Homem de Campinas é denunciado por enviar aranhas para Alemanha via Correios

O Ministério Público Federal denunciou um homem de Campinas, no interior de São Paulo, à Justiça Federal por tentar enviar 73 aranhas caranguejeiras para a Alemanha pelos Correios, sem autorização da autoridade ambiental competente. Além disso, o homem mantinha em sua casa 364 espécies da fauna brasileira e 138 vindas de outros países, incluindo aranhas, escorpiões e cobras, algumas consideradas em perigo de extinção. Os animais silvestres eram anunciados em um grupo do WhatsApp e vendidos tanto no mercado nacional quanto internacional.

Os crimes foram descobertos em outubro de 2023, quando o pacote com as aranhas caranguejeiras foi encontrado por fiscais do Ibama no setor de remessa postal internacional dos Correios em São Paulo. O nome utilizado pelo criminoso para enviar a mercadoria era falso. As investigações realizadas pelo MPF identificaram o endereço IP do computador utilizado para acessar o código de rastreio dos Correios, levando assim ao verdadeiro remetente da encomenda.

Na residência do suspeito, mais de 500 animais silvestres foram encontrados, incluindo serpentes, escorpiões, lacraias, um papagaio verdadeiro e mais de 300 aranhas caranguejeiras. Além das espécies brasileiras, o homem mantinha em cativeiro animais exóticos como o escorpião-imperador e a lagartixa leopardo, além de caixas com cerca de 100 baratas dos tipos Red Runner e de Madagascar. O indivíduo foi preso em flagrante e posteriormente denunciado pelo MPF por crimes contra a fauna, previstos na Lei 9.605/98.

As acusações incluem exportação e manutenção em cativeiro de animais silvestres sem autorização, com circunstância agravante por envolver espécies ameaçadas de extinção, bem como falsidade ideológica pelo uso de documento falso para o envio das aranhas pelos Correios sem ser identificado. Permaneça informado sobre os acontecimentos em São Paulo acompanhando o Metrópoles SP no Instagram e compartilhe denúncias ou sugestões de reportagens sobre São Paulo através do WhatsApp do Metrópoles SP.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

PMDF apreende fuzil, carabinas e balas em denúncia de arsenal

Denúncia sobre arsenal leva PMDF a apreender fuzil, carabinas e balas

No endereço do suspeito, PMs encontraram fuzil calibre 7.62 com duas munições, além de três carabinas calibre 22, com quatro balas ao todo. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, nessa quarta-feira (25/12), em Ceilândia.

A equipe de PMs chegou ao endereço após receber informações sobre um suspeito que teria um arsenal de armas em casa.

No endereço dele, os militares encontraram um fuzil calibre 7.62 com duas munições, além de três carabinas calibre 22, com quatro balas ao todo. O suspeito foi preso e levado para a 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia).

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do DE DF no Instagram. Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do DE DF: (61) 9119-8884.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp