Colisão na DF-180 deixa motorista gravemente ferido: confira detalhes no DE DF

Motorista fica gravemente ferido após colidir com caminhão na DF-180

Um grave acidente envolvendo dois carros deixou uma pessoa ferida na DF-180, na madrugada desta terça-feira (17/12). O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atendeu a ocorrência às 4h10, próximo ao Incra 8, no balão de acesso a Águas Lindas (GO) e Ceilândia, na região de Brazlândia. Chegando ao local, as equipes de socorro se depararam com um VW Polo prata, que havia colidido frontalmente com um caminhão VW 7.110 branco. Os militares identificaram que o condutor do carro, de 49 anos, se encontrava preso às ferragens. Imediatamente, a equipe de salvamento iniciou a retirada, utilizando equipamento hidráulico.

A vítima foi atendida e transportada em estado grave ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), com fraturas na perna esquerda e nos braços, além de baixo nível de consciência. O motorista do caminhão, 48, foi avaliado pelos socorristas e não sofreu ferimentos. Não há informações sobre a dinâmica do acidente. A Polícia Militar ficou responsável pelo local.

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Ponte da Morte: Empresa sancionada recebeu milhões do governo

O governo federal destinou milhões à ponte que desabou e causou a morte de oito pessoas. A empresa encarregada da manutenção da “ponte da morte” recebeu vultosos repasses do governo federal e, atualmente, está proibida de firmar contratos. A empresa Matera Engenharia, contratada por R$ 3,6 milhões para manter a ponte, foi alvo de sanção pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), ligado ao Ministério dos Transportes, devido a irregularidades em contratos para conservar a rodovia federal onde ocorreu a tragédia.

Atualmente, a empresa Matera Engenharia, com sede no Rio Grande do Norte, está impedida de celebrar contratos com a União até 27/01/2025, abrangendo todos os poderes ligados ao órgão sancionador. A penalidade foi imposta dias antes do desabamento da ponte entre Maranhão e Tocantins, que resultou na queda de diversos veículos. O fundamento legal para a sanção é o artigo 7 da “Lei do Pregão”, que estabelece que quem não cumprir com as obrigações contratuais ficará impedido de contratar com órgãos públicos.

Representantes do Ministério dos Transportes afirmam que a Matera Engenharia teve um contrato específico para a manutenção da ponte em questão, que incluiu serviços como limpeza, substituição de juntas de dilatação, entre outros. O contrato foi firmado no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (Proarte), responsável por gerenciar serviços de manutenção em grandes obras como pontes, viadutos e túneis em áreas federais.

A empresa Matera Engenharia já recebeu R$ 276 milhões em contratos com o governo federal, sendo R$ 140 milhões já pagos. Além disso, obteve R$ 1,3 milhão em emendas parlamentares, parte proveniente do orçamento secreto. O restante veio de emendas de comissão e de bancada. A polêmica em torno dessas emendas está sob investigação do STF e da PF, com bloqueio de recursos determinado pelo ministro Flávio Dino. O acidente na ponte entre TO e MA resultou em oito mortes e nove desaparecidos.

O Corpo de Bombeiros do Tocantins confirmou as oito mortes decorrentes do desabamento da ponte Juscelino Kubitscheck, que ligava Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). As vítimas foram encontradas a 35 metros de profundidade no Rio Tocantins, juntamente com veículos submersos. Após o acidente, foram anunciados investimentos de R$ 100 a R$ 150 milhões para reconstruir a estrutura, com previsão de conclusão em 2025. O episódio colocou em evidência a importância da fiscalização e transparência nos contratos firmados com empresas para a manutenção de infraestruturas essenciais.

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