IBGE: Quatro cidades cearenses têm territórios alterados em levantamento de 2023

Quatro cidades cearenses passaram por mudanças em seus territórios, de acordo com o levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, 199 municípios em todo o Brasil tiveram suas áreas alteradas, impactando diretamente nos limites territoriais de diversas regiões.

Pereiro e Ererê, cidades vizinhas localizadas na região do Jaguaribe, foram dois dos municípios cearenses que tiveram suas áreas modificadas. Treze quilômetros quadrados que antes pertenciam a Ererê foram oficialmente incorporados ao território de Pereiro, de acordo com o IBGE, refletindo em alterações administrativas e geográficas entre as cidades.

Por outro lado, Madalena e Itatira, localizadas no Sertão Central, também passaram por ajustes em seus territórios, evidenciando a dinamicidade e transformações constantes no mapa geográfico do estado do Ceará.

O território brasileiro como um todo registrou um aumento de 51.000 m² em 2023, segundo dados do instituto. A expansão passou de 8.510.417,771 km² em 2022 para 8.510.417,822 km² no ano passado, evidenciando tanto questões relacionadas ao crescimento territorial quanto às tecnologias empregadas para o cálculo e mapeamento das áreas.

Diversos estados brasileiros registraram alterações nas dimensões de seus municípios em 2023, incluindo Pernambuco, Rio Grande do Sul, Alagoas, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Sergipe, Paraná, Bahia, Ceará, Minas Gerais e Rondônia. Essas mudanças refletem não apenas ajustes geográficos, mas também o contexto de desenvolvimento e evolução das regiões.

É importante ressaltar que as transformações territoriais são processos complexos e que envolvem diversos fatores, como aspectos políticos, econômicos e sociais. O monitoramento e a atualização constante das informações geográficas são fundamentais para garantir a precisão e a adequação dos limites territoriais, contribuindo para uma gestão eficiente e transparente das cidades e estados brasileiros.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Esposa presa suspeita de matar policial militar em Fortaleza: prisão preventiva decretada

Esposa suspeita de matar policial militar tem prisão preventiva decretada em Fortaleza

O militar teria sido morto pela própria esposa durante uma discussão. Ela foi presa em flagrante nesta segunda, mesmo dia do crime.

A Justiça do Ceará decretou a prisão preventiva de Renata Iris de Souza Araújo Pinheiro, nesta terça-feira (24). Ela é suspeita de matar o cabo da Polícia Militar Wagner Sandys Pinheiro de Lima nesta segunda-feira (23). Ele foi assassinado a tiros no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, onde morava. No mesmo dia, ela foi presa em flagrante.

O crime teria acontecido durante uma discussão. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública disse que equipes da Polícia Militar prenderam em flagrante Renata, que tem 30 anos. O agente tinha 37 anos. O DE tenta localizar a defesa da mulher presa.

“A suspeita foi conduzida para uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuada por homicídio e está à disposição do Poder Judiciário. O 32º Distrito Policial é a unidade responsável pelas investigações do caso.”, informou a pasta.

A Associação dos Profissionais de Segurança lamentou a morte por meio de nota.

“A APS expressa seu pesar e solidariedade aos familiares, amigos e colegas de farda que conviveram com cabo, um policial dedicado que prestou inestimáveis serviços à sociedade cearense. Sua partida representa uma perda irreparável para todos que tiveram o privilégio de conhecer sua trajetória”, disse a entidade.

“Que Deus conforte o coração de todos familiares neste momento de imensa dor. Sabemos que, neste fim de ano, os corações estarão pesados de dor, mas mantenham a fé de que, um dia, estarão novamente com o Cabo Sandys. Recebam nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e respeito”, complementou.

DE é morto na Granja Lisboa, em Fortaleza

ASSISTA AOS VÍDEOS MAIS VISTOS DO CEARÁ

50 vídeos

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp