Alerta de Tempestades: Mais de 160 mil raios atingem o Distrito Federal em 2024; confira imagens e cuidados para se proteger

Mais de 160 mil raios caíram no Distrito Federal em 2024; veja imagens e cuidados para se proteger

O fenômeno foi responsável por mais de 2 mil interrupções no fornecimento de energia. O Distrito Federal está em alerta de perigo potencial para chuvas intensas até sexta (20).

Sequência de raios captada pelo fotógrafo Leo Caldas em Águas Claras, no DF.

Ficou de olho nas tempestades este ano? 👀⛈️ O Distrito Federal registrou 169 mil raios em 2024, segundo dados obtidos pela Neoenergia, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Brasília.

O fenômeno foi responsável por aproximadamente 2.200 interrupções no fornecimento de energia.

Entre esta quinta (19) até a manhã de sexta-feira (20), o Distrito Federal tem alerta de perigo potencial para chuvas intensas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta envolve risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

CUIDADOS DURANTE A TEMPESTADE

A Neoenergia aponta que são necessárias medidas de segurança durante as tempestades. Veja as orientações:

– ⚡ Ao ar livre, mantenha uma distância segura da rede elétrica, independentemente se estiver chovendo ou não;
– 🏘️ Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;
– 📡 Não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;
– 🔌 Desconecte das tomadas, com segurança e sempre pelo plug, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;
– 👷‍♂️ Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para o 116 da Neoenergia Brasília;
– 🚴 Afaste-se de carros e tratores e não ande de moto, bicicletas nem fique ao lado de transportes em geral;
– 🏖️ Evite ficar em lugares abertos como praias, campos de futebol, embaixo de árvores ou perto de cercas;
– 🖥️ Evite tocar em objetos que conduzem eletricidades, tais como celular conectado ao carregador, telefone com fio e objetos metálicos grandes;
– 🏕️ Não se abrigue em locais abertos como sacadas, varandas, toldos, deques, etc;
– 🚗 Opção segura de abrigo, caso esteja na rua: busque um veículo fechado e fique dentro dele, com as portas e janelas fechadas, sem encostar-se à lataria até a tempestade passar.

Leia mais notícias sobre a região no DE Distrito Federal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pai de jovem morta em acidente no Entorno faz emocionante homenagem: “Te amarei eternamente”

Pai de jovem morta em acidente no Entorno: “Te amarei eternamente”

Pai de Graziela Damasceno, uma das cinco pessoas que morreram em acidente no DE, compartilhou um vídeo em homenagem a jovem

O pai de Graziela Damasceno Teixeira dos Santos, uma das cinco pessoas que morreram em um grave acidente no DE do Distrito Federal, compartilhou um vídeo em homenagem à jovem, nessa quarta-feira (25/12). “Te amarei eternamente, filha”, afirmou José Santana, em uma postagem nas redes sociais.

Veja a homenagem:

Entre as cinco pessoas que morreram, havia um casal de namorados e estudantes da Universidade Federal de Catalão (GO). Lucas Gabriel da Costa Rodrigues e Graziela Damasceno Teixeira dos Santos estavam no carro que perdeu o controle e bateu contra um caminhão.

Além deles, Elias Rodrigues de Oliveira, que dirigia o veículo, Carlos José da Silva e Izaias Rodrigues de Oliveira estavam no automóvel e morreram no local.

O acidente ocorreu na GO-346, na segunda-feira (23/12), por volta das 17h, na altura do Km-020 da rodovia, entre os municípios goianos de Formosa e Cabeceiras.

Graziela era estudante de psicologia, e Lucas, de história. A universidade publicou nota de pesar após a morte dos jovens. “A Reitoria da UFCAT se solidariza com os amigos e familiares, bem como com os (as) professores (as), técnicos (as) e estudantes do Instituto de História e Ciências Sociais e do Instituto de Biotecnologia neste momento de dor.”

SOBRE O ACIDENTE

O motorista do Chevrolet Corsa cinza envolvido na ocorrência teria perdido o controle da direção após o pneu traseiro do carro estourar, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO).

O automóvel, então, rodou na pista e se chocou contra o caminhão, que havia saído de Buritis (MG) e seguia rumo a Brasília (DF). Todos os cinco ocupantes do Corsa morreram na hora.

As vítimas apresentavam politraumatismo, de acordo com o CBMGO, e estavam presas às ferragens do veículo. Os militares precisaram usar um desencarcerador para retirá-las do carro.

O condutor da carreta não se feriu e passou pelo teste do bafômetro, que não constatou ingestão prévia de álcool. Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico-Legal (IML) de Formosa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp