Supremo Tribunal Militar reduz penas de militares envolvidos em morte de cantor

STM Reduz Penas de Militares a 3 Anos

O Superior Tribunal Militar (STM) decidiu reduzir as penas de oito militares do Exército acusados pelas mortes do músico Evaldo Rosa e do catador de latinhas Luciano Macedo, ocorridas em abril de 2019, no Rio de Janeiro. A decisão, tomada na quarta-feira, 18, diminuiu significativamente as penas impostas anteriormente.

Evaldo Rosa e sua família estavam a caminho de um chá de bebê quando o carro em que viajavam foi fuzilado pelos militares, resultando em 62 tiros que perfuraram o veículo. Nove tiros atingiram o músico, que morreu no local. O sogro de Rosa também foi baleado, mas sobreviveu. Em outubro de 2021, os oito militares foram condenados pela Justiça Militar por dois homicídios e uma tentativa de homicídio.

Penas aplicadas inicialmente

O tenente Ítalo da Silva Nunes, que comandava a ação, recebeu uma pena de 31 anos e seis meses de prisão, enquanto os outros sete militares foram sentenciados a 28 anos de prisão. A defesa dos militares argumentou que eles agiram em legítima defesa, alegando ter confundido o carro de Rosa com o de bandidos que haviam disparado contra eles pouco antes. Os militares aguardavam o julgamento do recurso em liberdade.

O relator do caso no STM, ministro Carlos Augusto Amaral, apresentou um voto que absolveu os militares do crime de homicídio contra Rosa, citando a falta de provas suficientes para a condenação. Amaral também votou pela mudança da sentença em relação a Macedo, de homicídio doloso para homicídio culposo, e defendeu a redução da pena para cerca de três anos de detenção em regime aberto.

A maioria dos ministros do STM acompanhou o relator, resultando na condenação do tenente Ítalo da Silva Nunes e do sargento Fábio Henrique Souza Braz da Silva a 3 anos, seis meses e seis dias de detenção em regime aberto. Os cabos Leonardo Oliveira de Souza e os soldados Gabriel Christian Honorato, Matheus Sant’Anna, Marlon Conceição da Silva, João Lucas da Costa Gonçalo e Gabriel da Silva de Barros Lins foram condenados a três anos de detenção em regime aberto.

A decisão do STM é final na Justiça Militar, mas a constitucionalidade da decisão pode ser questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Confira o que abre e fecha no Natal e Ano Novo em Goiás: Vapt-Vupt, Detran, Procon e mais.

Veja o que abre e o que fecha no Natal e no Ano Novo em Goiás

Será ponto facultativo em órgãos públicos de 23 a 25 de dezembro e de 30 a 1° de janeiro. Shoppings vão funcionar em horário especial.

1 de 1 Edição de 2024 do Natal do Bem, em Goiânia — Foto: Divulgação/Governo de
Goiás

Edição de 2024 do Natal do Bem, em Goiânia — Foto: Divulgação/Governo de Goiás

Com a chegada do fim de ano, alguns serviços, órgãos e instituições têm horários de funcionamento alterados em Goiás. Durante as vésperas e nos feriados de Ano Novo e Natal, as agências do Vapt-Vupt não funcionarão, já os shoppings de Goiânia [https://DE.DE.goias/cidade/goiania/] e Aparecida de Goiânia [https://DE.DE.goias/cidade/aparecida-de-goiania/] vão abrir em horário especial.

VEJA O QUE ABRE E O QUE FECHA NO FERIADO:

VAPT-VUPT

No dia 23 de dezembro, as unidades do Vapt-Vupt funcionarão normalmente. Já nos dias 24 e 25, estarão fechadas. O mesmo acontece durante o Ano Novo, com funcionamento normal somente até o dia 30. Os trabalhos serão retomados no dia 2 de janeiro de 2025.

DETRAN

Não haverá expediente do dia 23 ao dia 25 de dezembro na sede da autarquia e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). O mesmo acontecerá de 30 a 1° de janeiro. Os trabalhos serão retomados no dia 2 de janeiro de 2025.

PROCON

O mesmo acontece com o Procon, que não terá expediente nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, além dos dias 30, 31 e 1° de janeiro. Os consumidores poderão registrar suas denúncias ou reclamações através do site do órgão.

SANEAGO

A Saneago continuará com suas atividades durante as festividades de Natal e Ano Novo na parte operacional, com equipes mantendo os trabalhos em pleno funcionamento dos sistemas de água e esgoto. O atendimento ao cliente para informar sobre vazamentos, consultar faturas, entre outros, será mantido 24h por meio dos canais de atendimento:

Central de atendimento: 0800 645 0115
WhatsApp: (62) 3269-9115
Agência Virtual pelo site da Saneago [https://www.DE..saneago.com.br/#/home]

CEASA

As Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) vão manter os serviços nos dias 23 e 24 de dezembro, das 3h às 14h. No Natal, elas estarão fechadas. Nos dias 30 e 31 o mesmo acontece, com abertura das 3h às 14h, não funcionando no dia 1° de janeiro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp