Mulher transforma casa em ponto turístico na BA com decoração natalina que reúne 55 mil luzes, 250 bonecos de Papai Noel e neve artificial
Moradora de Feira de Santana investiu R$ 7 mil para arrumar todos os cômodos da moradia; preparativos foram iniciados em agosto.
Casa iluminada com decorações natalinas vira atração no interior da Bahia
Em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, todos os anos uma residência se torna ponto turístico no mês de dezembro. A casa da agente de saúde Déborah Borges Lima, de 44 anos, atrai centenas de visitantes com uma mega decoração natalina, composta por mais de 55 mil luzes e 250 bonecos de Papai Noel, de diversos tamanhos. Os itens estão dispostos em absolutamente todos os cômodos, da sala ao banheiro, passando pelos corredores.
Além dos vizinhos do bairro da Pampalona, moradores de outras regiões vão até o imóvel na Avenida Amaralina para ver de perto o espetáculo montado pela baiana, que se define como “uma mulher simples, que mora em uma casa simples, mas é apaixonada pelo Natal e honra esta data”.
A paixão surgiu ainda na infância, quando Déborah arrumava o presépio e, no máximo, uma pequena árvore, ao lado da mãe, Maria José. Entretanto, desde 2001 ela assumiu sozinha a tarefa e, a cada ano, a montagem cresce.
Com o tempo – e o acúmulo dos enfeites guardados Natal pós Natal – ela atingiu o ápice em 2024 e fez nevar em plena “Princesa do Sertão”, com uma máquina que produz neve artificial instalada no quintal. O equipamento surpreende sobretudo as crianças.
“É contagiante quando vejo o encanto que as pessoas retribuem no olhar. Essa é a recompensa de cada detalhe e investimento”, afirma Déborah, que neste ano gastou quase R$ 7 mil para arrumar toda a casa. Para isso, a agente de saúde passou o ano todo economizando.
Déborah conta que, em agosto, decide um tema – que este ano é “A magia está no ar’ – e a partir disso elabora inicia as compras virtuais. No final de outubro, ela percorre as lojas do Centro de Feira de Santana e, em seguida, inicia a arrumação. Em 2024, foram necessárias três semanas para deixar tudo pronto, no mês de novembro.
A baiana garante que faz todo o serviço sozinha, “da parte elétrica até uma bola das árvores”. Ela mora com marido, que não se manifesta contrário, mas diz que a ornamentação “dá muito trabalho”, e “não ajuda, nem atrapalha”.
Antes mesmo do Natal, a agente de saúde organiza uma noite de inauguração para amigos e familiares. Depois, as visitas são abertas ao público e têm até dias e horários específicos: de segunda a quinta-feira, as luzes estão acesas das 19h30 às 21h, e nos fins de semana, das 19h às 21h.
São milhares de bolas, piscas-piscas, fadas, borboletas, estrelas, folhagens estilizadas, mini postes iluminados, trenzinhos e detalhes especiais, como um urso gigante na porta de casa e uma máquina de fumaça.
O presépio que representa o nascimento do Menino Jesus fica no espaço principal, à vista de todos: a sala. “Hoje em dia a maioria das pessoas só pensa no Natal como algo supérfluo, pensa nas compras, no presente, e esquece que é a comemoração do nascimento de Cristo, então eu faço questão de dar esse destaque. É sinônimo de fé e gratidão”.