Alerta de Tempestades na Região de Piracicaba: Previsão do Tempo nos Últimos Dias da Primavera e Início do Verão

Região de Piracicaba tem alerta para tempestades; veja como fica o tempo nos últimos dias da Primavera

Previsão indica mínimas de 23ºC e temperaturas máximas de até 34ºC nesta sexta-feira (20).

Quinta-feira deve ter pancadas de chuva à tarde na região; confira previsão por cidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de possibilidade de tempestades nas 18 cidades da área de cobertura do DE Piracicaba e região entre as 10h17 desta quinta-feira (19) e 3h da madrugada de sexta (20). Os últimos dias da primavera devem ser quentes, com temperaturas mínimas em torno dos 23ºC e máximas de até 35ºC.

A partir de sábado, os termômetros devem cair e não marcam temperaturas acima dos 8ºC. – Veja previsão, abaixo.

VERÃO

O verão no Hemisfério Sul inicia-se no dia 21 de dezembro de 2024 às 06h20 (horário de Brasília) e termina no dia 20 de março de 2025, às 06h02 (horário de Brasília).

> “É um período caracterizado pela elevação da temperatura em todo país em função da posição relativa da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, favorecendo a ocorrência de chuvas intensas, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas. Nessa estação, as chuvas são frequentes em praticamente todo o país, com volumes superiores a 400 mm”, afirma o Inmet.

Participe do Canal do DE Piracicaba e região no WhatsApp

ALERTA

O alerta indica possibilidade de volume de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora e queda de granizo. O aviso ainda aponta baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

No alerta amarelo do Inmet, há previsão de volume de chuvas de até 50 milímetros por dia, com chances de ventos de até 60 quilômetros por hora e possibilidades de queda de granizo.

Entenda, abaixo, o que significam as cores nos comunicados do instituto:

🟡 Amarelo: perigo potencial

🟠 Laranja: perigo

🔴 Vermelho: grande perigo

TEMPERATURA

Em Piracicaba (SP), a previsão indica temperaturas mínimas em 23ºC e máximas 34ºC na cidade, nesta quinta-feira (19), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. (Inmet). Há indicação de formação de nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas

Nesta sexta-feira (20), os termômetros devem marcar entre 17ºC e 34ºC em Piracicaba, conforme o Instituto. No sábado (30), as temperaturas ficam entre 23ºC e 34ºC.

Em Limeira (SP), as temperaturas ficam entre os 17ºC e 35ºC nesta quinta-feira (19).

Cavados

Segundo o professor e pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o campus da Universidade de São Paulo (USP) na cidade, o “cavado” é um sistema atmosférico de baixa pressão que pode ou não estar associado a frente fria.

De acordo com o professor, os “cavados”, por serem zonas de baixa pressão, trazem bastante vapor d’água e causam chuva.

Apesar do nome pouco conhecido do público, os cavados são eventos comuns na meteorologia, ocorrem ao longo de vários meses do ano.

Frente fria que se aproxima do Sudeste traz chuvas a região de Piracicaba

PREVISÃO DO TEMPO

Veja previsão do tempo, segundo Inmet, para Piracicaba (SP) e Limeira (SP), nesta sexta-feira (20) e sábado (21):

PIRACICABA

SEXTA-FEIRA (20)

* Mínimas 23ºC
* Máximas 34ºC
* Umidade mínima do ar em 40%

SÁBADO (21)

* Mínimas 21ºC
* Máximas 38ºC
* Umidade mínima do ar em 70%

LIMEIRA

SEXTA-FEIRA (20)

* Mínimas 23ºC
* Máximas 31ºC
* Umidade mínima do ar em 50%

SÁBADO (20)

* Mínimas 21ºC
* Máximas 28ºC
* Umidade mínima do ar em 80%

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Confira as recomendações da Defesa Civil:

* Evite lugares abertos, como praias, parques, campos de futebol e estacionamentos;
* Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
* No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
* Evite tomar banho durante a tempestade;
* Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
* Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
* Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
* Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
* Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhe as redes sociais pelo @defesacivilsp.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Eleições Municipais de 2024 em Campinas: Reeleição de Dário Saadi, segundo turno em Sumaré e indeferência em Tuiuti – Retrospectiva e Principais Fatos

Votou em 2024? Relembre os eventos de maior destaque das eleições municipais na região de Campinas

A retrospectiva das eleições municipais de 2024 na região de Campinas revisitam importantes fatos do período eleitoral, como a reeleição de Dário Saadi, o segundo turno inédito em Sumaré e a situação peculiar de Tuiuti, que ficou sem prefeito devido à indeferência da candidatura do vencedor.

As eleições municipais de 2024 foram marcantes para os eleitores da região de Campinas, que foram às urnas em outubro para escolher seus representantes nas prefeituras e câmaras municipais. Diversos municípios participaram desse processo democrático, determinando quem irá defender os interesses das 31 cidades da região nos próximos quatro anos.

A cidade de Campinas teve cinco candidatos à prefeitura e um total de 5.338 candidaturas para as 33 cadeiras da Câmara dos Vereadores em 2025. Dário Saadi, Pedro Tourinho, Rafa Zimbaldi, Wilson Mattos e Angelina Dias foram os postulantes ao cargo de prefeito, com Dário Saadi conquistando a reeleição.

Durante o pleito, os candidatos à prefeitura de Campinas concederam entrevistas exclusivas aos jornalistas do canal de notícias DE Campinas. Dário Saadi propôs a ampliação da estrutura da Defesa Civil, Pedro Tourinho destacou a criação de uma “moeda social”, Angelina Dias denunciou perseguição judicial, Wilson Matos propôs a privatização da Ceasa e Rafa Zimbaldi focou na redução de comissionados na administração municipal.

A realização de debates entre os candidatos à prefeitura de cidades como Indaiatuba, Hortolândia, Sumaré, e Campinas foi um marco no processo eleitoral. Os confrontos de ideias abordaram temas como saúde, mobilidade urbana, habitação, e a administração pública, proporcionando aos eleitores informações relevantes para a escolha de seus representantes.

Um dos momentos de destaque nas eleições municipais de 2024 foi a cassação do registro de candidatura de Dário Saadi em 1ª instância pela Justiça Eleitoral, que foi posteriormente revertida pelo Tribunal Regional Eleitoral. A pesquisa de opinião divulgada na véspera da eleição apontava a vitória de Saadi no primeiro turno, resultado confirmado nas urnas.

Dário Saadi acabou sendo reeleito prefeito de Campinas com 66,77% dos votos, garantindo mais quatro anos à frente da metrópole. Entre outros candidatos, Mariana Conti (PSOL) foi a vereadora mais votada, enquanto Vinícius de Oliveira Sandoval, também conhecido como Vini, tornou-se o segundo vereador mais votado da história de Campinas aos 22 anos de idade.

Em Sumaré, um segundo turno inédito elegeu Henrique do Paraíso como o novo prefeito com 58,22% dos votos. Tuiuti enfrentou uma situação peculiar, com o candidato mais votado, Amarildo Lima, sendo indeferido com base na Lei da Ficha Limpa, o que resultará na realização de uma eleição suplementar em 2025.

De forma geral, as eleições municipais de 2024 na região de Campinas refletiram mudanças significativas no cenário político local, com a reeleição de alguns prefeitos, a eleição de novos representantes e a ausência de candidatos do PSDB nas prefeituras pela primeira vez em 24 anos, sinalizando transformações no panorama político da região.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp