Egípcio em Sorocaba celebra Natal e fala sobre acolhimento: ‘Me sinto em casa’

Egípcio que mora em Sorocaba há seis anos celebra Natal e fala sobre acolhimento: ‘Me sinto em casa’

Mohsen Saleh Shafei, de 36 anos, compartilhou com o DE o sentimento de poder comemorar a data longe de seu país, onde o Natal é celebrado no dia 6 de janeiro.

Mesmo com costumes e crenças diferentes, Mohsen Saleh Shafei, de 36 anos, encontrou em Sorocaba (SP) um ambiente acolhedor para celebrar o Natal. O egípcio vive na cidade há seis anos e compartilhou com o DE o sentimento de poder comemorar a data longe de seu país.

Em 2018, Mohsen chegou ao Brasil e escolheu Sorocaba para viver. Abriu uma agência de viagens na cidade, fez amigos e construiu uma família. Ao DE, o praticante do islamismo conta que celebra o Natal juntamente com um grupo de amigos cristãos, e que isso reforça sua “crença de união entre os povos”.

“No Islã, acreditamos em todos os profetas, ente eles, Jesus e, principalmente, Maomé. A convivência entre muçulmanos e cristãos no Egito sempre foi de muito respeito e celebração. Por isso, o Natal é tão especial para mim, tanto aqui quanto no meu país. É uma oportunidade de compartilhar alegria e fortalecer os laços entre as pessoas, independentemente de suas crenças”, comenta.

No Egito, o Natal é comemorado no dia 6 de janeiro, com diversos eventos, desde missas a concertos de música, desfiles e mercados festivos. Uma das maiores celebrações é a Missa da Véspera de Natal, que é realizada na Catedral de São Marcos, no Cairo.

Em Sorocaba, a celebração para Mohsen é antecipada para o dia 25 de dezembro, mas, para ele, o significado de ambas é o mesmo. “É união, alegria e respeito. Celebro com meus amigos cristãos, como fazia no Egito, e isso faz eu me sentir em casa”, conta.

Para Mohsen, o sentimento de acolhimento dos sorocabanos e a oportunidade de viver essa integração entre povos torna o Natal ainda mais especial.

> “É emocionante ver como as pessoas aqui estão abertas a conhecer outras culturas e tradições. Isso reforça o quanto somos, de fato, um só povo”, diz.

*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins

Veja mais notícias da região no DE Sorocaba e Jundiaí

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp