O Procon Pará está realizando a segunda edição do mutirão de renegociação de dívidas, chamado de Renegocia. Esse evento faz parte de um programa coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor e tem como principal objetivo prevenir o superendividamento dos consumidores.
A partir desta segunda-feira (16), em Belém, os consumidores terão a oportunidade de contar com a ajuda de diversas empresas parceiras do mutirão, como fornecedores de energia elétrica, água, companhias telefônicas e bancos. O atendimento será direcionado para consumidores que estejam em situação de risco de superendividamento, quando a dívida compromete o valor básico para sobrevivência.
A iniciativa tem como foco auxiliar o público a aproveitar o momento de recebimento do 13º salário para iniciar o próximo ano com suas dívidas renegociadas em condições mais favoráveis. É importante ressaltar que algumas dívidas, como pensão alimentícia, crédito rural, imobiliário ou ligadas a tributos, não serão incluídas nessa renegociação.
O mutirão Renegocia estará disponível até o dia 20, das 8h às 14h, na sede do Procon Pará, localizada na Rua Municipalidade, 1636, esquina com a Soares Carneiro, no bairro Umarizal, em Belém. Serão distribuídas 50 senhas por dia para atendimento aos consumidores que comparecerem.
Para participar do mutirão, os consumidores precisam estar munidos de documentos pessoais com foto, comprovante de residência e toda a documentação que comprove a dívida, como contratos, últimas faturas, protocolos de atendimento, entre outros. É fundamental estar preparado com toda a papelada necessária para facilitar o processo de renegociação de dívidas.