Mutirão da Defensoria Pública tem atendimento médico, vagas de emprego e outros serviços gratuitos no DF
‘Dia do Cidadão’ é na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, nesta quinta-feira (19), das 9h às 16h. Homens em situação de vulnerabilidade são principal público alvo.
Homens sendo atendidos no Dia do Cidadão da Defensoria Pública do Distrito Federal — Foto: DPDF/Divulgação
Brasília realiza nesta quinta-feira (19) a quarta edição do Dia do Cidadão, que oferece diversos serviços gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade. O mutirão é na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.
Desta vez, a iniciativa é voltada principalmente para os homens, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento de paternidade voluntária. Mas, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) informou que todos que chegarem ao local serão atendidos. Uma novidade é o atendimento médico, com clínico geral e enfermeiro para a realização de triagem, e uma ambulância para atendimentos de urgência. O serviço é oferecido pela Associação Brasileira de Atenção à Assistência em Saúde (Asbras).
O Dia do Cidadão também conta com serviços de assistência social, vagas de emprego e exames de DNA para o reconhecimento da paternidade voluntária. Confira a lista completa de serviços gratuitos oferecidos:
1. Vagas de emprego;
2. Cesta do trabalhador;
3. Atendimento ao empregador;
4. Carteira de Trabalho Digital;
5. Orientações para os cursos ofertados pela Secretaria do Trabalho;
6. Programa PROSPERA (Microcrédito);
7. Seguro-desemprego;
8. Orientação profissional;
9. Centro de Referência de Assistência Social (Cras);
10. Na Hora;
11. Corte de cabelo e barba;
12. Exames de DNA para o reconhecimento da paternidade voluntária;
13. Sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade.
A Defensoria Pública do Distrito Federal tem demonstrado uma preocupação constante com a inclusão e acessibilidade. Um exemplo disso é a mediação em linguagem de sinais realizada por defensores públicos no DF. Este tipo de iniciativa reflete o compromisso com todas as pessoas, independente de suas necessidades específicas.
Além disso, a Defensoria Pública tem se destacado em ações como o resgate de direitos perdidos, como no caso de uma mulher analfabeta que descobriu aos 83 anos que tinha direito a benefícios sociais. A política de entrega voluntária de adoções também é outro exemplo do trabalho em prol da sociedade realizado pela Defensoria Pública do DF. Mantenha-se informado sobre as notícias da região acompanhando o DE DF.