Homem suspeito de promover ódio e ameaças a Maria da Penha é alvo de operação do MPCE: saiba mais

Suspeito de promover campanha de ódio e de ameaçar Maria da Penha é alvo de operação do MPCE

Homem usava o perfil nas redes sociais para atacar a farmacêutica e chegou a ir à antiga residência onde a cearense sofreu a tentativa de homicídio.

Maria da Penha, ativista e farmacêutica cearense que deu nome à Lei Maria da Penha — Foto: Divulgação/Instituto Maria da Penha

Um homem suspeito de promover ameaças e campanha de ódio contra a farmacêutica Maria da Penha através das redes sociais foi alvo de uma operação deflagrada pelo Ministério Público do Ceará no último sábado (14).

Conforme o Ministério Público, durante a operação “Echo Chamber” foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência de um dos principais investigados no estado do Espírito Santo e, também, num evento voltado ao público masculino em que o alvo participava no Rio de Janeiro.

Na ocasião, foram apreendidos equipamentos eletrônicos que serão analisados. A identidade do homem não foi revelada.

A Justiça determinou, ainda, a suspensão do perfil do suspeito na plataforma Instagram pelo período de 90 dias; a proibição dele se aproximar ou manter contato, pessoalmente ou por pessoa interposta, com Maria da Penha e suas filhas, bem como de se aproximar das residências delas; como também o impedimento de se ausentar da comarca onde reside, por mais de sete dias, sem autorização judicial, assim como do país.

No primeiro semestre de 2024, Maria da Penha passou a sofrer uma série de ataques de membros da extrema-direita e dos chamados “red pills” e “masculinistas”, que se reúnem em comunidades digitais para disseminar o ódio às mulheres.

Segundo as investigações realizadas pelo Ministério Público, a campanha atinge diretamente a honra de Maria da Penha, com conteúdo ofensivo e de natureza caluniosa, consistindo em possíveis delitos de intimidação sistemática virtual (“cyberbullying”), perseguição (“stalking”/”cyberstalking”), ameaça, dentre outros.

O órgão identificou um perfil com vários seguidores que produz conteúdos de natureza misógina (ódio, desprezo ou preconceito contra mulheres ou meninas), deturpando informações e atacando a farmacêutica Maria da Penha.

De acordo com a apuração do MP, os riscos potenciais não se limitaram às redes sociais. O principal investigado do caso foi até a antiga residência de Maria da Pena, no Bairro Papicu, em Fortaleza, onde ela sofreu tentativa de homicídio em 1983.

O nome da operação, “Echo Chamber” (Câmara de Eco), se refere a um termo usado para descrever um ambiente em que as pessoas são expostas a informações ou ideias que reforçam suas próprias crenças, sem entrarem em contato com opiniões divergentes. No contexto deste caso, o discurso do investigado contribuiu para a propagação de uma distorção dos fatos dentro de um grupo de seguidores, criando um ciclo fechado de informações.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Plano Operacional Réveillon 2025 Fortaleza: Transporte, Segurança e Atrações

Transporte, segurança e mais: confira o plano operacional para o Réveillon 2025 em Fortaleza

O plano foi divulgado nesta quinta-feira (26) pelo prefeito José Sarto. Vanessa da Mata, Paralamas do Sucesso e Pedro Sampaio são algumas atrações do evento.

A Prefeitura de Fortaleza apresentou nesta quinta-feira (26) o plano operacional para o Réveillon 2025, que ocorrerá no dia 31 de dezembro no Aterro da Praia de Iracema. A festa terá um dia, e não três como anunciado anteriormente.

As atrações confirmadas para a data são: Paulo Benevides, Vanessa da Mata, Paralamas do Sucesso, Pedro Sampaio, Matuê e Henry Freitas.

“A festa não se faz somente com grandes atrações, mas também com inovação, tranquilidade, acessibilidade e com toda uma infraestrutura do setor público, seja da Guarda Municipal e da Polícia Militar, seja do transporte público”, afirmou o prefeito José Sarto na coletiva.

De acordo com o prefeito, a expectativa é de receber 600 mil turistas, ‘injetando de forma direta e indireta 4,7 bilhões na economia do município durante o período’. “E temos uma previsão de público da ordem de 1,2 milhão de pessoas aproveitando a festa no Aterro”, disse Sarto.

Transporte Público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizará 63 ônibus extras no dia 31 de dezembro, além da tarifa social de R$ 3,90 (inteira) e R$ 1,50 (meia) na terça e quarta-feira (31/12 e 01/01).

A operação contará com ajustes especiais e pontos de embarque e desembarque organizados para maior conforto dos usuários. Na quarta-feira, haverá 48 veículos extras em operação.

Devido aos desvios e bloqueios das vias nas proximidades da festa, alguns pontos de parada da Av. Abolição e da Av. Historiador Raimundo Girão serão desativados temporariamente. Os itinerários de todas as linhas que trafegam pelo local serão desviados, com embarque e desembarque realizados nas rua Tenente Benévolo e Rua Pereira Filgueiras, no sentido leste/oeste e oeste/leste, respectivamente.

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) montou uma operação de tráfego composta por 240 agentes e orientadores. O efetivo atuará no entorno do Aterro da Praia de Iracema na terça e quarta-feira (31/12 e 01/01).

A operação terá início da terça-feira às 5h com a coibição de estacionamento e bloqueio nas ruas Camocim, Carlos Vasconcelos, Virgílio Vasconcelos, Barão de Aracati e Monsenhor Bruno, a partir do cruzamento com a Av. Monsenhor Tabosa, para montagem das barracas de ambulantes.

Às 12h está prevista a interdição principal do evento: bloqueio da Av. Abolição e Av. Historiador Raimundo Girão entre as ruas Nunes Valente e Ildefonso Albano.

Fiscalização Urbana

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará com cerca de 250 agentes para garantir a organização do comércio ambulante e a desobstrução de vias.

O efetivo verificará os materiais, equipamentos e autorizações do comércio ambulante. Além disso, equipes de fiscalização estarão posicionadas em bloqueios estratégicos nas ruas localizadas entre o Calçadão da Paisagística ao Espigão da Av. João Cordeiro, para manter as vias desobstruídas.

Segurança

O Revéillon 2025 contará com um efetivo de 433 guardas municipais, distribuídos pela cidade e em partes estratégicas no Aterro da Praia de Iracema.

As equipes ficarão responsáveis pela fiscalização e apoio na Avenida Rui Barbosa, no corredor para pedestres, no trecho compreendido entre a Av. Monsenhor Tabosa e a Rua Deputado Moreira da Rocha.

O efetivo também atuará na segurança de área da Beira-mar, auxiliando o tráfego da área. Os postos médicos também receberão equipes da guarda. Além disso, o reforço prevê ações nos terminais de integração.

Comércio Ambulante

100 vendedores ambulantes foram autorizados a comercializar lanches e bebidas durante o evento. Além disso, outros 63 ambulantes que já atuam na área da orla, independentemente de eventos, também estarão trabalhando no Réveillon.

Iluminação Pública

Durante todo o Réveillon 2025, serão disponibilizados oito eletricistas atuando no Aterro e também nos arredores do evento: dois na avenida Raimundo Girão, três circulando entre a avenida Beira-Mar e Praia de Iracema e outros três de plantão para eventual reforço.

Dentre as ações estão rondas noturnas para a execução de manutenções preventivas nas principais vias de acesso à Avenida Beira-Mar, realização de manutenções e reparos em toda a área e solicitação de equipe plantonista à Enel, para agir de forma emergencial caso haja necessidade durante o evento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp