Operação da PF desmantela quadrilha que roubava mercadorias dos Correios em PE e BA, com policial foragido

A Polícia Federal DE deflagrou, nesta quarta-feira (18), uma operação contra um grupo suspeito de roubar mercadorias que estavam sendo transportadas pelos Correios. Um dos alvos é um policial civil de Pernambuco. Segundo a PF, ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça e está foragido.

Os crimes foram registrados em Pernambuco e na Bahia, onde o inquérito da Operação Ímprobo 2 começou. Em PE, foram cumpridos, segundo a PF, cinco mandados de busca e apreensão no Recife e nas cidades de Carpina, na Zona da Mata Norte, e Salgueiro, no Sertão, além do mandado de prisão preventiva.

As ordens foram decretadas pela 17ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia. De acordo com a PF, a suspeita é que a quadrilha desviava aparelhos eletrônicos para o comércio clandestino. A maioria dos itens roubados, segundo a investigação, são celulares.

O nome do policial envolvido no caso não foi divulgado. A PF disse, ainda, que ele está na ativa, mas que não vai divulgar informações sobre a função do servidor na corporação. Outro alvo do inquérito é uma loja de smartphones localizada em Salgueiro.

Os suspeitos são investigados pelos crimes de associação criminosa e receptação qualificada, que, juntos, podem resultar em mais de 11 anos de prisão. Procurada, a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) disse que acompanhou as equipes da Polícia Federal no cumprimento do mandado de prisão contra o policial, que não foi localizado durante a ação. A instituição informou, ainda, que abriu um procedimento administrativo para apurar a conduta do servidor.

Até a última atualização desta reportagem, o policial civil permanecia foragido.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Metrô do Recife: Linha Centro enfrenta 7º dia com apenas um ramal em operação, sem previsão de normalização

Metrô do Recife: Linha Centro chega ao 7º dia funcionando com apenas um dos ramos, sem previsão de normalização

Incêndio na rede de energia no ramal Camaragibe, na quinta (12), e o rompimento de um cabo da rede aérea que afetou o ramal Jaboatão na segunda (16) causaram operação parcial.

Metrô do Recife: Linha Centro chega ao 7º dia funcionando com apenas um dos ramos

Metrô do Recife: Linha Centro chega ao 7º dia funcionando com apenas um dos ramos

A Linha Centro do Metrô do Recife alcançou, nesta quinta-feira (19), o sétimo dia de funcionamento parcial da linha, causando transtornos para cerca de 120 mil passageiros transportados diariamente (veja vídeo acima). Apenas um dos dois ramos funciona desde 13 de dezembro, e não há previsão para normalizar o serviço, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Dois problemas causaram essa situação nos ramos Camaragibe e Jaboatão. Primeiro, em 12 de dezembro, um incêndio atingiu a rede de energia perto da Estação Rodoviária, em Camaragibe, no Grande Recife. Na segunda-feira (16), houve o rompimento de cabos da rede aérea perto do pátio de manutenção em Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.

Desde o segundo problema, estão fechadas as quatro estações do ramal Jaboatão: Floriano, Engenho Velho, Cavaleiro e Jaboatão. O ramal Camaragibe funciona normalmente, assim como a Linha Sul do Metrô do Recife.

Passageiros enfrentam longas filas e ônibus superlotados durante funcionamento parcial da Linha Centro do Metrô do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Sem o funcionamento pleno do metrô, os passageiros que saem de Jaboatão têm contado apenas com linhas especiais de ônibus, que fazem a ligação entre a região e pontos estratégicos como Joana Bezerra, no Centro do Recife, e o Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste da capital. Apesar do reforço, os passageiros relatam atrasos, superlotação e longas filas para embarque.

“É difícil. Com o metrô, a gente gasta uns 40 minutos e, com ônibus, é uma hora, uma hora e 20 minutos, e gastando mais passagens, mas a empresa está nem aí”, disse um passageiro que preferiu não se identificar durante entrevista ao Bom Dia Pernambuco, da TV Globo.

FUNCIONAMENTO PARCIAL

Os dois ramos da Linha Centro do Metrô do Recife atendem passageiros das cidades de Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, conectando-os à Estação Central do Recife, situada no bairro de São José, na área central da capital pernambucana. Eles estão com funcionamento parcial por causa dos seguintes problemas:

Quinta-feira (12): A Linha Centro parou de funcionar durante a tarde por causa da pane na rede aérea do sistema;
Sexta-feira (13): O ramal Jaboatão voltou à atividade enquanto o ramal Camaragibe permaneceu em reparo;
Segunda-feira (16): O ramal Camaragibe voltou a funcionar, mas o ramal Jaboatão foi fechado novamente por conta do rompimento dos cabos da rede área em outro ponto do sistema.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp