Ministério confirma federalização do Porto de Itajaí (SC) e nomeia novo administrador
A gestão do Porto de Itajaí, localizado no Litoral Norte de Santa Catarina, passará a ser de responsabilidade da Autoridade Portuária. Anteriormente, a estrutura estava sob o comando provisório do município, mas agora será administrada pela mesma entidade que gerencia o Porto de Santos, em São Paulo.
O Ministério dos Portos e Aeroportos decidiu pela federalização do Porto de Itajaí, que é o maior do estado de Santa Catarina e um dos principais do país. Essa alteração implica na nomeação do advogado João Paulo Tavares Bastos como novo administrador. A gestão do terminal será conduzida pela Autoridade Portuária de Santos (APS).
A decisão de retomar a administração pelo Governo Federal representa uma mudança significativa para o Porto de Itajaí. Com o maior PIB do estado, a estrutura agora estará sob um novo modelo de gestão, visando garantir a continuidade das operações, a preservação dos empregos e a eficiência na movimentação de cargas.
Segundo dados da autoridade portuária, somente no início de dezembro deste ano, o Porto de Itajaí movimentou cerca de 11,5 mil toneladas e recebeu mais de 1.000 navios. A parceria entre os portos de Santos e Itajaí fortalece a competitividade logística, otimiza rotas e operações, além de melhorar o atendimento ao mercado internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico das regiões.
A municipalização da gestão do Porto de Itajaí, que perdurava desde a década de 1990, chegará ao fim em 31 de dezembro, com a federalização sendo efetivada. A mudança de posicionamento do Governo Federal, que anteriormente visava a privatização, destaca a importância de garantir a regularização do porto e o interesse econômico da região catarinense.
É fundamental ressaltar que a decisão de federalizar o Porto de Itajaí foi tomada após um amplo debate no governo, com o objetivo de assegurar a eficiência na gestão, a estabilidade financeira e a sustentabilidade das atividades portuárias. A parceria entre os portos de Santos e Itajaí promete trazer benefícios para a logística nacional e impulsionar o desenvolvimento econômico das regiões envolvidas.