UEPG abre vestibular extra para dois novos cursos em Ponta Grossa; veja como participar
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (DE) (UEPG) anunciou a abertura de dois novos cursos de graduação para 2025 e de um vestibular extra para preencher as vagas.
Um deles é o de Arquitetura e Urbanismo, que será ofertado no período noturno, e o outro é o de Psicologia, que será ministrado no turno matutino.
Ambos os cursos terão duração de cinco anos. Serão 40 vagas para cada um deles, que terão início já no ano letivo de 2025.
As inscrições para o vestibular especial começam nesta sexta-feira (20), vão até 16 de janeiro de 2025, e devem ser feitas pelo site da UEPG.
As provas do vestibular extra exclusivo para os dois novos cursos estão previstas para 2 de fevereiro de 2025.
Em relação à Psicologia, a chefe da comissão de implantação do curso, Sandra Scheffer, afirma que a demanda surgiu da própria comunidade. Ela explica que o curso terá caráter intersetorial, envolvendo Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Humanas, Letras e Artes.
“A universidade afirma que a formação contempla um caráter generalista, abordando a variedade de orientações teóricas e metodológicas existentes no campo da Psicologia, e depois é complementada por três Ênfases Curriculares: Psicologia da Saúde e Processos Institucionais e Organizacionais; Psicologia Educacional e Processos Psicossociais; e Psicologia na Proteção Social e Processos de Desenvolvimento Comunitário.”
Já o chefe da comissão de implantação de Arquitetura e Urbanismo, Carlos Emmanuel Lautenschlager, afirma que o curso era um desejo muito antigo do departamento de Engenharia Civil e vinha sendo idealizado e amadurecido pelos professores há mais de uma década.
Para a universidade, o grande diferencial é a oferta em período noturno, abrindo a possibilidade para que os alunos possam organizar suas atividades, como, por exemplo, trabalhar durante o dia e estudar à noite.
Na quarta-feira (18) a UEPG divulgou o resultado do vestibular de verão para ingresso em 2025. Ao todo, foram ofertadas 1.171 vagas, distribuídas em 38 cursos de graduação.