Governador, vice e secretário de Economia foram os protagonistas na defesa do FCDF
Ibaneis estabeleceu contato direto com presidentes de partidos como União Brasil, PP, MDB e PL, além de se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), a vice-governadora, Celina Leão (PP), e o secretário de Economia, Ney Ferraz Júnior (foto em destaque), desempenharam papéis centrais na defesa do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), responsável por custear a segurança pública e parte da saúde e educação da capital do país.
Ibaneis buscou apoio direto de líderes de partidos como União Brasil, PP, MDB e PL, além de se encontrar com o presidente da Câmara dos Deputados, com o intuito de destacar a importância do FCDF para a qualidade de vida da capital, que abriga os Três Poderes e representações diplomáticas, além de possuir uma população de 2,8 milhões de habitantes.
A proposta do governo federal de reajustar o FCDF anualmente de acordo com a inflação, ao invés da receita corrente líquida, foi vetada pelos deputados federais. Essa medida vigora há 21 anos e, caso alterada, representaria uma perda de R$ 12 bilhões em 15 anos, impactando serviços essenciais e impossibilitando aumentos salariais para servidores.
O secretário de Economia do DE alertou que a mudança proposta acarretaria em prejuízos significativos, comprometendo áreas essenciais. Celina Leão e Ney Ferraz estiveram na Câmara dos Deputados para mobilizar parlamentares contra a proposta do governo federal, com a vice-governadora acompanhando a votação que ocorreu na noite de quinta-feira (19/12).
Após a votação que resultou na rejeição da tentativa de alterar o fundo, o secretário de Economia do DE enfatizou a importância da união de políticos, empresários e população nessa luta em prol da qualidade de vida da capital da República. A mensagem foi clara: continuar investindo de forma eficiente para melhorar cada vez mais a vida dos habitantes da DE.
Se você ainda não conferiu todas as notas e reportagens, aproveite para acessar a coluna do DE e manter-se informado sobre os acontecimentos atuais.