Calendário de Pagamento IPVA 2025 em Santa Catarina: Confira as Datas

IPVA 2025 tem calendário para pagamento divulgado em Santa Catarina

O calendário de pagamento do IPVA 2025 foi definido em Santa Catarina. Os valores seguem sem aumento no próximo ano. As alíquotas, portanto, continuam em 2% para carros e utilitários nacionais ou estrangeiros e 1% para motocicletas e similares, veículos de transporte, carga ou passageiros e os destinados à locação.

O contribuinte tem três alternativas para o pagamento do IPVA no estado: cota única, parcelamento em três vezes sem juros ou em 12 vezes, através do cartão de crédito. O estado pretende regulamentar, no início do próximo ano, o pagamento via PIX.

A base de cálculo do IPVA é o valor de mercado do veículo e leva em conta a tabela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. O imposto considera o mercado automotivo catarinense, conforme prevê o artigo 6º da Lei nº 7.543, de 1988.

Atualmente, Santa Catarina tem 6,1 milhão de veículos registrados em sua frota, das quais 4,9 milhões são passíveis de tributação. Os demais, entram para a cota de isenção.

FORMAS DE PAGAMENTO

– Cota única: o imposto deve ser quitado até o final de cada mês, de acordo com o final de cada placa – o prazo para placas com final 1 vai até 31 de janeiro.
– Parcelamento em três vezes sem juros: o pagamento da 1ª cota deve ocorrer até o dia 10 de cada mês, de acordo com o final de cada placa – placas com final 1 têm até o dia 10 de janeiro para pagar a primeira parcela.
– Parcelamento em até 12 vezes pelo cartão de crédito: pagamento por meio de uma empresa credenciada. Esta opção se dá por operação financeira semelhante a um empréstimo e tem incidência de custos de financiamento, incluindo juros e demais encargos acrescidos às parcelas.

ISENÇÕES

Não precisam pagar o IPVA:

– Motocicletas até 200 cilindradas e veículos com 30 anos ou mais de fabricação são isentos do pagamento. A isenção para as motocicletas, no entanto, está condicionada ao não cometimento de infração de trânsito no ano anterior e é concedida automaticamente.
– Veículos de propriedade de pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda ou autista, ou de seu responsável legal, para uso da pessoa com deficiência ou autista, ainda que conduzido por terceiro.
– Táxis.
– De propriedade das sociedades corpos de bombeiros voluntários.
– De consulados.
– De instituições religiosas, de educação e de assistência social (imunidade).
– De partidos políticos (imunidade).
– E de consulados credenciados junto aos órgãos governamentais.

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS DE Santa Catarina NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hospital Veterinário Municipal de Curitiba: Início das atividades marcado para 13 de janeiro

O hospital veterinário público de Curitiba está prestes a iniciar seu funcionamento, disponibilizando uma gama de serviços semelhantes aos oferecidos pelas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). Consultas, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação fazem parte do escopo de atendimento da unidade, cujo início das atividades está marcado para o dia 13 de janeiro. Os agendamentos para consultas já estão abertos, e a população interessada pode se programar para buscar auxílio para seus animais de estimação.

O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba representa um marco para o Paraná, sendo o primeiro estabelecimento público especializado no atendimento veterinário. Com uma estrutura robusta e equipe qualificada, a unidade localizada no bairro Taboão, região norte da capital, contará com profissionais especializados em oferecer serviços de qualidade para até 50 cães e gatos por dia. O horário de funcionamento será das 8h às 17h, com atendimento integral para casos emergenciais.

A prioridade no atendimento será para animais de estimação de moradores em situação de vulnerabilidade social, beneficiários do programa Armazém da Família e integrantes da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. A prefeitura destaca a importância de estender os serviços de proteção animal da cidade por meio do Hospital Veterinário, cujo protocolo de atendimento seguirá o padrão das UPAs, priorizando casos de urgência e emergência.

Além de consultas, o hospital oferecerá atendimento especializado em diversas áreas da medicina veterinária, como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia. Os agendamentos podem ser realizados através do site da Rede de Proteção Animal da Prefeitura, seguindo um passo a passo simples e prático que envolve o cadastro dos animais e a escolha das datas e horários disponíveis para consulta.

O objetivo do Hospital Veterinário é impactar positivamente a assistência aos animais da cidade, proporcionando atendimento de qualidade e acessível a todos os públicos. A inauguração do estabelecimento marca um avanço significativo na oferta de serviços veterinários em Curitiba e reforça o compromisso da gestão municipal com o bem-estar animal. A população está convidada a agendar suas consultas e garantir o melhor cuidado para seus pets com a equipe especializada do novo hospital público da cidade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp