidados a apresentarem propostas de melhorias. Caso o problema persista, a empresa poderá até ser descredenciada.

“O custo da habilitação é muito alto e fica cada vez maior se o candidato tiver que fazer vários retestes. Essa medida visa não só reduzir esse custo para aquele candidato, mas também melhorar o trânsito de forma geral, pois colocaremos nas ruas motoristas e motociclistas bem preparados. Toda a população sairá ganhando”, destaca Delegado Waldir.

Ao anunciar as medidas, o Detran-GO segue recomendações do Ministério Público de Goiás, realizadas em 2018 e 2021, e decisão judicial de 2023, que determina o cumprimento da Resolução 789/2020.

Desempenho

Dos 609 CFCs que tiveram alunos fazendo provas práticas neste ano, 203 não conseguiram índice de aprovação de 60%. Em um dos casos, o aproveitamento foi de 31%. Dos 199 candidatos, 138 foram reprovados.

“Não vamos fazer juízo de valor, mas algumas situações merecem atenção. Temos que ver onde está o problema e tentar corrigi-lo. Sabemos que muitos candidatos também insistem em fazer a prova mesmo sem estar preparado, mas vamos construir um caminho conjunto com as autoescolas, pois é para o bem do cidadão”, explica o presidente do Detran.

Já na prova de legislação de trânsito (prova teórica), o índice de aprovação é um pouco maior. Neste ano, até a última quinta-feira, 12, foram realizados 159.549 exames com 107.218 candidatos aprovados e 52.33 reprovados, aproveitamento de 67%. Dos 377 CFCs que deram curso teórico, 86 não atingiram a aprovação mínima.

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Gabinete de crise das UTIs de Goiânia reduz tempo de espera e amplia oferta de leitos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, alcançou resultados expressivos no encaminhamento de pacientes para internação em leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Durante os 18 dias de atuação do Gabinete de Crise das UTIs de Goiânia, 1.082 pacientes foram encaminhados para esses leitos, com todas as demandas autorizadas em menos de 24 horas.

A parceria se mostrou eficaz ao reduzir o tempo de espera dos pacientes nas unidades, além de identificar e corrigir rapidamente as dificuldades enfrentadas pela equipe de trabalho, destacou o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos. Além de otimizar a utilização dos leitos existentes, o gabinete contribuiu para ampliar a oferta com a abertura de novos leitos em diferentes unidades hospitalares.

Foram abertos 20 novos leitos de UTI adulto no Hospital Ruy Azeredo, 16 leitos de UTI no Hospital das Clínicas (10 adultos e 6 pediátricos), 40 leitos de UTI (20 adultos, 10 pediátricos e 10 neonatais) e 32 leitos de enfermaria no Hospital Estadual de Águas Lindas. “Esses resultados demonstram a eficácia da estratégia de organização e cooperação para melhorar a saúde da população”, afirmou Rasível Santos.

Com essas medidas, a otimização dos leitos também reduziu significativamente a demanda por vagas. As solicitações diárias de leitos de UTI caíram de uma média de 24 para 5, enquanto as de enfermaria foram reduzidas de 174 para 78. “Nunca houve um funcionamento tão eficiente, mesmo enfrentando uma crise como essa”, declarou o médico Elter Borges, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Aliança com o Samu e Corpo de Bombeiros

Na tarde desta segunda-feira, 16, a reunião do Gabinete de Crise focou na criação de uma aliança entre os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região Metropolitana da capital, para apoiar o município durante o atual momento enfrentado. Representantes dos Samus de Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo se comprometeram a apoiar a SMS de Goiânia com o transporte de pacientes e a disponibilizar profissionais para a realização de plantão no Samu da capital.

Também foi publicada uma portaria que prevê uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), autorizando que o efetivo da corporação tripule ambulâncias do Samu de Goiânia para realizar transporte entre os hospitais, quando necessário. A SMS da capital confirmou a convocação de novos técnicos de enfermagem para atuar nas Upas e Cais do município.

Gabinete de Crise

O Gabinete de Crise foi criado pela SES-GO para dar suporte à situação emergencial da saúde em Goiânia. O objetivo é monitorar, planejar, estruturar, mobilizar e coordenar ações integradas de preparação, alerta e resposta, envolvendo órgãos públicos estaduais e municipais em medidas conjuntas para mitigar a crise de saúde pública no município.

A coordenação do gabinete é liderada pela SES-GO, enquanto as unidades municipais executam as ações na gestão e área hospitalar, garantindo um monitoramento eficaz do cenário geral. A SES-GO implantou 13 gabinetes de crise em unidades municipais, que diariamente repassam informações para o gabinete central.

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