Marketing do Corinthians: Estratégias para Reforços Midiáticos em 2025 – Entenda sobre possível chegada de jogadores como Pogba e o modelo de negócio utilizado para contratar Memphis Depay.

Vem um novo Memphis? Chefe do marketing do Corinthians explica sobre possíveis reforços midiáticos

Vinicius Manfredi analisa dificuldades e oportunidades de contratar jogadores com auxílio de patrocinadores e comenta oferta de site de acompanhantes para bancar Pogba

Memphis Depay: gols, assistências e melhores momentos no Brasileirão 2024
[https://s04.video.glbimg.com/x240/13183347.jpg]

O sucesso na contratação de Memphis Depay, bancado com dinheiro do patrocinador máster, fez com que torcedores e até mesmo dirigentes do Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/] sonhassem com a chegada de novos reforços do mesmo perfil: midiáticos e com o potencial de terem suas imagens exploradas por parceiros do clube. Responsável por comandar o departamento de marketing do Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/], o superintendente Vinicius Manfredi trata como viável a repetição deste modelo de negócio, mas faz questão de alertar para as dificuldades de realizar projetos deste tipo.

É um modelo legal, sedutor, ele faz a gente sonhar com vários movimentos, mas não é fácil de ser executado, ainda mais pelas cifras envolvidas quando você pensa em jogadores dessa magnitude. Já não é tão simples vender um patrocínio. E nestes casos você tem que entender também qual é o seu acordo com o atleta. Porque o jogador é um ativo do clube, dentro do clube, quando ele está associado ao clube. Mas, se você quiser tê-lo também como um embaixador para marcas, é uma outra negociação que precisa ser feita.

Segundo Vinicius Manfredi, a busca por reforços deste tipo sempre parte do departamento de futebol, e só depois a área de marketing é acionada. A gente só consegue entrar em campo se em algum momento a gente for acessado por alguém falando: “Olha, precisamos de apoio para tentar montar uma campanha, um projeto, ou um discurso pra tentar trazer um atleta.” O caso de Memphis Depay teve uma peculiaridade: ao fechar patrocínio máster com o Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/], a casa de apostas Esportes da Sorte já tinha a intenção de bancar uma contratação de peso e reservou em contrato R$ 57 milhões para investir neste reforço.

Tal quantia, que representa menos de 20% do valor total do acordo, já é maior do que o clube recebe em todos os outros patrocinadores. O segmento bet (de apostas) é muito característico. As marcas sabem que se não estiverem na camisa de um determinado clube uma empresa concorrente estará. A porta de entrada das plataformas acaba sendo o futebol, e há um número limitado de times para patrocinar: são apenas 20 na Série A – argumenta o dirigente do Corinthians, que ainda prossegue: Por isso que a gente vê às vezes comentários do tipo: “Nossa, mas a propriedade de determinado clube era vendida por 15 e agora estão pagando 60, 70. Isso acontece não porque o patrocínio vale mais agora, é porque para aquela categoria (casas de apostas) é muito característica essa disputa.

Como já tem a Esportes da Sorte como parceira, o Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/] não pode fechar com outra empresa do ramo. A atual patrocinadora não descarta participar de novas contratações do clube, mas sem investir cifras parecidas com as da operação com Memphis Depay – a empresa esteve envolvida, por exemplo, na compra do goleiro Hugo Souza, mês passado.

Ganhou força entre torcedores do Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/] nos últimos dias a possibilidade de o clube contratar o meia francês Paul Pogba, que está sem clube. Apesar de especulações, o chefe do marketing alvinegro garante não ter sido procurado pelo departamento de futebol para viabilizar parceiros para esta transferência. Na última terça-feira, o Timão recebeu uma oferta da plataforma de acompanhantes Fatal Model. A empresa divulgou em suas redes sociais que estava disposta a bancar os salários de Pogba, mas horas depois o clube se manifestou agradecendo a proposta e negando qualquer negociação nesse sentido.

Independentemente do interesse ou não em Pogba, Vinicius Manfredi explicou sua visão sobre uma eventual parceria com a Fatal Model. A empresa já é parceira de clubes de futebol, como o Vitória, mas enfrenta resistência por estar ligada ao mercado da prostituição. Eu acho que é um assunto bem delicado, como tantos outros segmentos que também são anunciantes no esporte ou em outras áreas. Acho que dá pra enxergar de duas maneiras: o de crítica e também pelo lado que eles tentam fazer com que uma atividade que sempre foi informal e sempre foi muito mal cuidada tenha uma certa segurança, tanto para quem anuncia na plataforma quanto para quem utiliza o serviço – opinou.

– Mas, de fato, é um segmento que precisa ter muita análise para tomar essa decisão, tem um custo de imagem, tem bastante coisa a ser avaliada junto às possibilidades. É preciso entender um pouco qual o movimento que o clube quer fazer do ponto de vista de posicionamento – completou.

Como mostrou o ge no início do mês, apesar das dificuldades financeiras, o Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/] tem a intenção de buscar ao menos um grande reforço a cada ano, como foi a chegada de Memphis ao clube em 2024. A aproximação do clube de jogadores estrangeiros e também brasileiros que atuaram ou atuam na seleção brasileira tem sido feita nos últimos meses pelo executivo Fabinho Soldado. Com o projeto de Memphis como exemplo, o objetivo é mudar a imagem do clube nos bastidores.

Um dos exemplos recentes do projeto do Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/] em se aproximar de estrelas do futebol mundial foi a breve negociação com o zagueiro espanhol Sergio Ramos. O jogador reagiu positivamente ao interesse alvinegro, mas o Timão esbarrou no alto investimento que teria de fazer para contar com o zagueiro de 38 anos no elenco. A reta final da temporada e a incerteza sobre o calendário de 2025 acabaram esfriando as tratativas. A chegada de Sergio Ramos, neste momento, está descartada pelo Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/]. O departamento de futebol também não se animou com a possibilidade de contratar Pogba.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Figueirense anuncia contratação de Fabrício, ex-Internacional: reforço para Série C

Figueirense contrata o goleiro Fabrício, ex-Internacional

O Figueirense, conhecido como Figueira, anunciou a contratação do experiente goleiro Fabrício, que estava atuando pelo Internacional. Aos 38 anos, o jogador assinou um contrato válido por duas temporadas com o Alvinegro. Essa contratação era um desejo antigo do clube catarinense, que busca reforçar seu elenco para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Fabrício chega para somar com a equipe do Figueirense, trazendo toda sua experiência e qualidade técnica.

Após se destacar no Campeonato Carioca de 2024, o Figueira demonstrou interesse em contar com os serviços de Fabrício, porém, na época, o goleiro optou por permanecer no Internacional. Com o término do seu contrato com o clube gaúcho para a temporada de 2025, o arqueiro ficou livre no mercado de transferências, o que facilitou a negociação com o Figueirense. Dessa forma, o goleiro chega ao Alvinegro sem custos de transferência, o que representa um ótimo negócio para o clube.

Ao longo de sua carreira, Fabrício acumulou passagens por diversos clubes do futebol brasileiro, incluindo o Operário-PR, Cianorte, JMalucelli, Boa Esporte, CSA, Vila Nova, Água Santa, Azuriz e Uberlândia. Com destaque para a conquista do título da Série C em 2020 atuando pelo Vila Nova. O goleiro foi peça fundamental na campanha da equipe, sendo titular em 21 partidas e sofrendo apenas 15 gols, demonstrando sua qualidade e importância dentro de campo.

No Internacional, Fabrício disputou 10 partidas, entre o Brasileirão e a Sul-Americana, sofrendo oito gols. Já atuando pelo Nova Iguaçu no início deste ano, o goleiro esteve em campo em 16 jogos, entre o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil, sofrendo 19 gols. Com números expressivos e uma trajetória de sucesso, Fabrício chega ao Figueirense para contribuir com sua experiência e talento, sendo mais uma opção para o técnico Thiago Carvalho, que terá quatro goleiros à disposição.

Agora, com a chegada de Fabrício e a regularização do pagamento do CNRD, o Figueirense poderá iniciar o processo de inscrição de novos atletas para a temporada de 2025. Além disso, o clube terá um aumento de 25% na folha salarial, visando montar uma equipe competitiva e sólida para os desafios que virão pela frente. A torcida do Figueira está empolgada com as perspectivas para o novo ano e o técnico Thiago Carvalho terá a responsabilidade de montar uma equipe forte e competitiva para buscar o sucesso nas competições que disputará. O próximo compromisso do Figueirense será contra o Joinville, com transmissão ao vivo pela NSC TV, em um jogo que promete muitas emoções e expectativas para os torcedores do Alvinegro. Com informações do esporte catarinense sempre atualizadas em DE.globo.com/sc.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp