A cidade de Goiânia (GO) será palco neste fim de semana de mais uma competição do mountain bike nacional, válida pelo Ciclo Olímpico de Tóquio 2020. Na pista do Laboratório, no Paço Municipal, 30 pontos (classe 2) estarão em jogo aos campeões das elites nos rankings UCI (União Ciclística Internacional). Assim, a prova deste domingo (24) será compromisso para dez atletas do Shimano Sports Team, nove deles representantes da super elite masculina.
A pista do Laboratório, com 5,1 km de extensão, é bastante conhecida dos atletas, por ter recebido nos últimos anos etapa goiana da Taça Brasil de XCO. A largada da super elite será às 12h15, com seis voltas, ou seja, pouco mais de 30 km no total. “Conheço a pista de Goiânia, tendo competido algumas vezes nos anos anteriores, além de ter vencido a etapa da competição em 2016. É uma pista bem legal, quase toda em trilha de mata. Ou seja, bastante single track (trilhas estreitas) e poucos pontos de ultrapassagem”, conta Sherman Trezza.
“A altimetria não é tão grande, sem subidas íngremes ou longas. Assim, a prova desenvolve-se com uma velocidade bem rápida. Exige um pouco da parte técnica dos atletas, porque você anda muito tempo dentro da mata e aí é necessário ter atenção o tempo todo para não cometer erros e assim ganhar tempo. Por ser classe 2 na UCI, o nível será forte. Os ciclistas estão em fase final de preparação para o Brasileiro de XCO, no fim de julho, então o ritmo com certeza será intenso e um bom parâmetro para ver como meus treinos estão, a exatamente um mês do campeonato nacional”, completa Sherman.