Egípcio que mora em Sorocaba há seis anos celebra Natal e fala sobre acolhimento: ‘Me sinto em casa’
Mohsen Saleh Shafei, de 36 anos, compartilhou com o DE o sentimento de poder comemorar a data longe de seu país, onde o Natal é celebrado no dia 6 de janeiro.
Mesmo com costumes e crenças diferentes, Mohsen Saleh Shafei, de 36 anos, encontrou em Sorocaba (SP) um ambiente acolhedor para celebrar o Natal. O egípcio vive na cidade há seis anos e compartilhou com o DE o sentimento de poder comemorar a data longe de seu país.
Em 2018, Mohsen chegou ao Brasil e escolheu Sorocaba para viver. Abriu uma agência de viagens na cidade, fez amigos e construiu uma família. Ao DE, o praticante do islamismo conta que celebra o Natal juntamente com um grupo de amigos cristãos, e que isso reforça sua “crença de união entre os povos”.
“No Islã, acreditamos em todos os profetas, ente eles, Jesus e, principalmente, Maomé. A convivência entre muçulmanos e cristãos no Egito sempre foi de muito respeito e celebração. Por isso, o Natal é tão especial para mim, tanto aqui quanto no meu país. É uma oportunidade de compartilhar alegria e fortalecer os laços entre as pessoas, independentemente de suas crenças”, comenta.
No Egito, o Natal é comemorado no dia 6 de janeiro, com diversos eventos, desde missas a concertos de música, desfiles e mercados festivos. Uma das maiores celebrações é a Missa da Véspera de Natal, que é realizada na Catedral de São Marcos, no Cairo.
Em Sorocaba, a celebração para Mohsen é antecipada para o dia 25 de dezembro, mas, para ele, o significado de ambas é o mesmo. “É união, alegria e respeito. Celebro com meus amigos cristãos, como fazia no Egito, e isso faz eu me sentir em casa”, conta.
Para Mohsen, o sentimento de acolhimento dos sorocabanos e a oportunidade de viver essa integração entre povos torna o Natal ainda mais especial.
> “É emocionante ver como as pessoas aqui estão abertas a conhecer outras culturas e tradições. Isso reforça o quanto somos, de fato, um só povo”, diz.
*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins
Veja mais notícias da região no DE Sorocaba e Jundiaí