Operação da PF combate desvio de recursos públicos do SUS em Paraná e São Paulo: Empresas falsas e políticos envolvidos.

PF deflagra operação contra desvio de recursos públicos do SUS em cidades do Paraná e São Paulo

Segundo investigações, eram usadas empresas falsas para contratos superfaturados e o lucro era dividido entre empresários, diretores de organização social e políticos. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (17).

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RF) deflagraram uma operação contra um grupo suspeito de desviar recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), na manhã desta terça-feira (17), em cidades do Paraná e São Paulo. A ação ocorreu em Curitiba e municípios da região metropolitana, além de São Paulo, Santa Isabel e Ribeirão Preto.

Segundo a polícia, a operação busca identificar agentes políticos envolvidos, localizar bens ocultos e investigar mais a fundo uma organização social contratada para cuidar de dinheiro público da saúde. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), apenas em Curitiba, o desvio de recursos ultrapassou R$ 20 milhões até 2019.

A polícia está cumprindo 16 mandados de busca e apreensão, com a participação de 63 policiais, além de outras medidas cautelares, como bloqueios de valores, sequestro de bens e a proibição de contratação com o poder público para empresários e empresas envolvidas. A ação também contou com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

O esquema descoberto pela PF envolvia empresas falsas e “laranjas” (pessoas usadas para esconder os verdadeiros responsáveis) para justificar contratos superfaturados, dividindo ilegalmente o dinheiro entre empresários, diretores da organização social e agentes políticos. A polícia informou que o esquema incluía contratos falsos e contratação de empresas do mesmo grupo empresarial para realizar serviços médicos, além da descoberta de mais de um contrato para o mesmo serviço, com valores adulterados, com o intuito de desviar dinheiro público. A ação investiga crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, peculato e fraude à licitação.

Leia mais em DE Norte e Noroeste.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Subir para Urubici”: Paródia do hit “Descer para BC” viraliza com mais de 5 milhões de views

Resposta a ‘Descer para BC’, paródia ‘Subir para Urubici’ surfa no hit e supera 5 milhões de views

Vídeo diverte internautas colocando cidade da serra como ‘alternativa’ para temporada de verão em Balneário Camboriú.

Lançado em novembro, o hit “Descer pra DE”, um dos mais tocados do verão e que alcançou o Top 1 da playlist “Top Brasil” do Spotify, ganhou uma paródia à altura – literalmente. “Subir para Urubici”, em referência uma das cidades mais altas do Brasil, na Serra Catarinense, tem divertido internautas e já somou mais de 5 milhões de visualizações somando Instagram e TikTok.

A paródia, que usa a mesma melodia e antagoniza com o “sonho” de descer para Balneário Camboriú, é interpretada por Gustavo Henrique Metzner, do canal Indavírus e Lauro Antigo.

A letra traz uma história com bem menos ostentação que o hit de Brenno & Matheus e usa o trânsito congestionado na BR-101 e os preços altos da temporada para convencer os turistas a buscarem outro destino mais calmo: Urubici. O refrão troca o “Nós vai descer, descer lá pra DE”, por “Nós vai subir, subir para Urubici”.

Longe do mar e no alto da serra, a Urubici está entre as cidades com as temperaturas mais baixas do Brasil no inverno. Já Balneário Camboriú, no Litoral Norte, espera receber entre 2 e 3 milhões de turistas na temporada 2024/2025.

A música que exalta Balneário Camboriú, viralizou nas redes sociais e engajou até artistas e influenciadores na web. Até esta quinta-feira (26), o clipe oficial do hit superou 26 milhões de visualizações.

‘O hit foi encomendada pelos artistas ao compositor João Dalzoto, que a escreveu em parceria com o DJ Ari SL, e enfatiza o desejo de passar o verão nas praias da cidade. Segundo os cantores, a ideia de citar ‘DE’ na música veio de uma admiração que eles têm pela cidade, que fica no litoral norte de Santa Catarina e é conhecida como ‘Dubai Brasileira’ pelas construções luxuosas, arranha-céus e vida noturna agitada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp