Instituto Vini Jr.: Projeto educacional de Vini Jr. atende 6 mil alunos em 5 estados; orgulho em São Gonçalo

Projeto educacional de Vini Jr. DE atende 6 mil alunos no país; moradores de São
Gonçalo contam que estão orgulhosos do jogador

Instituto Vini Jr. está em 24 escolas em cinco estados do país. Apenas em São
Gonçalo, terra-natal do atleta, são 520 menores atendidos pelo projeto.

O jogador Vinícius Jr. não se restringe apenas ao mundo futebolístico e também investe na educação. O Instituto que leva o nome do atleta, atende 6 mil crianças e adolescentes em cinco estados do país. Recentemente, o atleta foi eleito o melhor jogador do mundo na premiação Fifa The Best em Doha, no Catar.

Entre as prioridades de Vinícius está o incentivo à educação. Nascido em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o Instituto Vini Jr. busca promover o aprendizado por meio de ferramentas tecnológicas e do futebol como exemplo.

O instituto desenvolveu o aplicativo Base, que utiliza a tecnologia como ferramenta e o futebol como linguagem para o ensino de conteúdos. O projeto está presente em 24 escolas distribuídas em cinco estados do país, contribuindo para novos modelos de aprendizagem mais dinâmicos e eficazes.

Além disso, o projeto pedagógico do Instituto Vini Jr. inclui um programa educacional antirracista, demonstrando a importância da educação para a formação de uma sociedade mais igualitária e consciente.

São Gonçalo, cidade natal de Vini Jr., é um dos principais polos de atendimento do projeto, atuando em duas instituições de ensino e beneficiando um total de 520 alunos. A Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire, onde o jogador estudou, é uma das instituições atendidas, evidenciando a conexão e o comprometimento do atleta com sua cidade.

Vinícius Jr. é considerado um grande orgulho para São Gonçalo, como demonstrado na época em que concorreu à Bola de Ouro. A Prefeitura da cidade chegou a produzir um vídeo destacando o apoio e a confiança dos estudantes da rede de ensino local no potencial do atleta, que ficou em segundo lugar na premiação.

O Instituto Vini Jr. utiliza o futebol como uma ferramenta de incentivo para que as crianças se dediquem aos estudos, promovendo a educação e a formação de cidadãos mais críticos e engajados socialmente. É uma iniciativa que vai além do esporte, impactando positivamente a vida de milhares de jovens em todo o país.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Shows e eventos: Nando Reis, Festival de Samba em Niterói, último show de Zeca Pagodinho antes da pausa na carreira. Confira o que fazer no Rio!

Nando Reis no Arena Jockey, Festival de Samba em Niterói, último show de Zeca Pagodinho antes de pausa na carreira: veja o que fazer no Rio

Guia RJ mostra programação cultural e opções de lazer no Rio; monte o seu roteiro.

A programação cultural do Rio nos próximos dias tem entre seus destaques a despedida de Zeca Pagodinho dos palcos antes de uma pausa de 5 meses na carreira.

Outros destaques são o show de Nando Reis, um festival de samba gratuito em Niterói e a exposição “Dono do MAR”, na Zona Portuária do Rio.

Veja abaixo dicas de lazer no Rio.

Shows e festas

Nando Reis

O cantor e compositor Nando Reis apresenta nesta sexta-feira (20) na Arena Jockey a turnê “Uma Estrela Misteriosa”, com as músicas de seu novo álbum quádruplo, além de sucessos que marcaram seus 41 anos de carreira.

🗓️Quando? sexta-feira (20), 19h 📍 Onde? Praça Santos Dumont, 31 – Gávea, Rio de Janeiro 💲R$ 80 a R$ 410. Vendas no site

Forró do Kiko

No sexta-feira (20), às 18h, o Forró do Kiko se apresenta no Alfarabi, no Centro. O grupo, reconhecido pela atmosfera psicodélica e sua sonoridade original, tem arranjos concebidos pelo diretor musical Kiko Horta, e instrumentistas expoentes da nova geração. O repertório é composto por música brasileira cantada e instrumental de altíssima qualidade: Dominguinhos, Gonzagão, Sivuca, Hermeto Pascoal, Chico Buarque e Gilberto Gil são alguns homenageados do arrasta-pé, acompanhado ainda de composições autorais.

Zeca Pagodinho

1 de 7 Show da turnê “Zeca Pagodinho – 40 anos” — Foto: Will Aleixo/Divulgação

Show da turnê “Zeca Pagodinho – 40 anos” — Foto: Will Aleixo/Divulgação

Zeca Pagodinho, um dos maiores nomes da história do samba, faz, neste final de semana, o último show, de 2024, da turnê “Zeca Pagodinho – 40 anos”. A apresentação acontece neste sábado (21) na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro. A abertura ficará por conta do Quarteto de Cordas do Instituto Zeca Pagodinho. Depois desta apresentação, Zeca Pagodinho vai se afastar dos palcos por um período de cinco meses para se dedicar a família.

Zé Bigode Orquestra

O grupo Zé Bigode Orquestra fará sua saideira de 2024 apresentando canções de Bob Marley no Kingston Club, na Lagoa, no domingo (22), com participação de Emmano, Digital dubs e DJ Júlio Rodrigues.

SAMBA

Tributo a Wilson Moreira

Na quinta-feira (19), o Teatro Rival Petrobras abre seu palco para um tributo ao saudoso cantor e compositor Wilson Moreira. A homenagem terá uma roda de samba comandada pelo grupo As Herdeiras do Samba, composto por Geisa Ketti (filha de Zé Ketti), Eliane Duarte (filha de Mauro Duarte), Monica Trepte (filha de Casquinha da Portela) e Andréa Moreira (filha de Wilson Moreira), que vai lançar o livro “Salve essa bondade”, uma biografia afetiva do pai., com prefácio da jornalista, escritora e pesquisadora Marilia Barbosa Trindade.

Maria Rita — Foto: Stephanie Rodrigues/g1

Festival de samba em Niterói

As celebrações do Samba no mês de dezembro ganharam um evento especial em Niterói. No próximo fim de semana, dias 21 e 22, um festival dedicado ao gênero símbolo do Brasil reúne grandes nomes no Caminho Niemeyer em shows gratuitos. A programação inclui shows de Maria Rita, Xande de Pilares, Mosquito, Clareou e Balacobaco, Intimistas, Bicho Solto e as baterias das escolas de samba Cubango e Viradouro.

A entrada do Festival de Samba de Niterói é gratuita. No local do evento, a Prefeitura disponibilizará pontos de coleta para doação de alimentos não perecíveis, para o programa Niterói Solidária que apoia famílias em situação de vulnerabilidade social.

Confira, abaixo, a programação:

21/12 – Sábado

* 17h – Escolas de Samba (Alegria da Zona Norte, Região Oceânica, Sabiá e Cubango)
* 18h30 – Roda de Samba
* 19h10 – Intimistas
* 21h – Mosquito22h – Roda de Samba
* 22h40 – DJ Bertolossi
* 23h10 – Maria Rita

22/12 – Domingo

* 17h – Escolas de Samba (Império de Charitas, Magnólia Brasil e Viradouro)
* 18h30 – Clareou + Balacobaco19h45 – Roda de Samba – Niu Souza
* 20h30 – Bicho Solto
* 21h30 – DJ Bertolossi
* 22h – Xande de Pilares

TEATRO

Contação de histórias no Museu do Pontal

Natal da Bicharada, no Museu do Pontal — Foto: Divulgação

Às vésperas do Natal, o Museu do Pontal traz para os pequenos sessões de contações de histórias recheadas de diversão e brincadeiras. No sábado (dia 21), às 16h, o ator mineiro Léo Brasil vai contar histórias natalinas em cordel, incluindo s Reis Magos, uma Arca misteriosa e Papai Noel. No domingo (22), às 16h, a mineira Vanessa Lobo vai falar sobre a história de um tucano que, inspirado na decoração natalina da cidade vizinha, resolve promover o Natal da bicharada. Os bebês também vão brincar em clima de Natal. A roda de atividades lúdicas Bebês no Museu do Pontal, que acontece todos os domingos em duas sessões, às 10h e às 11h, busca inspiração na cultura popular para celebrar o Natal. Os arte-educadores da instituição desenvolvem brincadeiras simples e populares, além de trabalharem a coordenação motora e a musicalidade dos pequenos. As senhas são distribuídas com 30 minutos de antecedência.

