Votação das contas de Ortiz Junior adiada em Taubaté: sessão marcada para sexta-feira

Após adiamento, a votação das contas de 2020 de Ortiz Junior, ex-prefeito de Taubaté, será realizada nesta sexta-feira (20), às 17h, em uma sessão extraordinária na Câmara Municipal da cidade. A votação estava prevista para ser realizada nesta quarta-feira (18), mas foi adiada por pelo menos 48h, após o pedido de vista de um vereador. Agora, uma nova sessão foi marcada para realizar a votação do caso.

Segundo a Câmara, de acordo com o regimento interno do órgão, a convocação extraordinária pode ser feita, durante o recesso, pela maioria de seus membros, pela Mesa ou pelo prefeito. A sessão foi marcada respeitando o prazo de 48 horas estabelecido pelo pedido de vista. Procurado pela TV Vanguarda, o ex-prefeito Ortiz Junior reafirmou que não houve qualquer indício de má-fé, dolo ou uso indevido de recursos públicos durante a gestão dele.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) rejeitou, no dia 24 de julho, um recurso do ex-prefeito de Taubaté, Ortiz Junior, e manteve parecer contrário às contas do último ano dele à frente da administração municipal, em 2020. Durante votação na época, o pleno do TCE-SP rejeitou por unanimidade os embargos de declaração do ex-prefeito de Taubaté, que havia entrado com um recurso contra o parecer desfavorável do Tribunal.

As contas de Ortiz a serem julgadas são referentes ao último ano dele à frente da Prefeitura de Taubaté. As contas do político foram julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A previsão inicial da Câmara é que o processo seja concluído ainda este ano. O projeto de decreto legislativo, que é obrigatoriamente pela rejeição do parecer do Tribunal de Contas, só poderá ser aprovado com dois terços dos votos favoráveis, ou seja, 13 votos.

Em relação às contas que foram reprovadas pelo TCE, Junior disse que elas não causaram prejuízo ao orçamento e aos moradores de Taubaté. Por fim, o ex-prefeito da cidade explicou que a decisão final sobre o caso será da Câmara de Taubaté. Vereadores de Taubaté adiam votação das contas de Ortiz Junior. A votação das contas de 2020 do ex-prefeito de Taubaté, Ortiz Junior, foi adiada após um pedido de vista na tarde desta quarta-feira (18), na Câmara Municipal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp