Investigação concluída: Exército recupera armas furtadas e expulsa militares envolvidos

O Exército concluiu a investigação do furto de nove armas do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada, em Cascavel, oeste do Paraná, através do Inquérito Policial Militar. Dois militares que estavam envolvidos no roubo das pistolas foram expulsos após passarem por um Processo Disciplinar Administrativo. Como resultado, os suspeitos responderão ao Processo Penal Militar na condição de civis. A recuperação das nove pistolas do modelo Beretta, calibre 9 milímetros, foi realizada após uma operação que mobilizou mais de 1,6 mil militares.

A Justiça Militar concedeu liberdade provisória aos dois militares e a um civil que haviam sido presos preventivamente. A relação do Exército com o caso continua, visto que estão sendo apurados os possíveis danos financeiros causados pela operação de recuperação das armas. Os suspeitos envolvidos no furto poderão ser responsabilizados financeiramente pelos custos. A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada reforçou as ações de fiscalização e proteção do patrimônio das Organizações Militares após o ocorrido, mantendo o compromisso com a segurança e integridade dos materiais.

O envolvimento de um civil no caso, que foi preso com quatro das armas furtadas, levou as autoridades a aprofundarem as investigações. A participação desse suspeito, sem histórico criminal conhecido, aumenta as suspeitas e dificuldades na resolução do caso. A descoberta do furto e o início das investigações ocorreram logo após a instituição notar a falta das armas pertencentes à Reserva de Armamento do Batalhão. O Exército instaurou um Inquérito Policial Militar para investigar o ocorrido e puniu disciplinarmente os militares que estavam de serviço na data do furto.

A ação falha dos militares que permitiu o extravio das armas resultou em punições disciplinares, incluindo prisão no quartel. A instituição manteve sigilo quanto aos nomes dos envolvidos no caso, preservando a integridade do processo em andamento. A medida tomada visou garantir a segurança e a eficácia das ações do Exército, além de reforçar a conduta esperada dos militares. A operação de recuperação das armas contou com o apoio de diversas entidades, incluindo as Polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar, demonstrando a importância da cooperação entre as instituições para a resolução de casos complexos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gramado e Canela: atrações natalinas atraem 1,3 milhão de turistas na Serra Gaúcha

Estrelas do Natal Luz: conheça os artistas que dão vida à festa em Gramado

A festa em 2024 é diferente: pela primeira vez em 10 anos, o desfile voltou a acontecer na Avenida das Hortênsias. Ao todo, até janeiro, são esperados mais de 1,5 milhão de pessoas na Serra do RS.

Natal de luz de Gramado (RS) promete atrair mais de um milhão e meio de pessoas

A cidade de Gramado está repleta de turistas para celebrar o Natal Luz. A decoração natalina ilumina fachadas, postes e canteiros, enquanto a música ressoa por todos os cantos. Ao todo, até janeiro, são esperados mais de 1,5 milhão de pessoas. Entre os artistas que dão vida aos personagens dos desfiles da cidade, está a cantora e atriz Carol Thoen.

“Este ano, as apresentações têm sido mais emocionantes do que eu imaginava”, conta a artista de 40 anos.

Carol começou a cantar no coral do evento aos 8 anos, ainda na década de 1990, e hoje representa dois personagens do Grande Desfile de Natal: ela é a rainha da neve e a cozinheira do espetáculo. Os ensaios começam em julho e agosto, e são seguidos por preparações intensas, incluindo gravações em estúdio e passagens de palco. Junto com ela, mais de 400 pessoas participam da atração.

Rainha da neve: Carol Thoen é uma das artistas do Natal Luz

A festa em 2024 é diferente: pela primeira vez em 10 anos, o desfile voltou a acontecer na Avenida das Hortênsias, no coração da cidade natalina. Até então, era realizado no centro de convenções Expogramado. Há ingressos para os locais mais próximos dos artistas, mas o público também pode acompanhar a atração gratuitamente.

Também é o ano de retomada do turismo gaúcho, abalado após a enchente de maio e o fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho. Carol, inclusive, foi uma das artistas que recebeu os primeiros passageiros no aeroporto, assim que ele foi reaberto para pousos e decolagens.

“O desfile está sempre lotado, com pessoas chorando, emocionadas. A energia que sentimos é indescritível. O público nos recebe com tanta alegria, parabenizando e até agradecendo por proporcionarmos esse momento único em suas vidas. É surreal”.

— Carol Thoen, Rainha da Neve do Natal em Gramado

Carol e Alisson, artistas que participam do Natal Luz de Gramado

Personagens clássicos como o próprio Papai Noel, soldadinhos, bonecos de neve, gingerbread (as bolachas tradicionais do Natal), além de puppets, banda marcial, atores e acrobatas passam pela Avenida das Hortênsias. Realizado por mais de 900 pessoas, a maioria delas formada pela comunidade de Gramado, o desfile acontece todas às quartas, sextas e domingos.

O Lucas se apresenta desde criança, começou a namorar a Ingrid quando os dois já participavam do espetáculo. E a família cresceu junto com o evento: a filha Carolina também é presença garantida no evento.

“É um momento de encanto e eu acho que é bom isso, ela levar para a vida dela. Quando ela quiser, ela pode passar para os filhos dela futuramente, né, já que o Natal Luz é uma tradição de Gramado”, destaca Ingrid.

Lucas, Ingrid e a filha Carolina participam do desfile do Natal Luz em Gramado (RS)

Outro momento esperado da festividade ocorre em meio a um lago. Elenco e coro remontam a história do nascimento de Jesus Cristo, em uma narrativa que enfatiza o significado da comemoração de Natal, segundo a organização do evento: fé e amor ao próximo.

Nativitaten reconta a história do nascimento de Jesus Cristo

Na apresentação de uma hora, Alisson Ariel, 27 anos, interpreta dois papéis: José, o pai de Jesus, e Papai Noel.

“Ao longo dos 10 anos em que participo, sempre presenciei a magia que envolve esse evento, mas este ano é diferente, além de ser meu segundo ano no show Nativitaten, que sempre sonhei em participar”, conta o artista, que também participou da recepção dos primeiros passageiros da retomada do Aeroporto Salgado Filho.

Alisson Ariel interpreta José e Papai Noel nos eventos do Natal Luz

Alisson sente a reação das pessoas mais intensa neste ano.

“A superação das dificuldades trazidas pelas enchentes marca um sentimento de vitória e obviamente nossa felicidade em poder apresentar nosso evento a todos, também a conexão mais próxima com o público, que está mais perto e mais envolvido nas apresentações”.

— Alisson Ariel

O Nativitaten é realizado desde 2001, segundo a organização do evento. Acontece duas vezes por semana, com ingressos pagos.

Na primeira parte do espetáculo, a história de Jesus é contada, com um caráter introspectivo. A segunda tem um caráter mais festivo, com a presença do Papai e da Mamãe Noel, e músicas clássicas para o público cantar junto. O planejamento começa em fevereiro.

Cerca de 120 pessoas participam da produção, segundo o diretor artístico do espetáculo, Heitor Knorst. “Nossa maior preocupação foi promover o espetáculo, poder fazer uma melhor entrega, porque tínhamos que ter uma retomada em relação ao turismo”, reflete.

O Nativitaten, assim como O Grande Desfile e as demais atrações do Natal Luz, acontecem até o dia 19 de janeiro em Gramado. Informações e ingressos podem ser obtidos no site do evento.

Alisson Ariel, o Papai Noel da festa de Gramado

Natal Luz em Gramado

ROTEIRO DO NATAL NA SERRA

As ruas da Serra Gaúcha viram espetáculos de Natal nesta época do ano. Com eventos que vão desde shows de luzes e música ao vivo até decorações temáticas, além de Gramado, Canela também oferece uma programação intensa de celebrações natalinas.

A expectativa é de receber 1,3 milhão turistas neste mês de dezembro, segundo as secretarias dos municípios.

O DE selecionou algumas das principais atrações para curtir o Natal na Serra.

Atrações de Natal na Serra Gaúcha

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp