João Pedro Stédile, líder do MST, recebe Medalha do Mérito Farroupilha

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stédile recebeu uma homenagem de destaque na última segunda-feira (16) ao ser agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Essa distinção foi motivo de acalorados debates entre os deputados, com parlamentares contrários à condecoração apresentando um abaixo-assinado e duas propostas de mudanças nas regras de entrega da medalha.

Ao receber a medalha, Stédile ressaltou que ela representa não apenas sua luta, mas de todos os envolvidos na busca por reforma agrária, desde Sepé Tiaraju até companheiros do MST, como Itamar Siqueira. O líder do MST afirmou que essa homenagem é para todos os defensores da terra, ressaltando seu comprometimento com a causa ao declarar: “Quando eu morrer cansado de tantas guerras, morrerei de bem com minha terra”.

A proposta de concessão da medalha foi protocolada por Adão Pretto Filho, deputado do PT, e aprovada pela mesa diretora da Assembleia Legislativa do RS no início do mês. A entrega da Medalha do Mérito Farroupilha a João Pedro Stédile foi um marco, segundo o parlamentar, que destacou o reconhecimento do trabalho social do líder não apenas no estado, mas em todo o Brasil e no mundo.

Essa honraria, no entanto, gerou muita polêmica, com um abaixo-assinado com 25 mil assinaturas pedindo a suspensão da homenagem e um projeto de alteração das regras para a concessão da medalha sendo proposto pelo deputado Rodrigo Lorenzoni. A sugestão é que a decisão de conceder a medalha passe pelo plenário da Assembleia, modificando o processo atual em que a medalha pode ser entregue uma vez a cada mandato de deputado a qualquer cidadão, mediante aprovação da Mesa Diretora.

Nascido em Lagoa Vermelha, no Norte do Rio Grande do Sul, João Pedro Stédile é economista e ativista social. Fundador do MST em 1984, ele atua como membro do coletivo da coordenação nacional do movimento até os dias atuais, além de ser autor de obras sobre o tema. Reconhecido por seu trabalho, Stédile já foi homenageado com medalhas semelhantes em outras casas legislativas, como na Câmara dos Deputados e nas Assembleias Legislativas de São Paulo e Minas Gerais. A Medalha do Mérito Farroupilha é mais uma forma de destacar sua trajetória e representatividade na luta pela reforma agrária.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Subir para Urubici”: Paródia do hit “Descer para BC” viraliza com mais de 5 milhões de views

Resposta a ‘Descer para BC’, paródia ‘Subir para Urubici’ surfa no hit e supera 5 milhões de views

Vídeo diverte internautas colocando cidade da serra como ‘alternativa’ para temporada de verão em Balneário Camboriú.

Lançado em novembro, o hit “Descer pra DE”, um dos mais tocados do verão e que alcançou o Top 1 da playlist “Top Brasil” do Spotify, ganhou uma paródia à altura – literalmente. “Subir para Urubici”, em referência uma das cidades mais altas do Brasil, na Serra Catarinense, tem divertido internautas e já somou mais de 5 milhões de visualizações somando Instagram e TikTok.

A paródia, que usa a mesma melodia e antagoniza com o “sonho” de descer para Balneário Camboriú, é interpretada por Gustavo Henrique Metzner, do canal Indavírus e Lauro Antigo.

A letra traz uma história com bem menos ostentação que o hit de Brenno & Matheus e usa o trânsito congestionado na BR-101 e os preços altos da temporada para convencer os turistas a buscarem outro destino mais calmo: Urubici. O refrão troca o “Nós vai descer, descer lá pra DE”, por “Nós vai subir, subir para Urubici”.

Longe do mar e no alto da serra, a Urubici está entre as cidades com as temperaturas mais baixas do Brasil no inverno. Já Balneário Camboriú, no Litoral Norte, espera receber entre 2 e 3 milhões de turistas na temporada 2024/2025.

A música que exalta Balneário Camboriú, viralizou nas redes sociais e engajou até artistas e influenciadores na web. Até esta quinta-feira (26), o clipe oficial do hit superou 26 milhões de visualizações.

‘O hit foi encomendada pelos artistas ao compositor João Dalzoto, que a escreveu em parceria com o DJ Ari SL, e enfatiza o desejo de passar o verão nas praias da cidade. Segundo os cantores, a ideia de citar ‘DE’ na música veio de uma admiração que eles têm pela cidade, que fica no litoral norte de Santa Catarina e é conhecida como ‘Dubai Brasileira’ pelas construções luxuosas, arranha-céus e vida noturna agitada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp