Desconto no IPVA bate recorde em função da Nota Fiscal goiana

Atualmente, 325,4 mil pessoas já garantiram o desconto sobre o valor do IPVA para 2019.

O Programa Nota Fiscal Goiana, lançado pelo Governo de Goiás em 2015, já bateu o recorde do ano passado inteiro em número de contribuintes a serem beneficiados com descontos no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Atualmente, 325,4 mil pessoas já garantiram o abatimento sobre o valor do IPVA para 2019.

No ano passado, 243,9 mil contribuintes acumularam pontos e garantiram desconto no IPVA deste ano. Segundo o secretário da Fazenda, Manoel Xavier Ferreira Filho, a expectativa é de que até dezembro o número de pessoas com descontos no IPVA, dentro do programa, supere o crescimento de 80% em relação ao ano passado.

O motorista Uesmar Lima Martins, conhecido como Mazinho, pede o CPF na nota desde a compra do pãozinho até nos produtos de maior valor. Ele realizou o cadastro em junho de 2016, e conta que, além da motivação dos prêmios e descontos, vê no programa uma forma de garantir que o imposto pago tenha destino certo. “Se no valor do produto está incluído o imposto, é justo que ele vá para onde deve ir que é o serviço público”, enfatizou.

A quantidade de compras feitas com CPF na nota reflete no número de pontos acumulados. O coordenador do programa, Leonardo Vieira de Paula, o aumento expressivo no número de pessoas com o benefício, demonstra que o programa Nota Fiscal Goiana já virou um hábito no dia a dia dos cidadãos. “As pessoas estão mais conscientes da importância de cobrar a nota. Além disso, há o incentivo das premiações e o desconto do IPVA que para muitos é um alívio a mais nas contas”, justificou.

Além do desconto de até 10% no IPVA, os inscritos concorrem a prêmios mensais em dinheiro e ao prêmio extra de R$ 1 milhão (valor bruto) em dezembro. Cada R$ 1 real em compras vale 1 ponto. A cada 100 pontos o participante tem direito a concorrer aos prêmios com 1 bilhete. Para o sorteio previsto para o dia 28, foram gerados nesta semana 1,7 milhão de bilhetes.

Atualmente, 628 mil pessoas estão cadastradas no programa Nota Fiscal Goiana. E para se inscrever, basta acessar o site nfgoiana.sefaz.go.gov.br e preencher o cadastro. A partir daí, é só pedir para incluir o CPF nas compras que o consumidor estará concorrendo automaticamente aos prêmios.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp