Entenda como calcular a nota do ENEM e evite erros na sua inscrição

3 erros ao calcular a nota do ENEM

Entenda como funciona o cálculo da nota e evite confusões na hora de planejar
seus próximos passos

A nota do Enem é um fator decisivo para quem busca ingressar no ensino superior,
mas muitos estudantes acabam cometendo erros ao calculá-la. Isso acontece porque
o método de avaliação vai além de uma simples média aritmética, considerando
pesos específicos para as áreas do conhecimento e a complexidade das questões
por meio da TRI (Teoria de Resposta ao Item). Para ajudá-lo a evitar confusões,
reunimos aqui os principais pontos sobre o cálculo da nota do Enem e as dúvidas
mais frequentes.

Como funciona o cálculo da nota do ENEM?

O cálculo da nota do ENEM utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia
não apenas o número de questões corretas, mas também a coerência nas respostas.
Isso significa que acertar questões consideradas fáceis e errar as difíceis pode
reduzir sua pontuação, indicando possíveis “chutes”. Além disso, cada área do
conhecimento tem um peso que varia de acordo com o curso e a instituição
escolhida, o que exige atenção ao planejar sua inscrição.

Erros mais comuns ao calcular a nota

1. Somar as notas sem considerar os pesos: Muitos estudantes somam as notas das
cinco áreas (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza
e Redação) e dividem por cinco. Esse método desconsidera o peso atribuído
por cada curso ou instituição.
2. Ignorar a TRI: Não entender o funcionamento da TRI pode levar à frustração
ao ver uma nota menor do que o esperado, mesmo com um bom número de acertos.
3. Confundir peso com pontuação: O peso é aplicado por instituições e cursos
específicos, ajustando a relevância de cada área. Por exemplo, Matemática
pode ter maior peso para Engenharia, enquanto Redação é mais importante para
cursos de Comunicação.

Como evitar esses erros?

* Verifique os pesos das áreas no curso desejado: Cada instituição pode definir
seus próprios pesos. Na PUC Goiás, por exemplo, os pesos são claros e ajudam
você a se preparar melhor.
* Entenda a TRI: Responda as questões com atenção e evite “chutar” de forma
aleatória. Isso ajuda a manter a coerência e melhorar sua pontuação.
* Use simuladores confiáveis: Ferramentas específicas podem ajudá-lo a calcular
a nota com base nos pesos e na TRI, aproximando-se da pontuação real.

Por que a PUC Goiás é a escolha certa para você?

Com a nota do ENEM, você pode ingressar diretamente na PUC Goiás e dar o
primeiro passo rumo ao seu futuro profissional. Oferecemos cursos de qualidade,
estruturas modernas e a possibilidade de crescer em um ambiente que valoriza o
conhecimento. Não perca tempo: use sua nota do ENEM e venha para a universidade
que prepara você para o mercado de trabalho.

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Cooperjovem: Jovens reciclam garrafas PET para ensinar robótica em projeto inovador

Cooperjovem: cooperativa mirim recicla garrafas PET para ensinar robótica

Estudantes de uma escola em Rio Verde têm o apoio do Sicoob Credi-Rural e do Sistema OCB/GO

1 de 3 Jovens participam do CoopsParty 2024, em Goiânia — Foto: Sílvio Simões

Jovens participam do CoopsParty 2024, em Goiânia — Foto: Sílvio Simões

Uma ideia que nasceu de uma gincana sustentável se transformou em um projeto inovador na Escola de Ensino em Período Integral (CEPI) Maria Ribeiro Carneiro, em Rio Verde (GO). Com o apoio do Sicoob Credi-Rural e a orientação do Sistema OCB/GO, por meio do programa Cooperjovem, a criação de uma Cooperativa Mirim já está mudando a forma como estudantes, professores e a comunidade escolar enxergam educação, sustentabilidade e cooperativismo.

A iniciativa consiste em reaproveitar garrafas PET para produzir filamentos utilizados em impressoras 3D. Com esses filamentos, os alunos do CEPI Maria Ribeiro Carneiro estão desenvolvendo kits de robótica que serão doados a escolas locais que ainda não têm acesso a aulas dessa disciplina. A ação combina inovação tecnológica com um forte compromisso social, características fundamentais do cooperativismo.

Gincana

Tudo começou em uma gincana envolvendo algumas cooperativas de Rio Verde. Com o apoio do Sistema OCB/GO e da Secretaria Estadual de Educação, a cooperativa de reciclagem Coop-Recicla realizou a primeira gincana sustentável interescolar, em 2023. Na ocasião, foram arrecadados 191 mil quilos de materiais recicláveis, entre papel, plástico, vidro, metal e eletrônicos. A gincana contou com a participação das cooperativas Comigo, Sicoob Credi-Rural e Sicoob Empresarial.

