Manifestantes protestaram queimando pneus e interditando o trânsito no centro do Recife. As manifestações ocorreram nas avenidas Cruz Cabugá e Agamenon Magalhães em oposição ao deslocamento de um campo de futebol no bairro de Santo Amaro. O protesto interditou a avenida Cruz Cabugá, causando congestionamento no local.
Nesta segunda-feira (16), um protesto realizado em Santo Amaro, bairro central do Recife, paralisou o tráfego em duas das principais avenidas da capital pernambucana. Imagens divulgadas mostram jovens mascarados bloqueando a avenida Cruz Cabugá com pneus em chamas, em um movimento contra a remoção do campo de futebol para a construção de um conjunto habitacional.
Após a interdição na avenida Cruz Cabugá, os manifestantes seguiram para a avenida Agamenon Magalhães, onde também bloquearam a pista de sentido para Olinda utilizando pneus incendiados. O governo de Pernambuco tem conversado com os moradores e representantes do campo de futebol, propondo a construção de uma “areninha” no bairro de Santo Amaro para atender às demandas da comunidade.
A Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) informou que o terreno foi cedido para a construção de unidades habitacionais de interesse social, atendendo a uma demanda da Associação de Apoio às Famílias Sem Teto de Pernambuco (AAST). A entidade representativa da comunidade será responsável pela construção de 96 unidades habitacionais no local, em substituição ao campo de futebol.
A Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) foi acionada e enviou agentes ao local para lidar com a situação. Já o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram consultados, porém, não responderam até o momento. Os vídeos do protesto mostram as vias em chamas, evidenciando a tensão no local. Os manifestantes continuaram a demonstrar sua revolta durante o engajamento protesto em Santo Amaro, gerando transtornos no trânsito e exigindo uma resposta assertiva das autoridades locais.