Vídeo: Tamar resgata tartaruga de 200 quilos encalhada em Fernando de Noronha; ‘macho namorador’, diz pesquisador
Animal foi encontrado emborcado na Praia do Leão. Estudioso afirma que tartaruga estava em cópula quando encalhou.
Os pesquisadores do Centro Tamar realizaram um resgate raro em Fernando de Noronha. Uma tartaruga macho, da espécie Chelonia mydas, foi encontrada emborcada na Praia do Leão, na madrugada da quarta (18). O animal estava encalhado. Os machos não costumam sair do mar.
> “O pesquisador Dênis Sana encontrou a tartaruga virada, de cabeça tombada. O animal devia ter cerca de 200 quilos; era um macho namorador. Inicialmente o estudioso pensou que a tartaruga estivesse doente. Depois de fazer uma análise, conseguiu virar o macho, que seguiu para o mar”, contou o oceanógrafo do Centro Tamar, Cláudio Bellini.
O representante do Centro Tamar disse que a tartaruga tinha uma identificação feita no Atol das Rocas, no ano de 2003. Uma nova identificação foi colocada no animal.
O Centro faz parte do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). Bellini falou também que, caso o animal permanecesse um longo tempo naquela posição, poderia morrer.
COMO ACONTECEU
No começo de dezembro o Tamar identificou o início da temporada de reprodução das tartarugas em Fernando de Noronha. Cláudio Bellini acredita que o macho deveria estar copulando quando encalhou.
“O macho estava preso ao casco da fêmea em cópula. Ele consegue se prender com as unhas. Essa fêmea saiu do mar para desovar e o macho tombou. Esses incidentes não são muito comuns. O resgate ajudou a salvar o animal”, contou Cláudio Bellini.