A escola Maria Ribeiro Carneiro foi adotada pelo Sicoob Credi-Rural, o que abriu caminho para uma parceria frutífera. “A ideia de criar a Cooperativa Mirim surgiu como consequência de projetos de incentivo à sustentabilidade já desenvolvidos pela escola”, explica a professora Taynara Rodrigues, uma das articuladoras da iniciativa.

Maria Aparecida Alves dos Passos, analista de cooperativismo do Sistema OCB/GO, integra a Coordenação de Formação Profissional e Promoção Social do SESCOOP/GO. Ela destaca que, atualmente, em Goiás, sete cooperativas participam do programa Cooperjovem: Sicoob Credi-Rural, Comigo, Comiva, Coapil, Cooperbelgo, Sicoob Unicentro Br e Sicoob Crediadag. Essas cooperativas implementam o programa em um total de 15 escolas.

“Em todas essas escolas, os professores recebem uma formação especializada que amplia as diretrizes do Cooperjovem nas salas de aula”, explica Maria Aparecida.

Em Rio Verde, com o apoio do Sicoob Credi-Rural e a formação proporcionada pelo Sistema OCB/GO, por meio do Cooperjovem, professores e alunos passaram a mergulhar no universo do cooperativismo. “Foi um aprendizado coletivo. Nós, professores, percebemos como o cooperativismo pode ser um elemento integrador na sala de aula”, relata Lucas Lino, professor de matemática do CEPI Maria Ribeiro Carneiro.

O Sicoob Credi-Rural, além de patrocinar o projeto, oferece formação continuada para alunos e professores. Josiane Rodrigues, analista de desenvolvimento do quadro social da cooperativa de crédito, destaca que o Cooperjovem é uma maneira de semear valores de cooperação e sustentabilidade entre jovens. “Queremos formar cidadãos que sejam agentes de mudança em suas comunidades. Com a Cooperativa Mirim, os alunos estão aprendendo a unir teoria e prática, o que os prepara para enfrentar desafios reais”, diz.

Sustentável

Jéssica Lacerda, aluna da 3ª série do Ensino Médio, está entre os 30 estudantes diretamente envolvidos na cooperativa. Ela destaca a abordagem sustentável do projeto. “Percebemos o problema das garrafas PET durante a gincana e pensamos em algo que resolvesse isso de forma prática e útil. Com duas impressoras 3D que ganhamos do IF Goiano, conseguimos transformar as garrafas PET em filamentos que podem ser usados para produzir peças semelhantes às de kits Lego, que são muito caros.”

Para Jéssica, o impacto vai além do projeto em si. “Essa experiência vai ser importante no futuro, seja para buscar um estágio no Sicoob ou em outras áreas. Estamos aprendendo a trabalhar em equipe e a valorizar o que podemos criar juntos”, analisa.

Maria Eduarda Silla, que entrou no projeto depois de iniciado, também compartilha sua experiência e conta que acabou se tornando uma semeadora do cooperativismo. “Antes, não tinha contato com cooperativismo em casa. Hoje, repasso o que aprendi para minha família e amigos. Isso me fez valorizar diferentes opiniões, algo que será fundamental na carreira de psicologia que pretendo seguir”, afirma.

2 de 3 Maria Eduarda Silla e Jéssica Lacerda — Foto: Sílvio Simões

Maria Eduarda Silla e Jéssica Lacerda — Foto: Sílvio Simões

Interdisciplinaridade

A Cooperativa Mirim também abre portas para um aprendizado integrado. De acordo com a professora Taynara Rodrigues, a iniciativa conecta diversas disciplinas, como química, história, linguagens e matemática, promovendo uma visão mais ampla do que é o cooperativismo. “Antes, muitos alunos associavam cooperativas apenas ao agronegócio, comum na região. Agora, entendem que a cooperação pode transformar realidades em qualquer área”, afirma.

Maria Isabel Pereira Bezerra Almeida, diretora do CEPI, ressalta os benefícios do projeto. “Os alunos estão mais engajados, assumindo responsabilidades e aprendendo a trabalhar em equipe. Essa experiência está formando cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro”, aponta.

CoopsParty

3 de 3 Alunos da cooperativa mirim são entrevistados no CoopsParty 2024 — Foto: Sílvio Simões

Alunos da cooperativa mirim são entrevistados no CoopsParty 2024 — Foto: Sílvio Simões

O grupo de 30 estudantes da Cooperativa Mirim da Escola Maria Ribeiro Carneiro atraiu atenções durante o CoopsParty Summit Goiás, o maior evento de inovação do cooperativismo brasileiro, realizado em Goiânia, em novembro. Os alunos, acompanhados pela professora Taynara Rodrigues, apresentaram o projeto aos participantes, ampliaram sua rede de contatos e foram destaque em uma reportagem da TV Anhanguera.

Promovido pelo Sistema OCB/GO, o evento aconteceu no Centro de Convenções da PUC/GO, nos dias 18 e 19 de novembro, reunindo grandes nomes das áreas de cooperativismo, liderança, sustentabilidade, inteligência artificial, criatividade, empreendedorismo e startups.

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