Parcelamento do ICMS de dezembro: Governador Elmano fortalece vendas de fim de ano

Elmano anuncia parcelamento do ICMS de dezembro para fortalecer vendas de fim de ano

Governador Elmano de Freitas lança programa de gratuidade para estudantes nos ônibus da região metropolitana de Fortaleza com planejamento de expandir o programa — Foto: Kid Junior/SVM

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta terça-feira (24) o parcelamento do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referente às vendas realizadas em dezembro, buscando estimular o comércio varejista e impulsionar a economia durante o período natalino.

De acordo com o anúncio feito pelo governador em suas redes sociais, a quitação do ICMS poderá ser realizada em três parcelas fixas, com vencimentos nos seguintes dias: 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 31 de março.

A medida foi batizada como “Decreto Papai Noel” e tem como principal objetivo oferecer maior fôlego financeiro aos comerciantes, promovendo um ambiente favorável ao fortalecimento das empresas instaladas no estado.

“Assinei o Decreto Papai Noel nesta véspera de Natal para garantir uma importante medida para os comerciantes varejistas de todo o Ceará”, declarou Elmano. Ele destacou ainda que a ação visa aquecer a economia local, gerando benefícios tanto para o setor empresarial quanto para a população cearense.

Os critérios específicos para adesão ao parcelamento e os setores contemplados pelo decreto serão detalhados em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) ainda nesta terça-feira (24).

Prorrogação de concurso

Na mesma postagem feita nas redes sociais em que anunciou o parcelamento do ICMS, o governador Elmano de Freitas antecipou que o DOE desta véspera de Natal também trará a prorrogação do concurso para professores adjuntos e assistentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Considerado o maior da história da instituição, o certame ofereceu 365 vagas. Desse total, mais de 270 professores já foram convocados.

A medida assegura a possibilidade de novas nomeações, inclusive de candidatos do cadastro de reserva, para suprir vagas de docência na Universidade.

Em seu mais recente vestibular, 2025.1, a Uece ofertou 2.850 vagas para estudantes em cursos presenciais. Dessas, 1.274 para Fortaleza e 1.576 para os cursos das Unidades da Uece no interior do estado, localizadas nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Iguatu, Crateús, Tauá, Mombaça, Aracati, Canindé e Quixeramobim.

“O nosso compromisso é garantir educação pública e de qualidade para todos os nossos jovens. Desejo a todas e todos um Feliz Natal!”, concluiu o governador.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é morto e três baleados na Barra do Ceará, em Fortaleza: polícia em busca de suspeitos

Homem é morto e três pessoas são baleadas na Barra do Ceará, em Fortaleza

Vítimas foram socorridas e levadas para unidades hospitalares da região.

1 de 1 Vítima de homicídio na Barra do Ceará seria jovem de 27 anos, dono de uma
vidraçaria. — Foto: Redes sociais/Reprodução

Vítima de homicídio na Barra do Ceará seria jovem de 27 anos, dono de uma vidraçaria. — Foto: Redes sociais/Reprodução

Um homem foi assassinado e outras três pessoas foram baleadas, nesta quarta-feira (25), no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza. O homem morreu no local, e as outras vítimas foram socorridas e levadas para unidades hospitalares da região.

✅ Siga o canal do DE Ceará no WhatsApp

A Secretaria da Segurança Pública disse que equipes da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foram acionadas para a ocorrência de homicídio.

LEIA TAMBÉM:

– VÍDEO: criminosos se vestem como policiais e fazem família refém no Ceará
– Policial foi morto a tiros durante discussão após esposa descobrir traição em Fortaleza; mulher está presa

Helicóptero do Ciopaer em busca de suspeitos do crime na Barra do Ceará, em Fortaleza.

Uma fonte ouvida pelo DE relatou que o homem morto é Tiago Barbosa, de 27 anos. Duas das outras vítimas são a esposa dele e uma filha do casal. Não há informações de quem seja a quarta vítima.

Tiago era dono de uma vidraçaria e a esposa trabalhava com ele. “Todo o bairro amava esse cara. Ele era trabalhador, pai de quatro filhos, casado. Não fazia mal a ninguém”, declarou a fonte, que vai ter a identidade preservada.

Ninguém foi preso até a publicação desta reportagem. Equipes da Perícia Forense (Pefoce) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também foram acionadas para o local para colher os indícios que subsidiarão os trabalhos policiais. O caso ficará a cargo da 8ª Delegacia do DHPP.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp