Briga entre vereador e manifestante interrompe sessão em Câmara de Frederico Westphalen, RS; vídeo viraliza

Sessão é interrompida após briga entre vereador e manifestante em Câmara de cidade do RS; veja VÍDEO

Vereador Inácio Panosso Júnior (MDB), conhecido como Panossinho, e manifestante envolvido na briga registraram boletins de ocorrência sobre o caso em Frederico Westphalen. Polícia precisou ser acionada, mas ninguém foi detido.

Uma sessão da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, no Norte do RS, foi interrompida nesta terça (17), após uma confusão envolvendo um vereador e um manifestante, que assistia à votação. Veja o vídeo acima.

A Brigada Militar foi acionada pela presidência da casa por volta das 21h. De acordo com a Polícia Civil, dois boletins de ocorrência foram registrados pelos dois envolvidos na briga. A sessão foi interrompida por pelo menos 30 minutos e depois retomada, com a presença da polícia. Ninguém foi detido.

Vídeos registrados por pessoas que acompanham a votação mostram a confusão entre os participantes com empurrões. A transmissão oficial da sessão, no canal da Câmara de Vereadores, também registrou o início da confusão.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o vereador Inácio Panosso Júnior (MDB), conhecido como Panossinho, lamentou a briga e afirmou que foi “ofendido e insultado”. O parlamentar ainda diz que foi ameçado, e que seu pai foi agredido fisicamente.

“Quando meu pai, um idoso com mais de 60 anos, foi pedir para ele se acalmar, ele começou a agredir de forma verbal e, após, fisicamente. Eu saí em defesa do meu pai para apaziguar a situação”, afirma.

O manifestante supostamente envolvido na briga não foi identificado pela polícia. A briga aconteceu durante a votação do projeto de Lei N° 127, que extingue, reduz, cria e altera padrão de cargos em comissão e cargos e funções públicas no município.

O texto, de autoria do Executivo Municipal, extingue pelo menos 31 cargos comissionados para a gestão de 2025. No pleito de 2024, a chapa do atual prefeito, José Alberto Panosso (MDB), encabeçada pelo vice, João Vendrusculo (MDB), perdeu para Orlando Girardi — o candidato do PP foi eleito com 51,98% dos votos válidos.

O projeto foi aprovado pelo Legislativo pelo placar de 4 a 3.

“A Câmara de Vereadores, vem por meio deste, repudiar os fatos ocorridos durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, 17. O Poder Legislativo abomina qualquer ato de violência verbal e não-verbal e lamenta o ocorrido nas dependências do Plenário Hilário Piovesan da Câmara Municipal. Da mesma forma, repudiamos o completo desrespeito (por parte de alguns presentes) aos trabalhos dos Vereadores, bem como é inadmissível qualquer forma de ameaça e coação à liberdade de expressão e de voto de cada membro desta Casa Legislativa. Reiteramos o compromisso com a Comunidade e a legalidade, do direito de manifestação dentro dos limites legais e o direito à Democracia. Câmara Municipal de Vereadores de Frederico Westphalen, aos dezoito dias de dezembro de 2024.”

“A Polícia Civil, por intermédio da 14ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, informa que foram registrados dois boletins de ocorrência relacionados a uma discussão e tumulto ocorridos durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, na noite de 17 de dezembro de 2024. Os registros apontam relatos de ameaça, lesão corporal leve e vias de fato envolvendo diversos participantes. O incidente teve início após desentendimentos durante o debate de um projeto de lei, resultando em agressões físicas mútuas e acusações de ameaças. Diante dos fatos, será instaurado inquérito policial, sob a presidência do Delegado de Polícia Jacson Oiliam Boni, para apuração detalhada das circunstâncias e eventuais condutas criminosas, com o objetivo de garantir a responsabilização legal dos envolvidos, conforme os princípios do devido processo legal. A Polícia Civil reforça seu compromisso com a investigação imparcial e a busca pela verdade, bem como pela manutenção da ordem pública. Informações adicionais poderão ser prestadas à medida que as investigações avançarem. Frederico Westphalen, 18 de dezembro de 2024.”

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Casal assassinado por inquilinos segue desaparecido: polícia faz buscas

Após 38 dias, corpos de casal assassinado por inquilinos seguem desaparecidos; polícia faz buscas

Valter Agostinho e Araceli Zanella foram vistos pela última vez em 11 de novembro em Biguaçu, na Grande Florianópolis. A polícia acredita que o sumiço ocorreu após uma discussão sobre aluguel.

O desaparecimento do casal Valter Agostinho de Faria Junior, de 62 anos, e Araceli Cristina Zanella, de 46, completa 38 dias nesta quinta-feira (19). A Polícia Civil faz buscas pelos corpos das vítimas.

Segundo o delegado Anselmo da Cruz, Valter e Araceli foram assassinados por causa de uma discussão sobre aluguel. Cruz diz que ainda investiga o que foi feito com as vítimas. Seis pessoas foram presas. Uma segue foragida.

Delegado detalha morte de casal desaparecido durante quase 1 mês na Grande Florianópolis

Irmãos, meio-irmão, pessoas muito próximas ou convivendo juntas com os locatários do imóvel estão entre os suspeitos do assassinato do casal, de acordo com o delegado.

De acordo com a investigação, os assassinatos teriam ocorrido após o casal ir até o imóvel cobrar aluguel dos inquilinos. O delegado acredita que os dois tenham sido mortos ainda em 11 de novembro.

Também foi descoberto que os suspeitos usaram cartões e fizeram transferências bancárias das contas das vítimas, além de usar o carro dos dois.

O casal estava junto havia cerca de cinco anos. A mulher se mudou para Biguaçu após conhecer Valter. Na cidade, tinham juntos um estabelecimento comercial que foi fechado há cerca de um mês.

Conforme familiares, os dois estavam de mudança para uma propriedade na praia em Governador Celso Ramos, a cerca de 30 quilômetros da cidade onde moravam, após Valter decidir se aposentar.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp