Procon Bauru: Pesquisa revela até 150% de variação nos preços da Ceia de Natal

Procon divulga pesquisa comparativa de preços dos principais produtos da Ceia em Bauru

Foi realizada uma pesquisa pelo Procon de Bauru (SP) no dia 9 de dezembro, mostrando que os preços dos produtos que fazem parte da cesta de Natal podem diferir em quase 150%. Foram analisados 68 itens de diferentes marcas em oito supermercados da cidade. Entre os produtos verificados, a maior variação de valor foi da azeitona granel verde recheada, com uma diferença de R$ 58,65, representando um aumento de 143,63%. O produto teve seu menor valor registrado em R$ 36,90 e o maior em R$ 89,90. Além disso, os panetones de frutas e chocolate também apresentaram uma diferença expressiva no valor do mesmo item, com um aumento de 142,77%.

Houve alterações nos preços das carnes congeladas, com variação de até 94% entre o menor e o maior preço encontrado. A farofa pronta mostrou uma diferença de até 72,14%, seguida por bombons (46,36%), azeite (41,66%) e frutas em calda (34,61%).

A prévia da cesta de Natal, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) demonstra um aumento médio de 9,16% nos preços de 15 itens tradicionais para a data. O custo médio da cesta passou de R$ 402,45 em dezembro do ano passado para R$ 439,30 este ano. Apenas dois produtos registraram queda: o panetone com frutas cristalizadas (-1,60%) e o macarrão espaguete (-2,17%).

Para otimizar as compras de fim de ano, é recomendado que o consumidor faça uma lista com os itens necessários e pesquise estabelecimentos que ofereçam não apenas bons preços, mas também facilidades como proximidade, estacionamento, descontos, promoções e opções variadas de pagamento. Planejar as compras pode evitar gastos desnecessários e tornar o processo mais prático. Ao escolher os produtos, é fundamental verificar informações das embalagens, como validade, lote, identificação do produtor, peso, ingredientes, características nutricionais e, no caso de alimentos de origem animal, o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Além disso, se o preço registrado no caixa for diferente do indicado na prateleira, prevalece sempre o menor valor.

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Trocas de presentes em São José: confira orientações do Procon para consumidores

Trocas de presentes movimentam comércio em São José; confira orientações do
Procon sobre os direitos dos consumidores

Ficar atento ao que foi acordado com a loja e sempre guardar a nota fiscal são
algumas das orientações do órgão.

O calçadão de São José dos Campos — Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Uma das coisas mais tradicionais do Natal são os presentes. Um exemplo da região
do Vale do Paraíba é o calçadão de São José dos Campos, onde o movimento aumenta expressivamente perto do feriado do Natal, com a
multidão aproveitando o alto número de lojas para comprar seus presentes.

No entanto, pode acontecer da pessoa presenteada precisar trocar o produto, seja
por algum defeito ou tamanho inadequado, ou por simplesmente não ter gostado. A
busca pela troca dos presentes movimentou o comércio em São José nesta
quinta-feira (26), primeiro dia útil após o Natal.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as lojas nem sempre são
obrigadas a fazer a troca de um produto, apenas quando ela deixou esta
possibilidade clara no momento da compra, ou se o bem adquirido apresentar algum
defeito.

Confira dicas do Procon de São Paulo que o DE separou para auxiliar as pessoas
que precisam trocar seus presentes antes de enfrentar o grande movimento nas
ruas:

– Manter a integridade do produto
– Guardar a nota fiscal ou recibo de compra para apresentar na hora da troca
– Ficar atento com o que foi acordado com a loja
– Em caso de defeito, pode ser solicitado ao fornecedor a solução em até 30
dias

Ao efetuar a troca do produto, deve ser prevalecido o valor pago por ele, mesmo
quando houver liquidações ou aumento de preço.

Quando a troca é feita pelo mesmo produto, o fornecedor não pode exigir
complemento de valor, nem o consumidor abatimento do preço.

COMPRAS PELA INTERNET

Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, como é o caso das compras
pela internet, o consumidor pode desistir da aquisição, por conta do direito de
arrependimento, que pode ser exercido em até sete dias após a data da compra.

Caso o consumidor enfrente algum problema para efetuar a troca, ele pode
procurar o Procon de sua cidade ou estado para formalizar uma reclamação. Para
mais informações, os consumidores paulistas também podem consultar o site do
Procon de São Paulo.

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