Réveillon 2025: 28 mil policiais são escalados, e festa em Copacabana terá detectores de metais, revista e reconhecimento facial
Esquema de segurança repete medidas usadas no ano anterior. Governo avalia que plano deu certo.
O governo do estado do Rio de Janeiro divulgou nesta sexta-feira (20) o esquema de segurança para o Réveillon de 2025. Segundo o secretário de segurança Victor Santos, 28 mil policiais serão escalados durante a operação em todo o território.
Para a festa de Copacabana, o esquema será o mesmo do ano passado: pontos de bloqueio e revista para evitar que pessoas entrem armadas, com facas ou objetos cortantes, detectores de metais e câmeras de reconhecimento facial.
A grande novidade da festa anterior tinha sido o reconhecimento facial, que ajudou a prender um foragido. Atualmente, o sistema identifica também pessoas desaparecidas. O governo avalia que o planejamento deu certo. Segundo o secretário Victor Santos, foi feita uma enquete com quem participou da festa, o que ajudou a avaliar o desempenho.
Todas as imagens geradas por câmeras, tanto as instaladas em vias públicas como as acopladas no fardamento dos policiais militares, estarão sendo transmitidas em tempo real para a equipe de policiais militares do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
As áreas da festa e do entorno serão patrulhadas por aeronaves – helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM). As imagens também serão transmitidas em tempo real para o CICC e para o Carro Comando Móvel, que ficará estacionado em Copacabana.