O Quebra-Nozes

Cena de ‘Quebra-Nozes’, em cartaz no Theatro Municipal — Foto: Daniel Ebendinger/Divulgação

Quem quiser assistir ao O Quebra-Nozes tem a possibilidade de adquirir uma entrada gratuita para acompanhar o espetáculo, que será transmitido em um telão nos dias 19, 20 e 21. Serão distribuídas 300 senhas por dia, uma hora antes do início do espetáculo, ou seja, a partir das 18h.

O balé é um dos mais famosos do mundo, do final do século XIX, e que conta a história de Drosselmeyer, um misterioso fabricante de relógios e brinquedos.

A exposição do Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Imagem da exposição “Arroboboi, Dangbé” — Foto: Renata Xavier/Divulgação

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói vai receber, a partir desta quarta-feira e até 9 de março de 2025, a exposição “Arroboboi, Dangbé”. Além de 200 fotografias do desfile que arrebatou público e jurados na Sapucaí este ano, a mostra vai reunir ainda 20 fantasias, entre elas três de destaques, criadas pelo carnavalesco Tarcísio Zanon para ilustrar o enredo que deu o terceiro campeonato do Grupo Especial à escola de Niterói. Outro ponto que promete encantar os visitantes é a serpente de 9 metros de comprimento que abriu o desfile da vermelho e branco levando o público da Sapucaí ao delírio.

A curadoria da exposição é da consagrada fotógrafa Renata Xavier e os textos são do jornalista e doutor em artes João Gustavo Melo, enredista da Viradouro. As fotos que serão expostas têm crédito de Renata Xavier, Leandro Lucas, Keila Ribeiro, Leandro Joras e Rodrigo Palma.

O Museu de Arte do Rio inaugurou a sua última exposição de 2024 na terça-feira (17). “O dono do MAR”, é a primeira exposição individual institucional que reúne e celebra a obra do artista Primo da Cruz (1983-2020). Nas obras apresentadas na mostra, a realidade e a imaginação convivem com crenças, desejos e vislumbres de um jovem criado em uma favela que viveu com as complexidades resultantes do amor de uma família e do descaso do Estado. A curadoria da mostra é assinada por Alexis Zelensky, Armando Antenore, Clarissa Diniz, Felipe Carnaúba e Maxwell Alexandre, além do acompanhamento curatorial da Equipe MAR, composta por Amanda Bonan, Marcelo Campos, Amanda Rezende, Thayná Trindade e Jean Carlos Azuos.

A obra de Primo da Cruz articula a sua experiência com a violência urbana, o seu trabalho no tráfico com uma formação evangélica. A exposição reúne mais de 50 obras, entre pinturas e esculturas. No repertório visual e temático do artista se destacam personagens do seu dia a dia, o cotidiano periférico, a paisagem carioca, a vida no cárcere, além do seu contato com a religião.

FEIRAS E EVENTOS

Rua Walls – Festival de Arte Urbana

Rua Walls – Festival de Arte Urbana — Foto: Divulgação

O Rio inaugura a primeira parte da galeria a céu aberto no Morro do Pinto, no Santo Cristo, com o festival de arte urbana Rua Walls. Mais de 20 murais prometem transformar a região em uma imensa galeria a céu aberto.

Com a participação de artistas nacionais e internacionais, o evento contará com a criação dos murais para colorir locais icônicos como o Largo da Prainha, o Hotel Intercity e a Fábrica Bhering. A iniciativa também visa provocar reflexões críticas sobre a cidade e suas transformações.

Este guia completo de eventos e lazer no Rio de Janeiro mostra as diversas opções culturais e de entretenimento que a cidade oferece, desde shows de renomados artistas como Nando Reis e Zeca Pagodinho até exposições de arte contemporânea. Aproveite para montar o seu roteiro e desfrutar de tudo o que a Cidade Maravilhosa tem a oferecer.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp