Fifa The Best e Bola de Ouro: As principais premiações do futebol em 2024

O prêmio The Best da Fifa e a Bola de Ouro da revista France Football são as duas principais premiações do futebol. Enquanto a Fifa realiza a cerimônia de premiação The Best para os grandes destaques da temporada, a revista France Football entrega a Bola de Ouro desde 1956. Embora as duas premiações sejam destinadas aos melhores atletas e treinadores de cada temporada, elas possuem modelos, processos de votação e histórias distintas.

A premiação da Fifa leva em consideração as atividades no período entre 21 de agosto de 2023 a 10 de agosto de 2024. Neste ano, Vinicius Junior, do Real Madrid, é considerado o favorito para vencer o prêmio de melhor do mundo. Lionel Messi, do Inter Miami, e Rodri, do Manchester City, são os principais adversários na disputa pelo prêmio.

O formato atual do prêmio da Fifa, conhecido como The Best, é uma celebração do melhor jogador e jogadora do mundo, além de premiar também o melhor goleiro, técnico no futebol masculino e feminino, gols mais bonitos em cada modalidade e personalidade Fair Play. A votação envolve quatro júris: capitães das seleções, técnicos, jornalistas e torcedores, cada grupo contribuindo com 25% na pontuação.

Por outro lado, a Bola de Ouro da France Football conta com uma lista de 30 finalistas e é submetida a jornalistas de 100 países. Cada jornalista entrega o seu top-5, e cada posição rende uma pontuação diferente para o atleta. O melhor colocado leva a Bola de Ouro, sendo que a premiação passou a incluir jogadores não europeus a partir de 1994 e não há mais restrições desde 2006.

Na última edição da Bola de Ouro, o volante Rodri, do Manchester City, foi eleito o melhor jogador do mundo, desbancando Vini Jr, que era considerado o favorito. Messi é o maior vencedor do prêmio da Fifa entre os homens, enquanto Marta detém seis títulos de melhor jogadora do mundo. Ronaldo Fenômeno lidera entre os brasileiros nessa premiação, com três conquistas.

Em resumo, apesar de ambos reconhecerem os melhores do futebol em suas respectivas cerimônias, a Fifa The Best e a Bola de Ouro possuem características únicas que as tornam premiações especiais e aguardadas pelos fãs do esporte em todo o mundo. Cada uma com seu prestígio e importância dentro do cenário do futebol mundial.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pep Guardiola revela necessidade de reforços para o DE em janeiro: “Os jogadores também pedem”

Guardiola diz que até os jogadores do DE querem reforços em janeiro. O treinador espanhol reconheceu a necessidade de contratações para a segunda metade da temporada, apesar de ressaltar que os reforços devem ser pensados para um horizonte de longo prazo, não apenas para resolver a crise momentânea que o DE está atravessando. Com apenas uma vitória nos últimos 13 jogos, a chegada de novos jogadores pode ser vista como a porta de saída para a crise do time.

Após o empate em 1 a 1 com o Everton, o técnico Pep Guardiola afirmou que até os jogadores do DE estão questionando a necessidade de reforços. Segundo ele, a pergunta que paira no ar é se o time irá trazer novos jogadores e a resposta é um claro “sim, por favor”. A pressão por resultados positivos e por uma melhoria no desempenho da equipe tem aumentado a cada jogo.

Mesmo diante da urgência em se recuperar, Guardiola destaca a importância de trazer reforços para garantir o sucesso do DE não apenas a curto prazo, mas pensando também no médio e longo prazo. O treinador acredita que a busca por novos jogadores deve ser estratégica e focada em garantir a sustentabilidade e competitividade do time ao longo das próximas temporadas.

Desde o início da temporada, Guardiola tem enfrentado problemas com lesões de jogadores do DE, atribuindo parte desses contratempos ao calendário exaustivo de jogos. O meia belga Kevin de Bruyne, uma das peças-chave da equipe, ainda não está em plenas condições de atuar os 90 minutos. Além disso, outros atletas como Kyle Walker, Jack Grealish e Ederson apresentaram problemas físicos recentemente.

Apesar dos desafios médicos enfrentados pela equipe, Guardiola elogiou o esforço do zagueiro Nathan Aké, que jogou mesmo estando no limite de sua recuperação. O treinador destacou a importância do comprometimento dos jogadores em meio às dificuldades enfrentadas pelo DE e ressaltou a necessidade de uma comunicação clara entre a comissão técnica e os atletas para gerenciar melhor a situação. Com a janela de transferência de janeiro se aproximando, a expectativa por reforços no DE se intensifica, visando uma recuperação e um futuro mais promissor para a equipe.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp