Árvore de Natal de 23 metros pega fogo em Manaus: Impacto e reconstrução no Largo de São Sebastião

Árvore de Natal com mais de 23 metros de altura pegou fogo no Largo de São Sebastião em Manaus, causando apreensão entre os visitantes que frequentavam o local. O incêndio se alastrou pela ornamentação, que vinha atraindo turistas diariamente para apreciar a decoração natalina. A árvore, parte da celebração de Natal promovida pela Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC), foi rapidamente consumida pelas chamas, sem que houvesse registro de feridos até o momento.

Equipes de bombeiros e brigadistas atuaram prontamente para controlar o fogo, enquanto a área foi isolada para garantir a segurança dos presentes. A causa do incêndio ainda não foi determinada, deixando a população local e os visitantes perplexos diante da situação inesperada. A preocupação com a propagação das chamas fez com que algumas pessoas corressem em busca de se afastar do local.

O empresário Alesson da Costa, que estava presente com seu filho para apreciar a decoração, descreveu o momento de tensão: “Estava tudo tão bonito, mas quando as luzes foram acesas, o fogo começou. Foi um susto, e corremos com medo”. Da mesma forma, o vigilante Ediney Lima também compartilhou sua experiência surpreendente: “Estava próximo quando as luzes se acenderam e o fogo começou. Os bombeiros foram chamados para conter as chamas, mas foi um momento assustador para todos”.

Em comunicado oficial, o Governo do Amazonas informou que o espaço onde a árvore estava instalada será interditado para reconstrução da estrutura. Apesar do incidente, a programação natalina no Largo de São Sebastião e arredores seguirá normalmente nos próximos dias, garantindo que a celebração continue a alegrar os moradores e turistas que visitam a região. A árvore de Natal, embora consumida pelo fogo, deixou uma marca de surpresa e mobilização entre aqueles que testemunharam o incidente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Operação Natal reforça blitzes em Manaus para segurança no trânsito

Operação Natal reforça blitzes em Manaus para combater crimes e acidentes de trânsito

Ação tem o foco de reforçar a segurança e no combate aos crimes de trânsito durante as festividades de fim de ano.

Fiscalizações da ‘Operação Natal’ são intensificadas para coibir crimes no trânsito em Manaus. — Foto: Divulgação/SSP-AM

A “Operação Natal” foi intensificada em Manaus nesta terça-feira (24) com o objetivo de reforçar a segurança e combater crimes de trânsito durante as festividades de fim de ano. A ação, coordenada por órgãos de segurança, inclui a realização de blitzes educativas e repressivas em todas as zonas da cidade, visando prevenir acidentes provocados pelo abuso de álcool ao volante.

“Nós estaremos hoje com várias operações de trânsito. O objetivo principal é a preservação das vidas. Então, essa operação vai ser integrada. Nós estaremos intransigentes na questão da fiscalização quanto ao uso de álcool e volante”, destacou o secretário de Segurança Pública (SSP-AM), Vinícius Almeida.

O diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, informou que o órgão estará com 60 agentes, 14 viaturas, cinco plataformas, um transformer, 30 bafômetros e três drones à disposição das equipes. Ele reforçou a mensagem de cuidado e respeito às leis de trânsito:

“A gente alerta aos condutores que não façam ingestão de bebida alcoólica, dirijam em segurança, aos motociclistas, que é o nosso principal motivo dessa operação, que utilizem capacetes, porque nós vamos ser incansáveis na fiscalização dessas pessoas para que a lei seja cumprida”, explicou.

REFORÇO DE AÇÕES

A Polícia Militar, deve seguir o trabalho de policiamento ostensivo em todas as zonas da cidade, iniciado em Novembro e que, no período de festividades, terá como foco bairros com maiores índices de criminalidade.

Além disso, por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), terá suas equipes reforçadas para atuar em apoio às fiscalizações de trânsito. O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, enfatizou o papel integrado da corporação.

“Hoje nós estamos entrando nesse reforço da operação integrada com o Detran, com todo o nosso batalhão de trânsito que está de prontidão e voltado para essa operação, e também com as nossas equipes especializadas, que vão estar fazendo a segurança”, afirmou o comandante.

POLÍCIA CIVIL E CORPO DE BOMBEIROS

Conforme a SSP-AM, as equipes da Polícia Civil estarão presentes nas Centrais de Flagrante para atender às ocorrências registradas durante a operação. O delegado-geral adjunto da PCAM, Guilherme Torres, detalhou o papel da instituição na operação.

“Nessa operação específica, a Polícia Civil atua de maneira subsidiária, estamos prestando apoio ao DETRAN, à Polícia Militar e à Secretaria de Segurança Pública. Todo o nosso plantão policial está sendo reforçado. O boletim de ocorrência pode e deve ser feito em qualquer delegacia de polícia, independente do local do fato”, destacou o delegado.

Já o Corpo de Bombeiros reforçou seu efetivo com equipes de salvamento, socorro, combate a incêndios e guarnições de ambulância para atender às demandas, como explicou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilson Muniz.

“Nós estaremos com todas as nossas equipes reforçadas, equipes de salvamento, de socorro, de combate a incêndio, mas principalmente as nossas guarnições de ambulância”, disse o comandante.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp